SINERGIA ALIMENTAR - A combinação perfeita dos Alimentos

Imagem DAQUI

Sim...nos preocupamos com a alimentação! Sim...pensamos bastante no que dar aos nossos filhotes para que eles não se gripem, para que cresçam fortes e saudáveis e...sim...nos preocupamos com o que NÓS colocamos na boca para evitar câncer, colesterol e triglicérides altos, para evitar depressão...blá, blá blá...Mas o que não sabemos (até agora) é se estamos fazendo as combinações certas para um melhor aproveitamento dos alimentos. Para aproveitar TUDO o que eles têm para nos dar! Por isso, após muuuuitas pesquisas, cheguei a esta tabela. Tudo começou quando a Alana me apresentou a "Roda da Sinergia Alimentar" ou seja, o quê combinado com o quê, age melhor no nosso organismo! Depois disso, tudo mudou...minha visão de comida mudou! 
A sinergia alimentar existe muito antes de receber uma nomenclatura. Temos o hábito de misturar alimentos, alguns funcionam, outros não. Vale a pena tentar essas combinações, uma vez que estimulam a produção e absorção de vários nutrientes em nosso corpo, e estudá-las com tempo e carinho.

Muitos alimentos combinam, contudo poucos realmente se completam. Essa é a função da sinergia alimentar. Ao juntar dois ou mais ingredientes, potencializar, não só os sabores do prato, mas como seus valores nutricionais.

"A sinergia alimentar acontece quando combinamos dois alimentos ou mais, ingeridos juntos, seus compostos são absorvidos ao mesmo tempo e circulam simultaneamente em nível celular", explica a nutricionista Cristiane Coronel. 

Na tabela abaixo, fica bastante simples entender quais alimentos apresentam boa, média, ruim e péssima sinergia alimentar. Basta cruzar linhas e colunas e ver a cor em que se encontram.


Sabe o famoso Feijão com Arroz? Combinação perfeita, que une os aminoácidos essenciais numa mesma refeição!
E a Feijoada com a laranja? A laranja otimiza a absorção do ferro no organismo, pois contém vitamina C.

Então? Pronto para dar um up na tua alimentação? Vamos lá! Deixei aqui uma tabela da Sinergia Alimentar DE PRESENTE pra ti! Use-a com sabedoria e muuuuito!




Fontes:
https://www.flickr.com/photos/gersonmora/7832829766


Por hoje é só, amigos!
Um beijo e...um queijo!