Scone Funcional de Batata Doce



Hoje fiz um Scone de frigideira de batata doce. Ficou bem bom...e o diferencial é que é sem glúten. 
Ah...antes de mais nada só lembrei da foto fatiada quando eu já havia comido tudo! Sorry!

O que é Scone???  É um pãozinho inglês de rápido preparo, que não usa fermento biológico. Sua Origem é escocesa, porém é muito popular no Reino Unido e também nos Estados Unidos, Canadá, Austrália, Nova Zelândia e Irlanda.

Este que eu trago hoje é funcional, ou seja,  alimento do bem, que traz benefícios ao organismo ALÉM das suas funções nutricionais básicas. Contém aveia, farinha de linhaça, batata doce.

A aveia por exemplo, controla o colesterol e mantém as taxas de açúcar no sangue sob medida. Ainda fortalece as defesas e afugenta os tumores. Foi um dos primeiros alimentos a receber o título de funcional – além de fornecer substâncias essenciais ao organismo, ela é capaz de prevenir certas doenças.

A linhaça age em nosso organismo como potente antioxidante e anti-inflamatório, prevenindo o envelhecimento das células e aumentando a atividade imunológica do organismo por ser rica em nutrientes que fortalecem o exército de defesa do nosso corpo. É rica em uma fibra que varre as toxinas do nosso organismo e ajuda no funcionamento intestinal. Ela pode ser ingerida moída, pois possui uma casca grossa que fica difícil muitas vezes de ser mastigada, além de trazer mais benefícios nutricionais do que a semente inteira. Para moer, basta colocar a semente de linhaça no liquidificador ou triturador por pouco tempo, até virar um pó mais consistente.

A batata-doce tem uma excelente capacidade para fornecer energia com carboidratos saudáveis sem elevar muito o açúcar no sangue. Ajuda a controlar o diabetes porque tem baixo índice glicêmico, fortalece o sistema imunológico porque tem boa quantidade de vitamina A e pode ajudar a emagrecer, pois diminui o apetite e é rica em fibra. Receita da Paula Martins.
Vamos ao scone?

Você vai precisar de:

1 rodela de batata doce cozida e amassada (aproximadamente 1 dedo de espessura)
1 ovo
1 col. sopa de farinha de aveia (sem glúten se fores celíaco) OU de farinha de arroz OU de trigo sarraceno
1 col. sopa de farinhas de linhaça , OU de grão-de-bico, OU amaranto OU painço 
1 col. sopa de polvilho doce ou fécula de batata 
1 ou 2 col. sopa de leite de amêndoas ou outro de sua preferência 
Sal a gosto
1/2 col. chá de fermento para bolo

Faça assim:
Bata bem o ovo e a batata amassada com fouet (batedor de arame) até ficar cremoso, adicione os secos (menos o fermento) e o leite. Bata até misturar e ficar cremosa. Por fim, incorpore o fermento.
Frigideira (dessas de fazer omelete - quanto menor, mais alto o pãozinho vai ficar) untada, fogo baixo, pode colocar um grelha do fogão sobre a outra, tampe e deixe firmar. Vire e asse o outro lado. 

*Pesquisa retirada DAQUI, DAQUI E DAQUI.

Por hoje é só! Até a próxima!
Um beijo...e um queijo!