Quiche de Espinafre, Castanhas e Cogumelos - com opção sem glúten e sem lactose













Hoje acordei cedo e fui procurar nos livros algo interessante para comer...diferente, colorido e saboroso. Encontrei esta quiche, que tinha os "requisitos" básicos!!!  Fácil, exige um pouquinho de tempo (comecei a fazer às 10:05 e servi às 11:45), por causa da massa que tem que descansar um pouquinho na geladeira e temos que refogar os legumes...mas nada tããããoooo complicado não! Tu consegues fazer, sim...A receita vem de um livro recém lançado da Gabriela Oliveira, chamado "COZINHA VEGANA PARA O DIA A DIA". Bem bom, viu?!

MUITO IMPORTANTE: para a massa, descrevi duas opções: COM OU SEM GLÚTEN. Para o RECHEIO (A OPÇÃO ESTÁ ENTRE PARENTESES) 

PREPARE A MASSA  

OPÇÃO COM GLÚTEN:

Você vai precisar de:
1 1/4 de xíc. de farinha de trigo
3/4 de xíc. de farinha de trigo integral
1/2 col. de chá de fermento em pó
1/2 col. de chá de sal marinho
1/2 xíc. de água
1/4 de xíc. de chá de azeite de oliva extra virgem (usei Oliveiras do Seival)

Faça assim:
Num bowl (tigela) misture as farinhas, o fermento e o sal. Faça uma cova no centro das farinhas e adicione o azeite. Vá misturando com uma colher. Agora aos ´poucos, adicione a água, mexendo COM AS MÃOS até formar uma bola tipo massinha de modelar. Coloque em um plástico filme e leve à geladeira por 10 minutos (pode, neste tempo, começar a picar os ingredientes do recheio!).
Estenda a massa em uma superfície enfarinhada com o auxilio de um rolo. Forre a forma untada, escolhida.

OPÇÃO SEM GLÚTEN - não testei:

1/2 xíc de chá de farinha de arroz
1/2 xíc. de chá de farinha de grão de bico
1/3 de xíc. de chá de fubá
1/4 de xíc. de chá de amido de milho
1/2 col. de chá de sal
1/2 xíc. de chá de água
1/3 de xíc. de chá de azeite de oliva extra virgem
4 col. de sopa de linhaça moída na hora

Pré aqueça o forno a 180ºC. Num bowl (tigela) misture as farinhas, o fubá, o amido e o sal. À parte, misture a água, o azeite, a linhaça e bata com um batedor de arame até formar uma goma. Faça uma cova no centro das farinhas e despeje o líquido, mexendo para incorporar os ingredientes. Modele com as mãos uma bola compacta e homogênea. Abra a massa com um rolo sob uma folha de papel manteiga. Se ela romper, junte e pressione com os dedos. Transfira a massa para uma forma untada de fundo removível. Faça pequenos furos na base com um garfo e leve ao forno para assar por 5 minutos. Complete com o recheio.

PREPARE O RECHEIO ( Pique e separe...não coloque tudo junto em uma mesma tigela) 

200 gr. de cogumelos frescos cortados em tiras finas (eu usei 2 punhados de cogumelos shimeji secos e os hidratei por dez minutos em água fervente. Escorri e reservei)
1 cebola,
2 dentes de alho
1 tomate
Azeite q.b
1/2 col. de chá de sal
Pimenta do reino q.b

Faça assim:
Aqueça uma frigideira grande com um fio de azeite. Refogue a cebola e o alho. Acrescente os cogumelos e refogue mais um pouquinho. Incorpore o tomate. Deixe cozinhar uns 3 minutinhos e tempere com o sal e a pimenta do reino. 

Creme:

200 gr. de creme de leite vegetal (ou não) - o mais comum é de soja (usei o resíduo do leite de castanha de caju, misturado com uma col. de sopa de leite de castanha de caju - ficou o creme de leite)
2 col. de sopa de farinha de trigo (3 col. de sopa de farinha de arroz +1 col. de sopa de fubá+1 col. de sopa de farinha de grão de bico)
1 col. de sopa de castanhas do pará trituradas (quase uma farinha)
1 col. de sopa de linhaça moída na hora
1/2 col. de chá de cúrcuma
1/4 de col. de chá de sal marinho
Pimenta do reino q.b
Um pouquinho de água se ficar muito consistente 
200 gr. de espinafre lavado e escaldado em água quente por 3 minutos. Escorra-o e pique-o grosseiramente. 

Faça Assim:
Misture tudo muito bem. Reserve.

* Pré aqueça o forno a 180ºC. Enquanto isso, misture o creme com o espinafre na frigideira do refogado, revolvendo bem para que tudo se misture ao creme. Prove e acerte o sal se necessário. Despeje sobre a massa já na forma e leve assar até dourar (deu uns 30 minutos). Depois é só partir para o abraço!!!!

Ufa! Então é isso, por hoje! Até a próxima!
Um beijo...e um queijo!