Bolo Integral com Manteiga de Amendoim e Nibs de Cacau, sem Glúten e sem Lactose - para Comemorar a Felicidade!













Hoje foi um dia muito especial para mim! Fui na minha Ortodontista fazer a revisão do aparelho Ortodôntico...e depois de ela dar a checada habitual, me perguntou: "Vamos Tirar???" Ãh? Será que eu entendi bem????? 


Sabe o que significa essa foto? Sabe o que significa morder uma maçã? Para mim significa liberdade...dentes novos, vida nova!!!! Ainda estou muito emocionada... Tirei o aparelho hoje, e a minha querida dentista me pegou de surpresa !!! Sabe o que é ficar quase 3 anos com borrachas puxando os dentes, ganchos tirando a pele da mucosa, ferro no céu da boca, buracos entre os dentes, que me faziam parecer uma nona desdentada, dentes moles dançando pela boca???? Para mim foi como tirar uma prótese , uma muleta... Só vou te dizer uma coisa... Chorei muito de felicidade... E pude finalmente, morder uma maçã!!!! Que saudades que eu tinha de morder uma simples maçã!!! Amo a minha Ortodontista, Dra. Claudinara Sebben!!! Do fundo do meu coração!!! Me deu um sorriso lindo!!!!  E foi assim que aconteceu...olha aí o resultado:


Bom...depois deste relato (para mim sensacional!!!) tenho que te dizer que fui fazer um bolo! Estava muito feliz! E fui fazer um bolo cheio de felicidade: com amendoim, nibs de cacau, açúcar mascavo, aveia. Um bolo que traz bem estar! Felicidade (por ser rico em triptofano (aveia, ovos, amendoim, castanhas...- substância responsável por isso)!  Porque vou te dizer: a gente merece!!! Receita adaptada da Flávia.


Você vai precisar de:

3 ovos
3 colheres de sopa óleo de coco
2/3 xic açúcar mascavo
1/2 xic farinha de arroz integral
1/2 xic fécula de batata 
1/2 xic. de farinha de aveia
1/2 xic farinha de castanha de caju ou outra oleaginosa (usei castanha do pará e amêndoas que sobrou do post anterior)
2/3 xic água ou leite vegetal (usei leite de castanha de caju)
1 colher de chá vinagre de maçã
1 colher de sopa fermento 

Para rechear: manteiga de amendoim e cacau nibs

Faça Assim:

Pré aqueça o forno a 180ºC. Unte e enfarinhe a forma que for usar. Forma média. Usei 2 formas descartáveis de alumínio do tamanho de bolo inglês.
Misture as farinhas em um recipiente e reserve. Num bowl, bata com um batedor de arame os ovos, óleo e açúcar até ficar um creme fofo. Adicione a mistura de farinhas e misture. Vá colocando a água aos poucos, a massa deve ficar cremosa, mas não muito líquida. Adicione o vinagre e por fim o fermento.
Encha 3/4 da forma, e distribua ao longo do bolo 3 col. de sopa cheias de manteiga de amendoim no centro. Espalhe cacau nibs por cima da manteiga de amendoim e leve assar por 30 - 40 minutos. Faça o teste do palito

Só isso..e te digo: Sejas feliz!

Por hoje é só! Daqui a pouquinho tem mais!!! Até!
Um beijo...e um queijo!