Branqueamento de Legumes e Vegetais em Geral








O branqueamento é uma técnica que não é nova! Usa-se para diversos fins, mas sempre com o objetivo de preservar o alimento por um tempo maior. Inibe enzimas e atividades microbianas responsáveis pelo amadurecimento e consequentemente, o apodrecimento mais rápido dos legumes e vegetais em geral.

Pode ser feito de dois modos:

- com vapor
- com água fervente

Vamos falar hoje do modo como EU faço para conservar os alimentos. Por que faço isso? Vejam bem...dá trabalho sim...porém, aqui em casa não entra (dentro do possível) produtos transgênicos. Sendo assim, tenho que ter o alimento durante todo o ano...Então, na época do milho vou na feira orgânica e compro milho NÃO TRANSGÊNICO, em bastante quantidade e GUARDO PARA TER ATÉ A PRÓXIMA COLHEITA (tipo trabalho de formiguinha, sabe?). 

Assim faço (congelar) com frutas vermelhas, mandioca, massas, mandioquinha (batata baroa), alho poró, salsão, cascas de frutas (que eu uso para fazer várias comidas aqui) e outras coisas que eu sei que no inverno eu não consigo. Congelo tudo! Inclusive estou precisando de um freezer novo ahahah  ;)

Bom...o método que uso é o da água fervente, que é aquele que vou te ensinar agora!

Lave, corte, debulhe o que for congelar. Coloque uma panela grande de água para ferver. Quando estiver fervendo (borbulhando), encha uma bacia de água e gelo. PORQUÊ? Para parar imediatamente o cozimento do vegetal, senão ele fica cozinhando por mais um tempo ainda! Voltando... coloque o milho (neste caso) na panela com a água fervendo e conte 2 minutos. Retire imediatamente da panela despejando em uma peneira passe embaixo da torneira fria e depois vire na bacia com água gelada. Espere até esfriar. Vire na peneira de novo para escorrer bem. Divida nas porções desejadas e ensaque e está pronto. Pode agora levar ao freezer. 


Abaixo, salvei uma tabela de branqueamento e tempo de estocagem no freezer:

Foto retirada DAQUI

Por hoje é isso, gente! Até a próxima!
Um beijo...e um queijo!