Fazendo Tofu





 Leite fervendo

Hora de fechar o pano sobre o Tofu  para  terminar de escoar a água.


A água que saiu do queijo após espremer

Segunda vez que fiz tofu! E ficou muito bom...mesmo! A receita, depois de ver 500 vídeos e receitas, cheguei à conclusão que tinha que ser do jeito que eu fiz e pronto! Então, não tirei de lugar nenhum e ao mesmo tempo, retirei de todos os lugares! 

Tofu é um alimento produzido a partir da soja. Tem uma textura firme parecida com a do queijo, sabor delicado, cor branca ou amarelada beeemmm clarinha - ou como se diz hoje em dia..."off white" - ou ainda, "branco sujo"! É originário da China, mas muito comum também na alimentação japonesa e coreana.O processo de fabricação a partir do leite de soja, é muito similar ao do queijo fabricado a partir de leite, tendo também a mesma consistência. É por isso também conhecido por queijo de soja.  

Bem...o tofu por si só é a coisa mais insossa e sem graça que existe! Daí, você o tempera antes de comer...coloca sal, pimenta do reino, bastante orégano e azeite de oliva e plimmmm...já fica outra coisa! Maravilha. Com ele, Você pode fazer desde uma simples ricota a um cheesecake maravilhoso! Você pode batê-lo no seu milkshake, pode comê-lo como uma ricotinha em uma torradinha, pode ainda usá-lo como o queijo no sanduba! Pode ainda fazer requeijão com ele!!! Pode ser comido cru, frito, cozido em sopas ou em molhos, cozido a vapor, recheado com diferentes ingredientes, ou fermentado como picles, etc. Tem um sabor suave, e por isso é geralmente usado em receitas relativamente simples. 

Os coagulantes mais utilizados são cloreto de magnésio, a nigari ou o cloreto de cálcio. É possível também coagular a proteína de soja com limão ou vinagre, porém, estes alteram um pouco o sabor do tofu - mas é o que temos no momento.

Nutricionalmente tem um conteúdo proteico muito rico e por isso é usado no Ocidente como substituto da carne por vegetarianos e veganos. Versátil, contém ainda Isoflavonas - chamado de fitoestrógeno - por apresentarem semelhança estrutural com os hormônios estrogênicos, encontrados em maior concentração nas mulheres e presentes principalmente na soja e em seus derivados, além de serem encontrados também em brotos de alfafa, sementes de linhaça, trevo vermelho, entre outros vegetais. Na soja, as isoflavonas estão distribuídas em todo o grão, tendo maior concentração no gérmen do grão da soja. Estas substâncias podem ser úteis para diminuir os sintomas da menopausa, TPM ou osteoporose.

Receita? Simmmm...anota aí!

1 copo de grãos de soja ORGÂNICOS e ECOLÓGICOS- tem que ser, senão não sai o queijo aqui em casa!
suco de limão
água q.b


Faça Assim:

Lave os grãos e os coloque em uma tigela cobertos com água, de molho da noite para o dia (+/- 12 horas). Lave os grãos em água corrente. Escorra. 
Meça: para cada medida do grão (copo americano) use 3 medidas de água.  Leve ao liquidificador e bata por mais ou menos 3 minutos.

Coe a mistura em um pano com a trama bem firme e fina (como voal) e esprema bem em uma panela...até retirar todo o líquido. Guarde a parte "sólida". Use-a para adicionar em receitas de pães, bolos, biscoitos...guarde em geladeira.
Esprema o suco de um limão.

Deixe pronto um escorredor de massa (que usei como peneira e molde) em cima da respectiva panela. Por cima do escorredor, coloque o pano-coador aberto. Reserve.

Leve este "leite" ao fogo, mexendo de vez em quando até ferver. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por 10 minutos. Mexendo de vez em quando e cuidando, pois como o leite de vaca, ele sobe.

Passados os 10 minutos, com uma colher de sopa, vá adicionando o suco de limão. Adicione 1 colher. Dê uma breve e leve mexida e espere para ver se coagulou. Se não, adicione mais uma. Mexa de novo. Espere. Vá colocando o limão até que o leite se separe da água, coagulando. 

Apague o fogo e retire com uma escumadeira, vá retirando o queijo e colocando suavemente no pano (na peneira). Quando tiver tirado quase tudo, despeje o resto sobre o pano. Deixe escorrer na panela de baixo SEM ESPREMER. Jogue fora a água de baixo e monte a panela de novo. Feche o pano delicadamente, pois o queijo vai ficar com o formato que está. Por cima do pano, coloque um peso ( pode ser um refratário cheio de água, uma pedra, sei lá...) e leve para terminar de escorrer por duas horas na geladeira.
Ao final deste tempo, seu tofu está pronto. Guarde em geladeira em consuma em no máximo 5 dias.

OBS: Para ter uma base de como cozer, retirar o tofu da panela e escorrer, assista ao vídeo abaixo. O "Modo de fazer", não fiz exatamente como a moça do vídeo, como podem ver acima!


Fonte: Anvisa,Tua Saúde, Wikipédia

Por hoje é isso, pessoal! Até a próxima!
Um beijo...e um queijo!