sábado, 23 de janeiro de 2016

Fazendo Tofu





 Leite fervendo

Hora de fechar o pano sobre o Tofu  para  terminar de escoar a água.


A água que saiu do queijo após espremer

Segunda vez que fiz tofu! E ficou muito bom...mesmo! A receita, depois de ver 500 vídeos e receitas, cheguei à conclusão que tinha que ser do jeito que eu fiz e pronto! Então, não tirei de lugar nenhum e ao mesmo tempo, retirei de todos os lugares! 

Tofu é um alimento produzido a partir da soja. Tem uma textura firme parecida com a do queijo, sabor delicado, cor branca ou amarelada beeemmm clarinha - ou como se diz hoje em dia..."off white" - ou ainda, "branco sujo"! É originário da China, mas muito comum também na alimentação japonesa e coreana.O processo de fabricação a partir do leite de soja, é muito similar ao do queijo fabricado a partir de leite, tendo também a mesma consistência. É por isso também conhecido por queijo de soja.  

Bem...o tofu por si só é a coisa mais insossa e sem graça que existe! Daí, você o tempera antes de comer...coloca sal, pimenta do reino, bastante orégano e azeite de oliva e plimmmm...já fica outra coisa! Maravilha. Com ele, Você pode fazer desde uma simples ricota a um cheesecake maravilhoso! Você pode batê-lo no seu milkshake, pode comê-lo como uma ricotinha em uma torradinha, pode ainda usá-lo como o queijo no sanduba! Pode ainda fazer requeijão com ele!!! Pode ser comido cru, frito, cozido em sopas ou em molhos, cozido a vapor, recheado com diferentes ingredientes, ou fermentado como picles, etc. Tem um sabor suave, e por isso é geralmente usado em receitas relativamente simples. 

Os coagulantes mais utilizados são cloreto de magnésio, a nigari ou o cloreto de cálcio. É possível também coagular a proteína de soja com limão ou vinagre, porém, estes alteram um pouco o sabor do tofu - mas é o que temos no momento.

Nutricionalmente tem um conteúdo proteico muito rico e por isso é usado no Ocidente como substituto da carne por vegetarianos e veganos. Versátil, contém ainda Isoflavonas - chamado de fitoestrógeno - por apresentarem semelhança estrutural com os hormônios estrogênicos, encontrados em maior concentração nas mulheres e presentes principalmente na soja e em seus derivados, além de serem encontrados também em brotos de alfafa, sementes de linhaça, trevo vermelho, entre outros vegetais. Na soja, as isoflavonas estão distribuídas em todo o grão, tendo maior concentração no gérmen do grão da soja. Estas substâncias podem ser úteis para diminuir os sintomas da menopausa, TPM ou osteoporose.

Receita? Simmmm...anota aí!

1 copo de grãos de soja ORGÂNICOS e ECOLÓGICOS- tem que ser, senão não sai o queijo aqui em casa!
suco de limão
água q.b


Faça Assim:

Lave os grãos e os coloque em uma tigela cobertos com água, de molho da noite para o dia (+/- 12 horas). Lave os grãos em água corrente. Escorra. 
Meça: para cada medida do grão (copo americano) use 3 medidas de água.  Leve ao liquidificador e bata por mais ou menos 3 minutos.

Coe a mistura em um pano com a trama bem firme e fina (como voal) e esprema bem em uma panela...até retirar todo o líquido. Guarde a parte "sólida". Use-a para adicionar em receitas de pães, bolos, biscoitos...guarde em geladeira.
Esprema o suco de um limão.

Deixe pronto um escorredor de massa (que usei como peneira e molde) em cima da respectiva panela. Por cima do escorredor, coloque o pano-coador aberto. Reserve.

Leve este "leite" ao fogo, mexendo de vez em quando até ferver. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por 10 minutos. Mexendo de vez em quando e cuidando, pois como o leite de vaca, ele sobe.

Passados os 10 minutos, com uma colher de sopa, vá adicionando o suco de limão. Adicione 1 colher. Dê uma breve e leve mexida e espere para ver se coagulou. Se não, adicione mais uma. Mexa de novo. Espere. Vá colocando o limão até que o leite se separe da água, coagulando. 

Apague o fogo e retire com uma escumadeira, vá retirando o queijo e colocando suavemente no pano (na peneira). Quando tiver tirado quase tudo, despeje o resto sobre o pano. Deixe escorrer na panela de baixo SEM ESPREMER. Jogue fora a água de baixo e monte a panela de novo. Feche o pano delicadamente, pois o queijo vai ficar com o formato que está. Por cima do pano, coloque um peso ( pode ser um refratário cheio de água, uma pedra, sei lá...) e leve para terminar de escorrer por duas horas na geladeira.
Ao final deste tempo, seu tofu está pronto. Guarde em geladeira em consuma em no máximo 5 dias.

OBS: Para ter uma base de como cozer, retirar o tofu da panela e escorrer, assista ao vídeo abaixo. O "Modo de fazer", não fiz exatamente como a moça do vídeo, como podem ver acima!


Fonte: Anvisa,Tua Saúde, Wikipédia

Por hoje é isso, pessoal! Até a próxima!
Um beijo...e um queijo!

2 comentários :

  1. Olá, adoro tofu, compro-o na Liberdade, porém morando em Piracicaba torna-se inviável, o preço é exorbitante. Já fiz algumas vezes e sempre com gráo comprado no mercado municipal daqui, já que o orgânico não se encontra, contudo para mim sempre deu certo. Já li que tem que ser grão de soja amarela, clarinha, próprio para se fazer tofú. Procede? abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Geraldine...também já li e sigo à risca! Nem me atrevo a comprar a outra para ter que depois jogar fora! Já faço com a que "dizem" que tem que ser de vez!!!!! Quanto a ser orgânica (e ecológica) quis dizer que não sai o queijo "aqui" em casa...de jeito nenhum! Nada de transgênicos por aqui! Compro o grão da jasmine orgânico pela Internet, na Natue...ou na feira ecológica daqui da cidade, quando encontro...mas ó...é dureza, viu? Precisando tirar mais dúvidas, chama aí, tá? Beijo!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...