Coxinhas funcionais com Massa de Batata Doce






Ando fazendo muitos cursos relativos à culinária funcional e aprendendo muito...teoria e prática...sempre juntas! Hoje fiz estas coxinhas que ó...vou te dizer...já na primeira vez me superei!!!!! Delícia! A massa leva farinha de arroz e batata doce, sendo portanto sem glúten. Leva também farinha de linhaça e flocos de amaranto, que são super saudáveis e funcionais - veja infos mais abaixo! Também não uso ovos ou laticínio nenhum! Para as minhas crianças, fiz de frango e de carne. Já para mim, fiz de legumes (que não coloquei a receita...muito fácil!). Aprendi com a Flávia Machioni (que é intolerante ao glúten e a Lactose e estudou e desenvolveu receitas para pessoas intolerantes) em um curso chamado "Gordices Saudáveis", feito pela Eduk. Beeeem bom! 
As minhas crianças adoraram. Aqui em casa, ninguém é alérgico a nada! Mas às vezes é bom variar, não é? Uma receita cheia de ingredientes do bem" e ainda por cima, assada! Todos aprovamos! Então, se tiver disposição, faça que fica uma delícia e sua saúde agradece!

Imagem da web


Massa da Coxinha


Você vai precisar de:
250 g de batata doce cozida (abertas ao meio e deixadas em demolho em água por 4 horas para nos livrarmos dos antinutrientes – os oxalatos – que impedem a absorção completa dos nutrientes)
500 ml de água ou caldo de legumes caseiro
225 g de farinha de arroz integral
1 colher (sobremesa) de sal

Faça assim:
Escorra a água do demolho. Lave bem as batatas, descasque e cozinhe até ficarem macias.
Escorra a água do cozimento e amasse as batatas até formar um purê
Adicione a água (do frango cozido ou água mesmo) ou caldo de legumes às batatas e espere levantar fervura. Assim que começar a ferver, adicione a farinha de arroz integral e o sal e mexa vigorosamente, baixando o fogo. Misture muito bem até a massa ficar homogênea e desgrudar da panela, formando um “bloco único”. Aguarde amornar para trabalhar com ela.


Recheio de frango


Você vai precisar de:
1/2 cebola média
700 gr. de peito de frango sem osso
Alecrim q.b – opcional
1 col. de chá cheia de sal
Pimenta do reino q.b – opcional
Água q.b
2 tomates médios sem sementes
2 col. de sopa de azeite de oliva extra virgem
1 maço de salsinha
Sal q.b

Faça assim:
Divida a cebola em pela metade. Pique metade e a outra metade corte em quatro partes.
Cozinhe o peito de frango com alecrim, as quatro partes da cebola, sal, pimenta do reino e água até cobrir por 30-40 minutos em fogo baixo (ou na panela de pressão).

Depois do frango cozido, escorra a água (não jogue fora), e desfie com a mão ou no processador ou na BATEDEIRA (LEVA 10 SEGUNDOS LITERALMENTE!!!).
Corte o tomate em quadradinhos e retire as sementes.

Refogue a outra metade da cebola, picada, no azeite de oliva extra virgem até ficarem douradas. Adicione o tomate e deixe apurar por alguns minutos. Acrescente o frango desfiado e deixe apurar novamente. Finalize com a salsinha e os outros temperos a seu gosto.
Prove e acerte o sal, caso necessário.

OBS: Utilize a água do cozimento do frango como caldo de frango caseiro. Congele em for­minhas de gelo e use em sopas, risotos, massas, molhos etc.


Mix de farinha antioxidante sem glúten para empanar


Você vai precisar de:
2 col. de semente de linhaça
100 g de amaranto em flocos
1 colher (chá) de páprica doce - opcional
1 colher (chá) de cúrcuma – opcional
Sal q.b
Pimenta do reino q.b

Faça assim:
Em um processador ou liquidificador bata as se­mentes de linhaça até virar farinha (não compre a farinha de linhaça pronta, pois ela oxida muito rápido, perde seus nutrientes – e às vezes rança. Faça na hora em que for usar!)
Coloque num bowl e adicione o amaranto em flocos e temperos con­forme sua preferência. Misture tudo.
O que sobrar (se sobrar) armazene em pote escuro e bem vedado para não oxidar. 
OBS: A cúrcuma e a páprica são utilizadas aqui para dar cor, o sabor não será afetado.


MONTAGEM:




Aconselho a molhar a mão antes de cada modelagem...daí a massa não gruda e fica mais fácil modelar! 
Pegue uma porção de massa (1 col. de sopa). Faça uma bolinha. Depois amasse, fazendo um disco. Coloque o recheio no centro e feche o disco, começando a modelar a coxinha.


Depois de modeladas as coxinhas, coloque-as em uma forma untada e asse no forno a 180ºC por +/- 40 minutos – ou até dourar.


*Sobre a farinha de linhaça:
- Melhorar a prisão de ventre, ajudar a controlar o açúcar no sangue e a diminuir o colesterol pela sua riqueza em fibras;
- Emagrecer, pois as fibras vão também diminuir o apetite;
- Reduzir doenças cardiovasculares, melhorar a saúde do cérebro e ter ação anti-inflamatória porque é rica em omega 3;
- Equilíbrio hormonal, diminuição dos sintomas da TPM e da Menopausa, pois tem boas quantidades de isoflavona, fitoesteroide e lignana, que exercem o mesmo papel do estrogênio, que é o hormônio feminino.
- As sementes de linhaça douradas são mais ricas em nutrientes, especialmente em omega 3, que as sementes de linhaça marrom.
Fonte: Tua Saúde


Sobre o amaranto:
- Pode ser usado por celíacos, pois não contém glúten
- Auxilia na redução da pressão arterial
- Fonte de fibras, auxilia no controle da glicemia
- Ajuda a reduzir o colesterol
- Antioxidante, atua retardando o processo de envelhecimento
- Por conter 15% de proteínas e aminoácidos essenciais, é um alimento auxiliar na manutenção de massa muscular
- Auxilia no funcionamento do intestino por conter fibras solúveis
- Por ser fonte de cálcio biodisponível (o mais absorvido pelo organismo), é uma boa opção para ser utilizado por pessoas que possuem deficiência desse micronutriente.



Por hoje é só, pessoal! Até a próxima!
Um beijo...e um queijo!