Bolinho de Feijão













 Foto da Equipe do EG

Foto da Equipe do EG


Em setembro tivemos o IV Encontro Gourmet (Encontro Nacional dos Blogueiros de Gastronomia e Culinária do Brasil) e dentre as oficinas e palestras que assisti, houve este workshop delicioso, patrocinado pela Kitchen em parceria com o Chef Erick Passarelli, da Receitaria Escola Gourmet, de BOLINHO DE FEIJOADA. 
Diante das atuais "circunstâncias" (eu deixei de comer carne - por enquanto...vamos ver se aguento!), deixo a receita original PORÉM, adaptada entre parênteses para uma versão sem carne!
Enjoy!

Você vai precisar de:

500 gr. de feijoada ( feijão cozido e temperado a seu gosto)
50 gr. de farinha de mandioca crua (aproximadamente)
6 gr. de polvilho azedo (aproximadamente)
2 folhas de couve cortadas em tirinhas bem finas
2 dentes de alho 
1/2 cebola média bem picadinha
sal a gosto
pimenta do reino q.b
óleo de girassol para fritar (só uso este, mas pode usar o que tiver em casa)
Farinha de rosca q.b

Faça assim:

Retire os itens não comestíveis da feijoada (folha de louro, ossos...) e descarte. Bata a feijoada (feijão pronto) no liquidificador até ficar uma pasta homogênea. Evite usar muito líquido para bater, para que não fique aguada.

Refogue os dentes de alho e a cebola em óleo vegetal. Acrescente o feijão e espere ferver. Experimente. Acerte o sal, e acrescente a pimenta e outros temperos que achar necessário.

Em um bowl, misture a farinha de rosca com o polvilho azedo. Acrescente esta mistura aos poucos no feijão, mexendo vigorosamente até engrossar - a quantidade acrescentada dependerá do QUÃO AGUADA ESTIVER A PASTA.  
Quando estiver desgrudando da panela, retire do fogo e deixe esfriar.

Em uma frigideira, frite o bacon picado - aqui, usei óleo de oliva e 1 dente de alho. Refogue a couve até murchar. Salgue a gosto. Pode colocar pimenta do reino. Reserve.

Unte um pouquinho as mãos e monte os bolinhos de feijão com aproximadamente 50 gr. de massa aberta em disco e um pouco de couve colocada no seu centro. Feche como uma trouxinha e boleie. Dê uma leve achatada e empane na farinha de rosca.

Numa panelinha alta, frite em óleo vegetal e deixe escorrer em toalha de papel. Sirva.

Por hoje é só, amigos! Até a próxima.
Um beijo...e um queijo!