Pão com Farinha de Coco e Linhaça




Quer aprender a sovar pães? Fiz um VÍDEO ONDE TE ENSINO COMO. Vai lá e confere.

Oi, gente! Trago hoje um pão vegano, sem ovos, leite ou manteiga. Muito bom e cheio de nutrientes. As crianças devoram todo e qualquer pão que eu faça...com todo e qualquer ingrediente que eu resolver colocar dentro..pode ser caldo de vegetais (cozidos no vapor), sementes, resíduos de leite de sementes, farinhas de todos os tipos e gostos. Basta que sejam feitos por mim e está tudo certo! Ha-ha!!! Resolvi fazê-lo com farinha branca por conta das fibras já contidas na farinha de coco pois senão ele ia ficar muito pesado! O pessoal daqui adorou e devorou!!!! Vale muito a pena.
Rende 3 pães grandes.

Você vai precisar de:

1 col. de sopa de sal
2 col. de sopa de açúcar (usei demerara)
3 col. de sopa de linhaça dourada triturada ( eu não uso a farinha pronta, prefiro triturar somente o que vou usar, para não oxidar e perder nutrientes)
100 gr. de farinha de coco
2/3 de xíc. de óleo de girassol
2 xic. (uso uma caneca de 240 ml) de água morna (para quente) - eu substituí uma delas por leite de amêndoas caseiro
1 1/4 col. de sopa de fermento biológico granulado
Farinha de trigo Q. B

Faça Assim;

Num bolw grande (ou bacia), misture os ingredientes na ordem acima, com exceção da farinha. Após misturar, coloque a farinha às xícaras, mexendo sempre com uma colher grande a cada adição para incorporar a farinha. Vá adicionando farinha até que tenha que misturar com as mãos (mais ou menos umas 4 xícaras). Tape o bowl com plástico filme e leve a massa para crescer em lugar quentinho ( como dentro do forno de microondas) por 1 hora. 

Enquanto isso, prepare as formas: polvilhe no fundo de cada uma uma camada fina de farinha de milho. reserve.

Hora de modelar os pães. Retire do microondas. Coloque a massa sobre uma superfície limpa, seca e polvilhada com farinha. Divida a massa em três partes iguais. Sove bem cada parte por uns 3 minutos. Modele os pães, "role-os" em cima da farinha (para "untá-los) nas laterais e coloque-os nas formas. 

Leve as formas de novo para dentro do micro e cubra-as com um pano de prato, para crescerem por mais 30 minutos.

Leve os pães a assar por 35-40 minutos em forno NÃO pré aquecido ou até que estejam dourados. Retire do forno, desenforme-os imediatamente  e deixe-os esfriarem sobre uma gradinha TOTALMENTE, para que fiquem crocantes.
Bom apetite.

Por hoje é só, amigos! Até a próxima!
Um beijo...e um queijo!