sábado, 19 de dezembro de 2015

Ghee - e o papel da gordura no nosso corpo











Gordura é certo que precisamos. Uma certa quantidade dela é necessária para o bom funcionamento do organismo e ele não a produz sozinho. Porém, há tipos de gordura...as boas e as más...aquelas que podemos ingerir (e não exagerar) e as que devemos evitar. 

Podemos comer as gorduras boas, insaturadas (monoinsaturada ou poliinsaturada) tais como azeite de Oliva extra virgem, óleos vegetais - em especial os de girassol (que não é transgênico) o abacate, óleo de gergelim e óleo de amendoim, peixes e frutos do mar (Ômega-3, 6, 9), no óleo de peixe e em grãos (como nozes, semente de linhaça e semente de girassol). Uma ressalva vai para o óleo de coco (que embora seja saturada, faz um bem enorme ao organismo). Extraído da polpa do coco, o óleo de coco fornece gorduras saturadas na forma de triglicerídeos de cadeia ramificada (TCM), que são rapidamente metabolizadas pelo organismo, ou seja, não se acumulam na forma de gordura em nosso corpo. O óleo de coco ajuda a diminuir o nível de LDL e aumentar o HDL, tem ação anti-inflamatória, antioxidante, antiparasitário. Fortalece o sistema imunológico e colabora para aumentar a sensação de saciedade. Ele é termogênico ou seja, auxilia o corpo a queimar calorias (gera calor), aumentando portanto o metabolismo.
Nosso corpo necessita de gordura para absorver as vitaminas A, D, E e K que são chamadas de vitaminas LIPOSSOLÚVEIS - ou seja, para se dissolverem e serem aproveitadas pelo organismo, elas precisam de GORDURA. BOA.

Segundo o site hype science, eis o papel da gordura no nosso corpo:

 "Triglicérides, colesterol e outros ácidos graxos essenciais armazenam energia, nos isolam e protegem os nossos órgãos vitais. As gorduras atuam como mensageiros, ajudando as proteínas a fazerem seu trabalho. Elas também começam as reações químicas que ajudam a controlar crescimento, função imunológica, reprodução e outros aspectos do metabolismo básico.As gorduras ajudam o corpo a estocar certos nutrientes também. 
O ciclo de fazer, quebrar, armazenar e mobilizar gorduras é o núcleo de como os seres humanos e todos os animais regulam a sua energia. Um desequilíbrio em qualquer etapa pode resultar em doenças, incluindo doenças cardíacas e diabetes. Por exemplo, ter triglicérides demais na corrente sanguínea aumenta o risco de entupimento das artérias, que pode levar a ataques cardíacos e derrames.
(...) Principal tipo de gordura que consumimos, as triglicérides são especialmente adequadas para o armazenamento de energia, porque guardam mais do que o dobro de energia que carboidratos ou proteínas.
Depois que as triglicérides são identificadas durante a digestão, são enviadas para as células através da corrente sanguínea. Algumas produzem energia imediatamente. O resto é armazenado dentro das células em bolhas chamadas gotículas lipídicas. Quando precisamos de energia extra, por exemplo, quando corremos uma maratona, nossos corpos usam enzimas chamadas lipases para quebrar as triglicérides armazenadas (...)" - para mais informações, acesse o site

Dito tudo isso, vamos fazer hoje a Ghee. Mas Aninha...o que é Ghee????

Ghee é a manteiga indiana. Também chamada "manteiga clarificada", é uma manteiga livre da lactose, impurezas e água. Vem sendo usado por séculos na culinária tradicional da Índia, onde é conhecida por seus benefícios à saúde. Livre de lactose, não contém glúten, nem sal, nem corante, nem conservante. Dispensa refrigeração.

É  produzido ao aquecer manteiga fresca, sem sal e sem adição de nenhum produto químico e de boa qualidade até que ela se torne um líquido dourado e translúcido e com perfume característico. Seu sabor é rico, levemente amendoado. Durante esse processo, a lactose e a caseína são isoladas e e RETIRADAS juntamente com a água e outros sólidos do leite, como as toxinas, deixando um líquido translúcido, puro e nutritivo.
O ponto de fumaça do ghee é alto, significando que não se oxida facilmente e é ideal para se usar em qualquer tipo de cozimento ou refogado.

ATENÇÃO: Embora a lactose e a proteína do leite sejam PRATICAMENTE eliminadas, (tornando-se uma opção para quem sofre de intolerância à lactose ou alergia à proteína do leite LEVES), quem tem alergia e/ou intolerância muito forte, deve fazer um teste antes de usar livremente o ghee. Se for o seu caso, EVITE!)

O ghee é um alimento rico em vitaminas e antioxidantes, assim como ácido linoleico, um ácido graxo conhecido por proteger com agentes carcinogênicos, placas arteriais e diabetes. É rico em ácido butírico (uma gordura monoinsaturada que ajuda a diminuir estados inflamatórios). O ghee contém uma combinação de gorduras saturadas e insaturadas e inclui gorduras de cadeia curta, o que o torna um alimento de fácil digestão.
Você pode usá-lo em receitas doces e salgadas.

Benefícios:

- Equilibra a acidez gástrica
- Distribui e conduz os nutrientes para todos os tecidos do organismo com maior eficácia
estimula o metabolismo. Os alimentos são melhor digeridos e absorvidos, evitando formação de toxinas oriundas de restos alimentares, além de auxiliar em sua queima
- Nutre camadas mais refinadas do sistema nervoso, expandindo memória e capacidade de aprender
- Alivia e fortalece o fígado e rins

- Promove longevidade
- Auxilia na fertilidade e doenças mentais

- Aumenta o poder de visão e voz, por ser rica em vitamina A
- Ajuda a equilibrar o humor
- É muito útil para problemas de infertilidade, baixa imunidade e problemas mentais (epilepsia, Mal de Alzheimer, etc).
- Fortalece o fígado, os rins e o cérebro
- É muito útil para inflamações gastro-intestinais, úlceras, febres crônicas com asma, problemas crônicos nos pulmões


A receita que usei é da Lidiane Barbosa. Porém, tem uma que é feita de forma diferente, que a Bela Gil ensina AQUI. Da próxima vez, farei esta para provar.



Para fazer o Ghee, você vai precisar de:


400 gr de manteiga sem sal 


Faça Assim:

Coloque em um recipiente de vidro e leve ao banho maria. Deixe em fogo baixo e deixe a manteiga derreter, sozinha, sem ficar mexendo. Você irá verificar 3 "camadas" : uma espuma branca em cima (toxinas), a gordura pura ao meio e em baixo o leite. 
Depois que a manteiga estiver toda derretida e você perceber as 3 camadas, deixe esfriar um pouquinho sem mexer, uns 20 minutos, porque as toxinas irão se "plastificar" e será mais fácil de retirar essa camada com ela mais dura. Retire as toxinas com uma colher. Você irá verificar mais 2 camadas : a amarela (gordura pura) e a branca embaixo (o leite). 
Para quem tem intolerância a lactose deverá fazer a separação dessas 2 camadas com uma concha. Retirando aos pouquinhos até que chegue a camada de leite. 
O leite e toxinas jogamos fora, a manteiga ghee é a gordura pura. 
Para quem não tem intolerância a lactose, pode levar a segunda e a terceira camada (gordura e leite) à geladeira. A gordura vai endurecer e o leite fica líquido. Faça um buraco no meio da gordura e despreze o leite que ira se separar com facilidade. 
Armazenar fora da geladeira. Ela vai se comportar como o óleo de coco. No frio ficara mais durinha e no calor mais líquida. A validade é a do fabricante. 

Fontes:
http://hypescience.com/qual-o-papel-da-gordura-no-corpo/
http://www.vitalin.com.br/blog/2013/08/22/tipos-de-gorduras-quais-consumir-e-quais-evitar/
http://www.natue.com.br/suplementos-alimentares/oleo-de-coco/
http://pat.feldman.com.br/ghee/
https://www.facebook.com/culinariafuncional/photos/a.394646823990922.1073741825.306771286111810/447523398703264/?type=1&theater
http://zeroglutenzerolactose.com.br/manteiga-lactose-caseinaghee-manteiga-garrafa-terra/

Por hoje era isso. Até a próxima!
Feliz Natal a todos!!! Um beijo e um queijo!

2 comentários :

  1. Oi Ana, que bom encontrar vc de novo, super interessante a explicação sobre gordura, gostei muito.
    Aproveito para te desejar um lindo e iluminado Natal.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi, Cris!!!! Tudo bom? Legal te ver por aqui, também! Que bom que gostaste, pois estou enveredando mais para este lado funcional, e os posts têm ido nesta direção ultimamente !😉 Um grande beijo e Feliz Natal a todos os teus queridos!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...