Um anjo chamado Nane...

Engraçado este mundo virtual, não é? Conhecemos e convivemos anos com pessoas que talvez nunca encontremos fisicamente. Ao mesmo tempo fazemos amizade, compartilhamos momentos de vida, de família, anseios, preocupações, dúvidas, alegrias, paixões, tristezas, desesperos, medos, momentos de êxtase pelo nascimentos de alguém...momentos de tristeza pela partida de outros!


Hoje a blogosfera está de luto. Estamos todos tristes! Recebemos a notícia que uma colega blogueira de gastronomia veio a falecer, depois de ter lutado muito para vencer um câncer altamente invasivo e letal! Seu nome era Eliane Cabral , a Nane do blog VOVÓ QUE ENSINOU! Em 2012 foi diagnosticada com adenocarcinoma em estágio IV...o último! Mas isso não a abateu! Fez tratamentos, se debateu, chorou, teve esperanças, sofreu, teve medos, foi corajosa! Lutou uma batalha digna dos bravos!!!!! E este post faz parte de uma blogagem coletiva em homenagem a esta guerreira...pois transmite o SEU ALERTA...O SEU APELO, pois ainda preocupou-se com o outro...ou seja, CONTIGO!!!!!! Uma pessoa e tanto!!!!! 

Abaixo, transcrevo trechos de suas postagens que falam sobre o diagnóstico, os estágios da evolução da doença, seus sentimentos...E DÃO UM ALERTA...A TODOS NÓS...

"  Ás vezes fecho os olhos e lembro exatamente do momento em que me disseram que estava com câncer sim, que o meu câncer primário foi no intestino, mas que no momento já era estágio IV (último) e que já tinha se espalhado para o fígado, pulmão e linfonodos. Nessa hora todo mundo já imagina meses de vida e o mundo desaba. O mais duro não foi ouvir o diagnóstico, o mais duro foi ver a dor das pessoas que me amam.

Do momento que fiquei sabendo da minha doença até hoje, passei por alguns estágios. Num primeiro momento, não queria demonstrar minha tristeza, porque a tristeza já era muita no semblante de todos, e eu não conseguia sequer chorar, queria mostrar que iria enfrentar tudo sem reclamar e confiante.

Passei por quatro tipos diferentes de quimioterapia. Tive diversas mudanças no corpo, cabelo, pele e unhas. Logo após a primeira quimio, resolvi cortar meu cabelo na altura dos ombros. Sabia que minha quimio não era aquela que cairia os cabelos todos até ficar careca, mas resolvi assim mesmo. Achei que era para marcar esse novo momento. Foi até bom cortar porque fiquei com muitas falhas no cabelo. Eles ficaram bem ralinhos, eu, que tinha tanto cabelo, agora tinha que dar várias voltinhas no prendedor. Minhas unhas escureceram, a cor dos meus lábios também. A medicação me deixou muito inchada. Náuseas, vômito e diarreia passaram a fazer parte do meu cotidiano.

Logo quando saí do hospital, o que mais me incomodava era que não conseguia ter mais uma vida normal. Tive que parar de trabalhar, obviamente minha renda caiu absurdamente. Não tinha ainda planejado uma aposentadoria privada, e acabei tendo que receber a merreca que o INSS paga. Ainda bem que mesmo sendo autônoma eu já pagava contribuição. Tudo foi muito difícil, acostumar com ganhar menos, depender da ajuda dos meus pais e minha irmã financeiramente e também para fazer outras coisas... é como se eu voltasse a ser criança do dia para a noite.

(...) Com o passar do tratamento temos que enfrentar dilemas como todo mundo te passando uma receitinha caseira para a cura do câncer. Foi babosa, none, graviola, simpatias, etc... Sei que as pessoas falam com o maior carinho, sei que se preocupam, mas tinha momentos que não aguentava mais a mistureba!

Muitas pessoas me perguntam sobre as dores que sinto. Eu sempre senti dor desde o início porque já descobri minha doença em estágio IV, ou seja, bem avançado, já com câncer metastático, ou seja, metástase é quando o câncer espalhou para outro local. Em outros estágios, o câncer não causa dor, e até um dos problemas é que por não sentir dor, a pessoa não procura um médico e acaba não conhecendo que está doente. Por isso chamam o câncer de doença silenciosa. As pessoas detectam o câncer geralmente através de exames rotineiros.

E ao final, o mais importante...O ALERTA...

(...) No meu caso sempre me cuidei, fazia exames periódicos, mas a colonoscopia é um exame que não é pedido para pessoas mais jovens, da mesma forma acontece com a mamografia. Então sugiro para quem tem casos na família de câncer, que mesmo sendo jovens, insistam com seus médicos para realizar os exames. Cada vez mais jovens se surpreendem com essa doença. E eu por experiência própria e pela quantidade de pessoas que vejo na clínica, o número é bem superior ao que as pessoas pensam. (...)"

x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x

Escrevo este post para transmitir a importância de exames periódicos, de fazer exercícios regularmente, de alimentar-se de forma saudável e principalmente...DE ESCUTAR os sinais que seu corpo te dá! Escuta teu corpo...ele se comunica contigo...e só tu para conhecê-lo tão bem!!!!!

Dizem que Deus nunca dá o fardo maior que podemos carregar, não é? E que Ele já tem seu plano para nós!!! Vai ver, Ele precisava deste anjo lá...com ele! Por isso, desejo que vás em paz, querida Nane! E aos que aqui ficam, com uma baita saudade, resta o consolo de que agora ela está bem e que mais cedo ou mais tarde todos estarão reunidos de novo! Ela apenas fez a viagem antes!!!!! Meus sinceros sentimentos aos familiares!

Por hoje era isso, pessoal!