"Leite Condensado" de Castanhas de Caju

Aqui, servi-o em cima de um bolo de bananas com canela (receita no próximo post) quentinho 
- no lugar do chantilly, ou da nata - ó...ficou de comer ajoelhada!!!










Quando eu soube que dava para fazer leite condensado de castanhas, de coco, de arroz...tóinnnn...pirei! Nossa...vocês não acham mágico isso????? Para mim, se equipara à culinária molecular, pois essa linguagem e "gambiarras" - como diz meu marido - do mundo vegano para chegar "perto" do tradicional me pegou pelo pé! Me fascinou mesmo!!!! Um mundo completamente diferente...eita gente criativa!!!!! Há tantas coisas que eu jamais imaginaria que dá para fazer...tantos elementos diferentes a serem usados, tantas combinações e usos!!!! Tanto a aprender!!!!! Graças a Deus e ao The Veggie Voice, da Alana, que me mostrou um pedacinho deste novo mundo fascinante e no qual eu estou completamente, perfeitamente, "tudomente" a-to-la-da!!!!! Estou afundada em livros e em papéis! Passo horas, dias pesquisando, indo à armazéns naturais, conhecendo novos produto (que agora fazem parte da minha cozinha!), cozinhando...para trazer mais saúde para mim e para minha família...e para todos que eu conseguir alcançar...acho que assim como eu tive essa chance, devo às pessoas pelo menos oferecer o conhecimento adquirido...se elas o quiserem, aí depende delas!!!!

Para este "leite condensado", você vai precisar de:

900 ml de leite de castanhas de cajú (1 xic - de 240 ml - de castanhas de cajú crua + 3 medidas iguais de água filtrada)
1/2 xíc. de açúcar cristal (eu usei demerara)
1 col. de café de extrato de baunilha
1 pitada de sal

Faça assim:

Para o leite:
Deixe a castanha de cajá de molho por 8 horas em água suficiente para cobrí-las.
Ao término deste tempo. jogue fora a água do molho. Coloque as castanhas no liquidificador com as 3 medidas de água. Bata por 3 minutos. Coe esta mistura com um voal. Aí obterá o leite - que pode ser usado para outras preparações também no lugar do leite - ou ser tomado.

Para o leite condensado:

Leve o leite à panela e, quando começar a ferver, adicione os demais ingredientes. Deixe ferver por 25 - 30 minutos, mexendo para não grudar. Ah...lá pelas tantas, o preparado começa a pular da panela...salta para tudo que é lado, então...cuidado para não se queimar. E está pronto.

Por hoje é isso, amigos! Até a próxima!
Um beijo...e um queijo!