segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Torta Salgada de Carne com Espinafre sem Glúten





Este é o fermento sem glútem

Hoje resolvi inventar uma massa sem glúten para esta torta e que no final das contas deu super certo! Amamos...e as crianças repetiram...e repetiram...vale a pena fazer!

Esta aqui usa leite, mussarela de búfala e carne. Fiz para as crianças. Uma das metades. A outra, fiz sem carne, porém com tomates e manjericão - para os adultos. Ficou deliciosa. Esqueci de fotografar a minha parte com tomates...só fotografei a das crianças! Sorry!

*Se quiser fazê-la sem lactose também, substitua o leite por leite vegetal (soja, amêndoas, castanhas, gergelim...), e o queijo por tofu, por queijo de mandioca...ou omita-o! Invente!

Para a massa, você vai precisar de:

2 xíc. de chá de leite
3 ovos
1 xíc. de chá de farinha de arroz
1/2 xíc. de chá de polvilho doce
1/2 xíc. de azeite de oliva extra virgem (usei OLIVEIRAS DO SEIVAL - que nós produzimos)
1 col. de sopa de fermento em pó SEM GLÚTEN (o monopol não contém)
1 col. de chá de sal
2 col. de sopa cheias de psyllium

Orégano q.b
Pimenta do reino q.b

Para o recheio, refoguei uma cebola picada e 2 dentes de alho. Adicionei a carne moída e deixei fritar bem. Coloquei 2 tomates picados, sal, pimenta e um punhado grande de espinafre. Deixei cozinhar até quase secar. Reservei. MAS VOCÊ PODE INVENTAR O RECHEIO QUE QUISER. 


Para a massa:
Quando o recheio estiver pronto, é hora de fazer a massa: Bata tudo no liquidificador Menos o orégano e o fermento. Transfira a massa para um bowl e misture o fermento com uma colher. 

Pré aqueça o forno a 180ºC. Unte uma forma antiaderente. 

Despeje a metade da massa na forma. Coloque o recheio e espalhe o orégano. Se quiser, coloque pimenta do reino moída. Cubra com a outra metade da massa. Espalhe mussarela de búfala esmigalhada por cima da massa. Espalhe mais orégano. Leve ao forno por 35 minutos mais ou menos ou até que a massa esteja dourada! Bom proveito!

OBS: O psyllium serve para deixar a massa com um índice glicêmico mais baixo, pois é uma fibra. Assim o carboidrato demora mais para entrar no sangue, fazendo com que se tenha menos picos de insulina.

Por hoje era isso, amigos! Até a próxima!
Um beijo...e um queijo!

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...