Pão de Mandioquinha com Coco






Este é a medida do MEU PUNHADO

Hello!!!!! Eu...sempre correndo!!! Estou atarantada com tanta encomenda (thanks God!), e às vezes é meio complicado vir aqui publicar!!! Às vezes invento as coisas e anoto em pedacinhos de papel, conforme vou adicionando os ingredientes e acaba que os perco!!! Este é outro que fui rascunhando... mas não perdi! 
Pão muito delicioso e perfumado! Macio também! Uma delícia! Agora a próxima etapa é adaptá-lo para versão Glúten e Lac Free! Aí é que a "porca torce o rabo"!!!! As adaptações nem sempre são fáceis...ando fazendo cursos e mais cursos para aprender...então, mais tarde, veremos :p !

Rende 2 pães

Você vai precisar de:
1 1/2 xíc. de chá de mandioquinha cozida e amassada
1 col. de sopa cheia de óleo de coco (sólido)
1 punhado de coco ralado desidratado sem açúcar
1 col. de chá de sal
1 col. de sopa de açúcar
1 col. de sopa cheia de psyllium
1 1/2 col. de chá de fermento biológico granulado 
2/3 de xíc. de água morna (tipo que dê para aguentar o dedo por 20 seg. - não fervendo porque "mata" o fermento)
Farinha de trigo q.b (+/- 2 1/2 xíc.)

Faça Assim:

Num bowl, coloque a mandioquinha, o óleo, o coco, o sal, o açúcar e o psyllium. Misture bem tudo com uma colher. Adicione a água morna e mexa bem. Comece a colocar a farinha e ir mexendo com a colher até que fique em textura de pão, ou seja, que dê para amassar com a mão. Cubra o bowl com plástico filme bem fechadinho e leve a um lugar quentinho para crescer por 1 hora ( como dentro do forno de microondas - desligado, né?!). 

Passado este tempo, peque duas formas de pão e coloque um pouquinho de farinha de milho dentro para o pão não grudar ( só um pouquinho, mesmo).

Espalhe um pouco de farinha na mesa (ou bancada) e vire a massa em cima dela. Divida a massa em 2 partes. Sove por uns 5 minutos e modele os pães. Passe um pouquinho de farinha ao redor e coloque nas formas (com isso não precisa untar!). Leve ao lugar que estavam antes e cubra com um pano. Deixe descansar por mais 30 minutos. 

Leve ao forno NÃO PRÉ AQUECIDO, e asse os pães por 35-40 minutos a 180ºC. 

Por hoje é só, gente! Até a próxima!
Um beijo...e um queijo!