Trouxinhas de Espinafre com Ricota









Oi, amigos! Quando vi as fotos das "Esfihas" de escarola com tofu, quase tive um treco!!!! Eu as vi - com a receita - no IG da @veganize-se, no instagram. Mas do modo que ela colocou lá DEU ERRADO - A MASSA FICOU UMA PEDRA...eu fiz como ele descreveu a receita...e depois, assistindo ao vídeo, notei que ela ESQUECEU DE COLOCAR O AZEITE, na receita!!!! Bem...no final ficou dura, mas ficou deliciosa! Já estou passando à você a receita arrumada, ok? Faça...fica uma delícia!!!

Você vai precisar de:

1 tablete de fermento biológico para pães (15 g) OU 1 1/2 col. de sopa de fermento biológico seco
1/2 xíc. de água morna
1/2 xíc. de azeite de Oliva
1 1/2 xíc. de farinha de arroz 

1 1/2 xíc. de farinha de grão de bico
sal q.b (usei sal do Himalaia - muito rico em sais minerais)

(+ água SE PRECISAR...se a massa ficar seca, coloque aos pouquinhos)

Faça assim:

Misture e mexa tudo em um bowl e amasse com a mão. Faça uma bola e deixe descansar por uns 30 minutos. 
Enquanto isso, faça o recheio: são mil opções (a original era de escarola com alho-poró refogados e tofu)... fiz a minha de espinafre e ricota. Lave e pique o espinafre. Refogue meia cebola bem picada e um dente de alho eu uma col. de sopa de azeite de oliva. Quando estiver transparente a cebola, adicione o espinafre. Tempere com sal e pimenta do reino. Refogue até o espinafre ficar macio. Retire. Esmague 1/2 ricota. Misture ao espinafre. 

Abra a massa com um rolo. Corte do tamanho que achar melhor e recheie no formato que quiser e deixe mais 15 minutos descansando. Com forno preaquecido a temperatura média (180ºC), asse por uns 20 minutos, ou até dourar olhando de tempos em tempos porque o tempo pode variar, dependendo do forno. 

OBS 1: a massa sem glúten é mais difícil de manusear e não cresce muito, mas não perde em nada no sabor. Se você não tem problema com glúten, pode usar a farinha de trigo branca ou metade integral e metade branca.

OBS 2: Dê uma chance ao tofu (no lugar da ricota) OU AINDA outra opção que substituiria o tofu seria a ricota de leite de amêndoas.

Por hoje era isso, amigos! Até a próxima!
Um beijo...e um queijo!