quarta-feira, 22 de julho de 2015

Pizza Vegana com Massa de Feijão e "Molho" de Abóbora!!!










Continuando a "Saga" (que eu acho que veio definitivamente para "ACRESCENTAR" saúde aos nossos hábitos alimentares - e mudá-los, sim...para melhor!) hoje trago uma pizza vegana - que foi a NOSSA JANTA...minha, do meu marido e do meu filho adolescente, que disse estar uma delícia -criada e ensinada pela minha instrutora MARA Alana e feita com massa de grão de bico e farinhas sem glúten e "molho" de abóbora com "queijelim" ("queijo" de gergelim). De-lí-ci-a!!!! Ah...levei mais ou menos 1 hora para fazer...é fácil, porém tem que assar a abóbora...daí demora um pouquinho!
Transcrevo a receita tal como ela a elaborou. As fotos, são minhas! Bon appétit!!!

OBS: LEIA A RECEITA ANTES DE COMEÇAR O PREPARO, pois ela requer ingredientes e preparos antecipados.

"O vegetariano precisa comer leguminosas uma vez por dia. Então a massa é de feijão! 

Deixar o feijão - neste caso, carioca - de molho por 24 horas , trocando a água na metade do tempo. Por quê? Para eliminar um pouquinho do ácido fítico anti-nutriente que é o que às vezes pode gerar mal estar, gases, cólica. E ele também bloqueia a absorção de alguns nutrientes. Mas os fitatos também fazem bem, pois são antioxidantes e anti-câncer. Apenas precisamos eliminar um pouquinho deles para conseguirmos nos nutrir e não ter desconforto.). Cozinhá-lo na pressão por 20 minutos após começar a apitar. 

Agora vamos à massa:

Massa: 2cs feijão cozido bem cheias + 1cs farinha linhaça bem cheia + 1cs polvilho doce + 2cs farinha de arroz + 2cs azeite + 2cs água + 1cc bicarbonato + 1cc vinagre maçã + sal do himalaia. Amasse bem o feijão até virar um purê e adicione os outros ingredientes até virar uma massa firme e consistente, sem grudar na mãos. Molde ela na forma. Não faz mal se não tiver forma redonda, pode ser quadrada ou do formato que quiser. Deixe em forno pré-aquecido por 10 minutos e depois cubra com o molho e a cobertura que quiser e volte para o forno por mais 10 min. 

ESTE molho é de abóbora japonesa. Assei a abóbora por 40 minutos. Bati no liquidificador 1 xic. dela sem a casca) com bastante orégano (tipo 1 col. de sopa), sal do himalaia a gosto+ pimenta do reino + 1 Cc alho em pó (opcional). Ficou sensacional. Cobri a pizza, joguei mais do divo orégano e o queijelim (veja abaixo a receita). 

*Queijelim:
Para fazê-lo, antes você terá que preparar o leite de gergelim: deixe 50 g de gergelim descascado de molho por 4 horas pelo menos, jogue a água fora e bata por 2 minutos no liquidificador com 250 ml de água. 
Gergelim é um dos alimentos que mais contém cálcio (e magnésio que vai ajudá-lo a ser absorvido) na natureza. Coe o leite. Com o resíduo faça o queijelim: adicione ao resíduo cebolinha, salsinha, 1 ou 2 cs azeite, orégano e sal do himalaia - prove e deixe do teu gosto."

*Legenda: cs=colher sopa cc =colher chá Cc=colher café. ‪#‎theveggievoice

Por hoje é só, amigos! Até a próxima!
Um beijo...e um queijo!

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...