domingo, 19 de abril de 2015

Tortinha Biodisponível de Grão de Bico, com recheio de Homus de Abóbora Japonesa














Oi, queridos amigos! Todos sabem que há tempos venho permeando por uma vibe mais saudável, não é? Então...sábado passado fui em um workshop Vegano em Porto Alegre com a linda, doce e muito inteligente ALANA ROX, do THE VEGGIE VOICE. Foi algo que eu nem esperava! É outro mundo, outro modo de ver a alimentação, outros conceitos. Fiquei  simplesmente maravilhada! Super didático, colocamos literalmente as mãos na massa, ao som da sua voz nos orientando e nos passando informações valiosas sobre alimentos, biodisponibilidade dos alimentos, combinações, demolhagem de grãos (o tempo bem diferente do que nós sabíamos), fitatos, oxalatos...ela semeou um pouco do veganismo em mim, sim! Para quem quiser saber mais sobre tudo isso, siga a sua página no FB

Esta moça não é partidária de guardar o conhecimento...ao contrário...ela reparte, divide, compartilha! Nos dá receitas de sucos, almoços, jantas, lanchinhos...tudo COM MUITO SABOR! E MUITA FILOSOFIA! Também nos planta "pulga" atrás da orelha...nossa...voltei para casa com o pensamento longe...lá naquela aula maravilhosa! Eu nem ia mencionar..mas ainda por cima a "bandida" é linda de doer (ahahah) ! E usa o que a natureza nos dá para fazer cremes, desodorantes, loção...e ensina também! 

Desde então, passo horas grudada no computador, absorvendo informações sobre BIODISPONIBILIDADE DE ALIMENTOS, GLUTATIONA E ANTIOXIDANTES, ANTI NUTRIENTES, FITATOS E OXALATOS, RODA DA SINERGIA ALIMENTAR...Não...não pretendo me tornar vegana, apenas trazer o máximo de saúde para a minha família com o máximo que eu puder absorver de conhecimento! Sempre fui assim...sempre!

Deixo com vocês um texto no qual a Alana fala sobre a sua "filosofia de vida". Vê se não dá vontade de entrar nessa de cabeça!!!

" Não existe nada mais íntimo do que a alimentação, que passa por todas as suas células, seus neurotransmissores, órgãos, tecidos (ossos, pele, músculos). O que vc come reflete seu comportamento e até seus sentimentos, pois é bioquímico tbm. Então você é sim, literalmente tudo que vc come. 
Vc nasceu com uma genética que predispõe o que vc pode ter e como ser, mas vc tbm pode melhorar ou piorar isso através do que coloca pra dentro do corpo (ou fora dele). Vc se torna o que come. Tem alergia? Tá comendo a alergia. Enxaqueca? Tá comendo enxaqueca. Depressão, ansiedade? Tá comendo ela. Tem gastrite; esofagite, dermatite, asma, sinusite? Pois é.. Desinflame seu organismo, não o oxide, não o envelheça precocemente. Pare de se envenenar, muitos alimentos que parecem inofensivos, agem silenciosamente. Não é pq vc não sente, que suas células não estão morrendo. Mas não precisa sofrer, muito pelo contrário! Não precisa abrir mão do que gosta. Massas, pães, bolo, pizza, brigadeiro.. Tudo vc pode e deve comer, só que com os ingredientes certos que tenham uma função. E são muito mais gostosos se vc souber preparar. Seu corpo não pode sofrer horas ou dias por 5 segundos de prazer. O que vc come deve ser gostoso e emocionar na boca e no corpo inteiro. Tudo que vc come deve te gerar um benefício. Senão não tem por quê! Por que fazer isso com vc? Por falta de informação talvez. Se alimente com inteligência. Seu organismo funciona diferente durante o dia todo e noite. Que alimentos devem ser consumidos, quando e como devem ser preparados? Receitas devem ser fáceis, rápidas e sem frescura. Só precisamos de um garfo e um bowl, tavez uma panelinha."


Para as tortinhas (receita para 6), você vai precisar de:


MASSA

(6 tortinhas individuais)
6 col. de sopa de grão de bico cozido apenas em água
2 col. de sopa de  farinha de arroz
2 col. de chá de polvilho doce
2 col. de sopa azeite
Sal a gosto (experimente sempre!)

Faça Assim:
Pré aqueça o forno a 200ºC. 
Misture tudo muito bem com as mãos e molde em forminhas. A massa deve ficar igual massinha de modelar, sem grudar nas mãos. Asse por +/- 35 min. ou até dar uma douradinha. Depois de prontas, espere esfriar e retire da forminha. Preencha com o recheio.

RECHEIO:

HOMUS DE ABOBÓRA

2 xíc. de abóbora cabotiá assada com casca
2 col. de sopa de tahine (pasta de gergelim)
Orégano (mais ou menos 2 col. de sopa cheias...não tenha medo, não!)
Salsinha
Cebolinha verde
Pimenta do Reino
4 col. de sopa de azeite de oliva extra virgem
Sal do Himalaia a gosto (pode ser o comum)

Bata no liquidificador a abobóra assada, o tahine e tudo o resto. Se precisar, adicione um tiquinho de água. ATENÇÃO: não pode ficar líquido. Vá socando com uma colher e batendo, até adquirir a consistência de pastinha. Recheie as tortinhas, decore a gosto e sirva!


Por hoje é só, amigos! Pensem em saúde!
Um beijo...e um queijo!

2 comentários :

  1. Olá Aninha!!!
    Tô precisando entrar nessa vibe saudável também!!!
    Adorei essa receita, gosto bastante do sabor do grão-de-bico!!!
    Beijos e ótima semana pra ti! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andréa...ficou maravilhosa! Um sabor sem igual!!!! Vale muito a pena!!! Beijão e ótima semana!!!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...