Nuggets Saudáveis de Frango e Grão de Bico - descobrindo sabores!











 Aqui, comi com a pastinha que sobrou da receita anterior a esta!

 A cara da filhota experimentando...ela adorou, e...

...poucos minutos depois, o prato já estava assim!!!!

Coisa mais "boua" quando a gente se propõe a mudar, não é? Não...não me tornei vegana - nem eu, nem minha família but, eu REDUZI  MUITO a carne na nossa dieta e SUBSTITUÍ por alimentos vegetais que contenham ferro ( o ferro heme - aquele que é melhor aproveitado pelo organismo - é somente encontrado em alimentos de origem animal - e o não-heme - nos animais também e nos vegetais...porém não tão bem absorvido...daí a importância de não eliminar a carne de vez do cardápio)  também, e sejam proteicos! Ovos e leite continuam iguais! 

Por isso mesmo, nuggets de frango. Saudáveis!!!! Feitos com ingredientes do bem e real chicken meat (carne de frango de verdade, não ossos, patas, pele...tudo-junto-misturado!). Ah...troquei o sal também! Agora usamos por aqui o Sal Rosa do Himalaia...frescura? Pode ser...PORÉM, ele tem muitos benefícios que o marinho comum (embora eu usasse já o integral) não tem! Veja AQUI. Mas cuidado: ele precisa ser usado em menor quantidade, pois salga mais!

Então, vamos à receita?

Você vai precisar de:

250 gramas de grão de bico cozido 
500 gramas de peito de frango cozido
Sal a gosto (prove)
1 col. de café de açafrão (cúrcuma é a mesma coisa)
3 col. de sopa de azeite de oliva extra virgem
Leite de amêndoas suficiente para dar a liga (pode ser leite de vaca)
Pimenta do reino a gosto (opcional)
Farinha de linhaça e gergelim cru para empanar (misturados)

Faça Assim:

Pré aqueça o forno a 210ºC.
Coloque tudo no processador, menos o leite.  Bata. Forma uma massa esfarelada. Vá colocando o leite até virar uma "massa" consistente. Com as mãos molhadas (ajuda a não grudar nas mãos a massa) modele os nuggets e passe em uma mistura de farinha de linhaça e gergelim. Coloque numa forma com papel manteiga untado com óleo. Passe um fio de azeite de oliva por cima e leve assar por 20 minutos, virando-os na metade do tempo. Sirva sozinho ou acompanhado de algum patezinho. 


OBS1: Da próxima vez que eu fizer, farei com frango crú. Desta vez ficou levemente seco por causa do frango cozido.Tenho a impressão de que daí, não precisarei colocar o leite! Experiências...
OBS2: Colocarei na frigideira quente - sem óleo algum,e dourarei os dois lados. 
OBS3: Receita adaptada da página CRIANÇA SAUDÁVEL
OBS3: Gente...isso aqui ficou delícia demais!!!!

Por hoje é isso! Até a próxima!
Um beijo...e um queijo!