Pão Integral de Linhaça e Amaranto










Oi, querido leitor!!!! Tudo bem por aí? Por aqui, o negócio é o "siguinti": refrescou, saiu pão aqui em casa...simples assim! Tem coisa mais delícia do que sentir aquele aroma característico de pão assando em casa? Todos os ambientes ficam perfumados, as pessoas começam a se alvoroçar em volta da cozinha, esperando pelo seu "naco" de pão quentinho! Então, colocam por cima da fatia fumegante e cheirosa um pouco de manteiga salgadinha e ela se derrete, fazendo com que este pedaço de gostosura fique terrivelmente irresistível!!!!! Quem resiste?! Eu que não!!!!
Ok...ok...com esta minha descrição eu te deixei babando, não é? Confessa aí!!!! Então, vai rápido para a cozinha e...mãos à obra! Faça-o...ele é fácil de fazer e rápido (até) de ficar pronto! Planeje-se...eu comecei às 16:30 horas e tirei do forno às 19 horas isto é...na hora da janta!

Faz três pães. Você vai precisar de:

1 xic. de chá de leite morno
1 xíc. de chá de água morna
3 ovos
3 col. de sopa de manteiga em temperatura ambiente
1/2 xíc. de chá de óleo (usei o de girassol)
2 col. de sopa de açúcar
1 col. de chá de sal
1/2 xíc. de chá de amaranto em flocos
1/2 xíc. de chá de farinha de linhaça
1 pacotinho (10 gr.) de fermento biológico granulado (seco)
500 gr. de farinha de trigo (+/-)
500 gr, de farinha de trigo integral (+/-)


Faça assim:

Numa tigela grande (usei uma bacia média de inox), coloque  o leite, a água, os ovos, a manteiga, o óleo, o açúcar, o sal, o amaranto e a linhaça. Misture bem com uma colher. Adicione o fermento, a farinha de trigo ( vá colocando de xícara em xícara - 1 de branca e 1 de integral)  e vá mexendo até dar o o ponto de sovar com as mãos. Sove uns 5 minutos. Faça uma bola, coloque a massa de volta na tigela. Cubra com plástico filme e leve a um lugar aquecido, sem correnteza de ar - tipo o forno de microondas por 1 hora. 
Unte as formas de pão com óleo. 
Retire a massa da tigela. Divida-a em 3 partes. Amasse cada uma delas por uns 3 minutos cada, molde os pães e coloque nas formas. Leve para dentro do forno do fogão SEM LIGÁ-LO. Deixe lá descansando por mais 30 minutos. 
Pegue um borrifador de água e borrife os pães e o forno. Ligue o forno a 190ºC e asse os pães por +/- 35 minutos ou até dourarem. Bom proveito!

* +/- = mais ou menos

Por hoje é isso! 
Até a próxima! Um beijo...e um queijo!