Pão de Linhaça e Mel











Oi, amigos! Hoje fez friozinho...lá, lá, lá, lá!!!!! Dia de Pão! Delícia! Deixo com vocês a receita de um pão delicioso de linhaça! Fácil de fazer! Mas você precisa ter uma balancinha digital! É um bom investimento, pois dura anos e não é caro!
Ainda no outro dia, dá para torrar na torradeira e comer com um queijinho, ou uma manteiguinha...ou ainda com uma geleia!!! Hummmm! Receita um nadica adaptada DAQUI.


Você vai precisar de:


Rende 1 pão.

120g de farinha de trigo para pães
280g de farinha integral
50g de farinha de linhaça
1 col. de chá de sal
10 g. de fermento ativo fresco
1 col de sopa de mel
245g de água
2 col. de sopa de azeite de oliva extra virgem



Faça assim:

Misture em uma tigela as farinhas e o fermento e esfregue com as pontas dos dedos para esmigalhá-lo e misturá-lo. Junte o resto dos ingredientes e sove por uns 10 minutos até que a massa esteja elástica. Forme uma bola, coloque numa tigela ligeiramente enfarinhada, cubra com um pano, leve a um lugar quentinho (como dentro do microondas) e deixe fermentar por 1h-1h30, até que dobre de tamanho.

Volte a massa para uma superfície ligeiramente enfarinhada e traga as bordas da massa para o centro, fundando com o punho para retirar o ar. Forme uma bola novamente e deixe descansar por 5 minutos.
Molde o pão, afinando as pontas, coloque numa assadeira polvilhada com farinha de milho (ou farinha integral), cubra com um pano e deixe fermentar por mais 30min-1h, até que tenha dobrado de tamanho novamente (ou até que, pressionando de leve o dedo, a massa volte devagar para o lugar). 

Pré-aqueça o forno a 210ºC. Faça cortes diagonais na massa com uma faca afiada ou uma gilete. Pulverize o pão e o forno com água, coloque o pão rapidamente no forno e abaixe o fogo para 200ºC. Asse por cerca 30 - 40 minutos ou até que o pão esteja dourado e um solte um som oco ao bater embaixo dele com os nós dos dedos.

Por hoje é isso! Bom proveito!
Um beijo...e um queijo!