Creme de abacate...Não uma receita, mas sim uma dica!


Tanto se fala hoje em dia de alimentação saudável - EU falo SEMPRE sobre isso - que hoje vim dar uma dica: que tal incluir o abacate no seu dia a dia? Ele engorda? Sim...se consumido em excesso, porque é uma das frutas mais ricas em gordura (mesmo sendo de boa qualidade, tem muitas calorias). Ele faz bem? Sim...ele ajuda a melhorar o colesterol no sangue e o sistema circulatório como um todo porque contém gordura saudável, como os ômega 3; melhora a pele, pois tem boas quantidades de vitamina A, E e C; previne doenças congênitas, pois contém ácido fólico; protege as células pela sua riqueza em antioxidante. Então? Não é motivo suficiente para você pelo menos TENTAR comê-lo? Eu amo abacate...seja batido em forma de vitamina, seja em saladas, seja amassadinho com açúcar e limão em uma sobremesa saudável, seja em um molho para salada!
#ficaadica!!!!

A receitinha deste abacate? É muito fácil!

Pegue um abacate madurinho. Abra-o e use uma das metades. Retire da casca com uma colher, coloque em um bowl e amasse bem com um garfo, coloque o suco de 1/2 limão (uma das funções deste limão é não deixar a fruta oxidar e ficar escura!) e açúcar a gosto! Depois, é só se deliciar! Se quiser, passe no mixer, como eu fiz neste da foto - o abacate estava muito maduro e continha "fios".



Por hoje é só, amigos!
Um beijo...e um queijo!

Bolo de Inhame - e ó...criança come sim!!!







Foto retirada da WEB

Aqui na minha região não é tão fácil encontrar inhame! Mas este tubérculo está muito bem cotado na lista dos alimentos altamente saudáveis e funcionais: " Escondido sob a terra, muita gente não tem ideia dos benefícios que esse vegetal pode trazer. O consumo do tubérculo, parente do cará e da batata-doce, melhora o funcionamento do sistema imunológico, a qualidade do sangue e, por ser altamente nutritivo e medianamente calórico, é uma boa opção também para quem está de dieta. Há poucas pesquisas acadêmicas sobre as aplicações médicas, mas a experiência já elevou o vegetal à categoria de alimento funcional. "Grande parte das propriedades funcionais do inhame se deve à presença de um fito-hormônio chamado diosgenina, que há muito tempo tem sido usado pela indústria farmacêutica em geral", diz a nutricionista Roseli Rossi, da Clínica Equilíbrio Nutricional (SP)." - Revista VIVA SAÚDE ( quer saber mais? Clica no link!).

Então...depois disso, resolvi - quando conseguir encontrá-lo - incluir na dieta aqui de casa! Mas como fazer as crianças comerem? Vou disfarçando...incluindo-o JUNTO a outros alimentos, e colocando-o dentro de receitas, como bolo, por exemplo! E ó...eles comem sim...tu-di-nho!!!! E querem mais!!!!

Este bolo, eu resolvi fazer por conta e risco! Fui adicionando os ingredientes conforme eu achava que ficava bem! Da próxima vez, farei algumas trocas como por exemplo, as farinhas e o açúcar! Também quero adicionar iogurte e aveia! Mas por hoje, ele foi feito assim!

Você vai precisar de:

400 gr. de inhame descascado e cortado em pedaços
4 ovos
3/4 de xíc. de chá de óleo (usei de canola)
1 xíc. de chá de açúcar demerara
2 xíc. de chá de farinha de trigo peneirada
1 col. de sopa de fermento em pó
3 col. de sopa de chocolate em pó (usei o dos frades)


Para a cobertura:

1 col. de sopa de manteiga
1/2 xíc. de chá de chocolate em pó
1/3 de xíc. de chá de açúcar
1/3 de xic. de chá de água (ou leite desnatado)

Faça assim:

Pré aqueça o forno a 180ºC. Unte e enfarinhe uma forma de buraco no meio.
No liquidificador, coloque o inhame, os ovos, o óleo e o açúcar. Bata bem. Em uma tigela, coloque os demais ingredientes e misture tudo. Despeje a mistura líquida e misture tudo muito bem à mão. Não BATA muito, pois para bolo não queremos ativar o glútem, que torna a massa mais pegajosa ( tipo para pão, sabe?). Coloque na forma e leve assar por +/-  35-40 minutos. Faça o teste do palito. Retire e espere esfriar um pouco para poder desenformar sem quebrá-lo.

Após desenformar, é hora da COBERTURA:

Coloque os ingredientes em uma panela e leve ao fogo mexendo sempre até ver o fundo da panela. Este é o ponto. Desligue e espalhe sobre o bolo.

Por hoje era isso, gente! Até a próxima!
Um beijo...e um queijo!

Bolo Formigueiro Fofinho e Saudável - para o lanche da criançada!!!




Hoje é segunda feira, dia de voltar à rotina. Arrumar a casa, colocar as roupas para lavar, fazer o almoço e...preparar o lanche das crianças! Sim, porque eu não deixo comprar lanche da cantina da escola! Engraçado isso, que a alimentação saudável é trabalhada nos conteúdos da escola but, a cantina segue com bolachas recheadas, refrigerantes, chocolates, salgadinhos, frituras, sucos em caixinhas, balas, sorvetes, chiclets...o que custa colocar iogurtes, suco natural, sanduíches, bolos, etc????? Custa o trabalho de fazer, não é? Mas aqui em casa não tem disso não! Faço o lanche dos meus filhos saudável! Eles levam pãozinho com alguma mistura, frutas, iogurtes, sucos naturais. E reclamam que não podem comprar na cantina!!!!!!! ahahahahah Mas eu não cedo, pois é quando eles são pequenos que se formam os hábitos! Para hoje, fiz um bolo bem delícia! Fica fofinho, é feito com óleo de coco, iogurte, açúcar demerara (que não é refinado), e coco ralado! Tem o chocolate granulado...mas...tudo bem...eu tento :p !!!!!

PS: a impressão que eu tive é que ele tinha solado...mas no final, ficou muito bom!!!


Para fazer esta delícia, você vai precisar de:

1 copo de iogurte natural (use o mesmo copo para medir o resto - ou use a medida de 200 ml)
3 col. de sopa de óleo de coco (se estiver duro)...ou 1/2 xíc. de chá se estiver em estado líquido.
3 ovos inteiros (uso caipiras)
1 col. de chá de essência de baunilha
50 gramas de coco ralado integral (sem açúcar)
1 pacotinho de chocolate granulado de uma marca boa, por favor!!! ( tu estás fazendo um bolo de alta qualidade...não vá agora comprar um chocolate baratinho...compre coisa boa...de qualidade)
2 copos de farinha de trigo peneirada
1 1/2 copos de açúcar demerara orgânico
1 col. de sopa de fermento em pó



Modo de preparo:

Pré aqueça o forno a 180ºC. Unte e enfarinhe uma forma com buraco no meio.
No liquidificador bata o iogurte, o óleo, os ovos e a essência de baunilha. Coloque os demais ingredientes em um bowl. Misture bem. Incorpore a mistura do liquidificador aos demais ingredientes e mexa até formar uma mistura homogênea. Despeje a massa sobre a forma, e leve ao forno por aproximadamente 35 à 40 minutos ou afaça o teste do palito. Retire do forno e desenforme depois de frio.

Por hoje é só, amigos! Até a próxima!
Um beijo...e um queijo!

Bolo de Cenoura e Especiarias da Bela Gil







Cada vez que assisto ao programa da Bella Gil, saio com uma vontade louca de virar natureba de vez! A gente baba com as receitas...e parecem mesmo deliciosas! Já fiz algumas mudanças na nossa alimentação, como trocar a farinha de trigo normal por farinha integral; ovos de granja por ovos caipiras; arroz parboilizado por integral; macarraão só integral; não comprei mais caldo de carne e de galinha em cubos; hortifruti todos orgânicos; reduzi os enlatados ao estritamente necessário (chega de milho, ervilha, etc em lata); só uso azeite de oliva para cozinhar. O de canola ou milho apenas para bolo, ou quando tenho que fritar algo, que é RARO!!! Parei de comprar doces, docinhos para festas, bolachas recheadas, chimias e geleias; agora faço em casa ou uso mel e melado. Não comemos embutidos e defumados! O meu grande "porém" aqui é o resto da família, que é resistente a mudanças...então, vou indo aos poucos...com calma adequando uma coisa aqui...a outra ali...mas já fiz grandes coisas, não é?

Hoje fiz o "Bolo de cenoura com calda de chocolate"! O cheiro aqui ficou uma loucura! Mas olha só...eu esqueci de colocar o cacau na massa do bolo - que não fez diferença nenhuma, porque ficou delicioso -  e também, ao fazer a cobertura, achei o agar-agar "fedido" e pensei que por ser uma gelatina, o bolo ia ter que ficar na geladeira...definitivamente as crianças não iam gostar! Cobertura com consistência de gelatina...não ia rolar mesmo!

Então, a diferença foi esta: não colocar cacau na massa e fazer OUTRA COBERTURA. Mas a receita do bolo é todinha dela! Dividi a massa em 2 partes para fazer o recheio, como ela...e no fim não fiz! Da próxima vez, asso em uma forma só!

Para o bolo, você vai precisar de:

* medida do copo americano: 200 ml

3 copos de farinha de trigo integral (usei 2 de integral e 1 de farinha normal)
2 e ½ copos de açúcar mascavo
1 colher de sobremesa cheia de fermento em pó
1 colher de sobremesa de canela em pó
1 colher de chá de noz-moscada
½ colher de chá de gengibre em pó
1 colher de chá de sal marinho
1/2 copo de água
4 ovos
1e ½ copo de óleo de coco (ou de milho, soja, girassol - usei de canola e coloquei somente 1 copo)
1 colher de sopa de extrato de baunilha
2 copos de cenoura ralada (dá mais ou menos 3 cenouras grandes)
1 copo de nozes picadas
1/4 de copo de uva passas ( coloquei 2 punhados)


Faça assim:

Pré aqueça o forno a 180ºC. Unte e enfarinhe duas formas de 20cm de circunferência com óleo e farinha (DA PRÓXIMA VEZ, USAREI UMA FORMA SÓ!). 

Em uma tigela grande, misture a farinha, o açúcar, o fermento em pó, sal e especiarias. Misture bem e reserve. Em outra tigela, misture a água, os ovos, o óleo e a baunilha. Despeje o mix de líquidos no mix da farinha e misture delicadamente. Adicione as nozes, cenouras e passas, continue a misturar até ficar tudo bem incorporado. 

Divida a massa nas duas formas. Leve ao forno porcerca de 35 minutos OU faça o teste do palito.Deixe esfriar por cerca de 30 minutos. Retire da forma e está pronto para enfeitar.


Para a MINHA cobertura:

2 col. de sopa cheias de manteiga
3 col. de sopa de leite integral
3 col. de sopa cheias de cacau em pó
2 col. de sopa cheias de açúcar

Faça assim:

Misture os ingredientes em uma panela e leve ao fogo mexendo sempre até desgrudar da panela (+/- 2 minutos após começar a ferver).
Espalhe sobre o bolo.

Então era isso, minha gente! Um bom resto de semana a todos e até!
Um beijo...e um queijo!

II Encontro dos Blogueiros de Gastronomia do RS

Oi, amigos! Hoje eu não trago uma receita ... ou melhor ... trago sim! A Receita é uma amizade de longa ... de uns 4 anos! Uma amizade feita de blogueiras que se "acharam" nesta vasta internet, que se uniram tendo como objeto o interesse pela comida ... a comida boa ... a comida possível, saudável ... a comida que conforta, que reúne (e une) !!! Nos conhecemos; conhecemos as familias, participamos do dia a dia de cada uma virtualmente e nos encontramos ... para trocar aquele abraço amigo! Neste tempo, conheci a Carla Justino e a Clarissa, do blog LILICA GOURMET ; a Maria Alice, do blog MUNDO DE ALICE ; a Juliana, do blog SEM PRESSA; a Carla Maicá, do CUCINA ARTUSIANA; a Maria Inês e o Nathy, do blog RECEITAS FAVORITAS DO FORMIGÃO; a Rosley e o Jotta, do blog ROSLEY E JOTTA COZINHANDO, a Danieli, do blog UMA IDEIA NA PANELA; a Alessandra, do blog PILOTANDO UM FOGÃO, a Caroline e o César, do blog COMIDA DO DIA

Então, a querida Carla Justino teve a feliz ideia de um novo encontro...desta vez, com personagens novos nesta história...porém apenas um deles apareceu e finalmente pude conhecer e dar um abraço numa queridíssima amiga do face, a qual nos falamos todos os dias praticamente, conhecemos as filhas uma da outra, e não nos conhecíamos pessoalmente: a Piell Rouse, do DELÍCIAS PIELL ROUSE ( e sua família muito 10: seu marido Alexandro e as filhotas lindas Mell, Izza e Sophia - uns mimos!)!!!

O encontro aconteceu domingo passado, dia 17 de agosto. Foi algo inexplicável...foi show! A Carla e a sua filha Cacá organizaram tudo na SUA casa e ofereceram - com a ajuda do chef  MICHEL VALLANDRO, do UMBERTO RISTORANTE - um almoço com 5 pratos inesquecíveis, além de uma sobremesa deliciosa! Tudo lindamente pensado, decorado e preparado para nos receber...desde o convite até a lembrancinha do final da festa! Algumas blogueiras levaram também alguns pratos de doces para o lanche da tarde...bem...aí tinha brownies, torta de maçãs, cheesecake, pão de mel e pão de nozes! Um luxo!

Bem...dito isso, só tenho a agradecer a hospitalidade das excelentes anfitriãs; a gentileza e simpatia do Chef Michel e a presença de todas as amigas (os) maravilhosas (os) que estiveram presentes!
Um grande beijo a todos e...até a próxima, gente!



Ao invés de um prato...saíram cinco!!!

Os "Cozinheiros"
Michel e Carla...os astros da festa!!!

Clericot








 As crianças...



 Mesa posta











 Coffe time

 Mesa posta

 Decoração da casa

 Decoração da casa

Clericot

o "estojinho de facas do chef..."

A decoração da casa da anfitriã...um must!

 O sorteio de brindes do final...olha a alegria da Piell

Aperitivo

Agora...OS PRATOS:

  Creme de Abóbora com gengibre

"Fritatta de batatas com carne e cebolinhas"

Ossobuco com polenta

Pernil com Chutney de manga e maracujá

Costelinha em cama de chutney e purê de batata doce Roxa

A sobremesa: peras ao vinho com sorvete

Lanches
Torta de maçãs (Piell); Pão de Mel (meu); Pão de Nozes (Rosley e Jotta); Cheesecake (Carla Justino) e Brownies (Maria Alice)

Cheesecake de chocolate branco e geleia 

As Lembrancinhas

As famosas cuquinhas da Piell - sabor doce de leite - uma delícia

Extratos de Baunilha e de Fava Tonka (ou castanha de Baru)

E o brinde do sorteio que eu ganhei (cedido pela Rosley e o Jotta)

Bem, queridos...por hoje é só!
Tenham todos uma ótima semana!
Um beijo...e um queijo!!!

Creme Thai de Abóbora






Oi, gente! Tudo bem com vocês? Por aqui estivemos de férias...aliás, férias maravilhosas e agora voltamos...cheios de energia para o último semestre do ano! Nossa...daqui a pouco já é natal! Vocês já pensaram nisso???
Mas deixa eu contar que queria fazer uma sopa de abóbora há tempos! Mas eu tinha certeza de que as crianças não iriam comer...nem o marido...e só para mim eu achava sem graça! Então fui protelando até que hoje não deu mais para segurar a vontade...fez um dia muito frio e EU AMO ABÓBORA!!!!
Então, resolvi fazer...mas eu queria também uma sopa "quente"...daquelas que na primeira colherada nos enche de aconchego e calor! Pensei em fazer uma thai - que vai gengibre e leite de coco - forte e deliciosa! 
E para a minha surpresa, o povo raspou o prato!!!! Ah...esta é criação "aninha lazzarotto", ok?

Para o creme, você vai precisar de:

1/2 abóbora cabotiá média com casca
1/2 cebola grande
3 dentes de alho 
Um pedaço de +/- 2,5 cm de gengibre
1/2 cubo de caldo de galinha (ou carne) - RARAMENTE uso isso - pois sou contra caldo em cubos...PORÉM eu tenho sempre 2 cubinhos guardados para uma emergência ;) - ...com excessão do purê de batatas e desta sopa - pois a abóbora é bastante doce. 
1 colher de café de noz moscada ralada na hora
200 ml de leite de coco
1 punhado de salsinha picada
Sal a gosto

Faça assim:
Lave e corte em pedaços médios a abóbora. Reserve. Pique a cebola e o alho. Numa panela grande refogue-os em três colheres de sopa de azeite de oliva por 2 minutos. Adicione a abóbora e refogue por mais uns 5 minutos, mexendo e virando os lados. Adicione água até a metade da abóbora. Adicione agora o caldo de galinha bem esmagadinho. Mexa bem e tampe a panela. Deixe cozinhar uns 15 a 20 minutos, ou até que a abóbora esteja mole. Leve tudo (quente) ao liquidificador e bata até virar um creme. Volte o creme para a panela, ligue o fogo e espere ferver de novo. Adicione a noz moscada, coloque sal a gosto. Ferva mais 1 minuto, mexendo para não grudar no fundo da panela. Coloque o leite de coco. Ferva mais um minuto mexendo sempre. Adicione a salsinha picada e sirva imediatamente.

E daí? Fácil, né?
Então...por hoje era isso!!!
Um beijo...e um queijo!