Leite de Castanhas do Brasil


Cada vez mais me aproximando da dieta vegetariana...um passinho por vez! Tenho feito descobertas incríveis!!!! Tenho feito incursões pelo mundo das comidas integrais, orgânicas, sem glútem, sem lactose...tenho aprendido, errado, me informado, feito experiências! Uma das mais legais que eu encontrei foi fazer os leites vegetais! Nossa...uma delícia! E podemos fazer tudo com eles! 

Seus sabores também podem ser bem variados: CASTANHAS, AMÊNDOAS, QUINUA, CASTANHA DE CAJÚ, LINHAÇA, ARROZ INTEGRAL, AMENDOINS, NOZES, SEMENTE DE ABÓBORA, SOJA, AVEIA, GERGELIM, GIRASSOL! 

Ainda, podem ser uma opção alimentar para quem quer diminuir o consumo de leite animal ou mesmo retirá-lo do cardápio diário. E ao adotar novos leites em sua vida, você não vai sofrer por falta de nutrientes e ainda poderá ganhar em fibras, minerais e saúde.

Pesquisando, descobri que as castanhas-do-pará são chamadas de  "pílulas da felicidade". Cada uma possui 60 mcg de selênio, um importante antioxidante que varre as impurezas das células. Contám ainda vitaminas E e B1, que exercem papel importante no metabolismo das proteínas e na geração de energia. É um dos leites mais saborosos...como diz na Revista dos Vegetarianos, "é como tomar leite vindo direto da castanheira"!

Os leites vegetais podem ser usados para tudo, no lugar do leite animal. O resíduo, isto é, o que sobra das sementes, pode ser usado para incrementar bolos, sopas, mingaus, em massas de liquidificador para tortas salgadas, assados, na confecção de pães e tortas e vitaminas. Os leites vegetais não aguentam temperaturas altas. Conserve-os em geladeira e se precisar aquecer, não deixe ferver, pois podem talhar. O uso da canela é indicado quando o leite for aquecido.

Para fazê-lo você vai precisar de:

1 xíc. de chá cheia de castanhas do Brasil
4 xícaras de chá de água filtrada + um pouco para deixar as castanhas de molho.
1 pano limpo de prato (ou tecido de fralda)

Faça Assim:

Lave as castanhas e coloque-as em um pote com água até ficarem submersas. Tampe o pote e deixe de molho por 8 horas no mínimo.

Passado o tempo de molho, coe as castanhas DESCARTANDO a água do molho e lavando-as bem. Coloque-as no liquidificados com as 4 xíc. de água. Bata bastante, até desmanchar tudo. 
Numa tigela, coloque o pano e vire a mistura sobre o mesmo. Junte as pontas do pano e esprema-o bem, até sair todo o leite. Separe o resíduo para ser usado em outras preparações e volte a coar mais uma vez.
ESTÁ PRONTO. Guarde o seu leite na geladeira em um recipiente fechado por até 3 dias.
Bom proveito!

Informações retiradas e adaptadas DAQUI. Se quiser saber mais, acesse o link.

Por hoje é só, amigos!
Um beijo...e um queijo.