Creme Thai de Abóbora






Oi, gente! Tudo bem com vocês? Por aqui estivemos de férias...aliás, férias maravilhosas e agora voltamos...cheios de energia para o último semestre do ano! Nossa...daqui a pouco já é natal! Vocês já pensaram nisso???
Mas deixa eu contar que queria fazer uma sopa de abóbora há tempos! Mas eu tinha certeza de que as crianças não iriam comer...nem o marido...e só para mim eu achava sem graça! Então fui protelando até que hoje não deu mais para segurar a vontade...fez um dia muito frio e EU AMO ABÓBORA!!!!
Então, resolvi fazer...mas eu queria também uma sopa "quente"...daquelas que na primeira colherada nos enche de aconchego e calor! Pensei em fazer uma thai - que vai gengibre e leite de coco - forte e deliciosa! 
E para a minha surpresa, o povo raspou o prato!!!! Ah...esta é criação "aninha lazzarotto", ok?

Para o creme, você vai precisar de:

1/2 abóbora cabotiá média com casca
1/2 cebola grande
3 dentes de alho 
Um pedaço de +/- 2,5 cm de gengibre
1/2 cubo de caldo de galinha (ou carne) - RARAMENTE uso isso - pois sou contra caldo em cubos...PORÉM eu tenho sempre 2 cubinhos guardados para uma emergência ;) - ...com excessão do purê de batatas e desta sopa - pois a abóbora é bastante doce. 
1 colher de café de noz moscada ralada na hora
200 ml de leite de coco
1 punhado de salsinha picada
Sal a gosto

Faça assim:
Lave e corte em pedaços médios a abóbora. Reserve. Pique a cebola e o alho. Numa panela grande refogue-os em três colheres de sopa de azeite de oliva por 2 minutos. Adicione a abóbora e refogue por mais uns 5 minutos, mexendo e virando os lados. Adicione água até a metade da abóbora. Adicione agora o caldo de galinha bem esmagadinho. Mexa bem e tampe a panela. Deixe cozinhar uns 15 a 20 minutos, ou até que a abóbora esteja mole. Leve tudo (quente) ao liquidificador e bata até virar um creme. Volte o creme para a panela, ligue o fogo e espere ferver de novo. Adicione a noz moscada, coloque sal a gosto. Ferva mais 1 minuto, mexendo para não grudar no fundo da panela. Coloque o leite de coco. Ferva mais um minuto mexendo sempre. Adicione a salsinha picada e sirva imediatamente.

E daí? Fácil, né?
Então...por hoje era isso!!!
Um beijo...e um queijo!