quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Bolo de Cenoura e Especiarias da Bela Gil







Cada vez que assisto ao programa da Bella Gil, saio com uma vontade louca de virar natureba de vez! A gente baba com as receitas...e parecem mesmo deliciosas! Já fiz algumas mudanças na nossa alimentação, como trocar a farinha de trigo normal por farinha integral; ovos de granja por ovos caipiras; arroz parboilizado por integral; macarraão só integral; não comprei mais caldo de carne e de galinha em cubos; hortifruti todos orgânicos; reduzi os enlatados ao estritamente necessário (chega de milho, ervilha, etc em lata); só uso azeite de oliva para cozinhar. O de canola ou milho apenas para bolo, ou quando tenho que fritar algo, que é RARO!!! Parei de comprar doces, docinhos para festas, bolachas recheadas, chimias e geleias; agora faço em casa ou uso mel e melado. Não comemos embutidos e defumados! O meu grande "porém" aqui é o resto da família, que é resistente a mudanças...então, vou indo aos poucos...com calma adequando uma coisa aqui...a outra ali...mas já fiz grandes coisas, não é?

Hoje fiz o "Bolo de cenoura com calda de chocolate"! O cheiro aqui ficou uma loucura! Mas olha só...eu esqueci de colocar o cacau na massa do bolo - que não fez diferença nenhuma, porque ficou delicioso -  e também, ao fazer a cobertura, achei o agar-agar "fedido" e pensei que por ser uma gelatina, o bolo ia ter que ficar na geladeira...definitivamente as crianças não iam gostar! Cobertura com consistência de gelatina...não ia rolar mesmo!

Então, a diferença foi esta: não colocar cacau na massa e fazer OUTRA COBERTURA. Mas a receita do bolo é todinha dela! Dividi a massa em 2 partes para fazer o recheio, como ela...e no fim não fiz! Da próxima vez, asso em uma forma só!

Para o bolo, você vai precisar de:

* medida do copo americano: 200 ml

3 copos de farinha de trigo integral (usei 2 de integral e 1 de farinha normal)
2 e ½ copos de açúcar mascavo
1 colher de sobremesa cheia de fermento em pó
1 colher de sobremesa de canela em pó
1 colher de chá de noz-moscada
½ colher de chá de gengibre em pó
1 colher de chá de sal marinho
1/2 copo de água
4 ovos
1e ½ copo de óleo de coco (ou de milho, soja, girassol - usei de canola e coloquei somente 1 copo)
1 colher de sopa de extrato de baunilha
2 copos de cenoura ralada (dá mais ou menos 3 cenouras grandes)
1 copo de nozes picadas
1/4 de copo de uva passas ( coloquei 2 punhados)


Faça assim:

Pré aqueça o forno a 180ºC. Unte e enfarinhe duas formas de 20cm de circunferência com óleo e farinha (DA PRÓXIMA VEZ, USAREI UMA FORMA SÓ!). 

Em uma tigela grande, misture a farinha, o açúcar, o fermento em pó, sal e especiarias. Misture bem e reserve. Em outra tigela, misture a água, os ovos, o óleo e a baunilha. Despeje o mix de líquidos no mix da farinha e misture delicadamente. Adicione as nozes, cenouras e passas, continue a misturar até ficar tudo bem incorporado. 

Divida a massa nas duas formas. Leve ao forno porcerca de 35 minutos OU faça o teste do palito.Deixe esfriar por cerca de 30 minutos. Retire da forma e está pronto para enfeitar.


Para a MINHA cobertura:

2 col. de sopa cheias de manteiga
3 col. de sopa de leite integral
3 col. de sopa cheias de cacau em pó
2 col. de sopa cheias de açúcar

Faça assim:

Misture os ingredientes em uma panela e leve ao fogo mexendo sempre até desgrudar da panela (+/- 2 minutos após começar a ferver).
Espalhe sobre o bolo.

Então era isso, minha gente! Um bom resto de semana a todos e até!
Um beijo...e um queijo!

2 comentários :

  1. Que maravilhosa mudança de hábitos alimentares! Parabéns! Quanto ao bolo... irresistíve! Beijos da Executiva de Panela

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada! Sinta-se sempre em casa, querida! Beijo!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...