Toucinho do Céu e o dia que nevou na Serra!!!








 Foto da Pousada da minha amiga em Gramado!

Fotos dos parreirais aqui da região, da estrada que vai a Caxias do Sul e de um lugar próximo a São José dos Ausentes e Bom Jesus

Fotos de  pegadas da minha amiga de Gramado, do Pórtico de Gramado 
e da catedral de Pedra de Canela

Até o nosso Chimarrão, agora virou Tererê!!!

Oi, amigos! Como já falei no post passado, aqui está um frio de louco!  E...novidade: Ontem NEVOU EM 25 CIDADES DO ESTADO...mas nevou mesmo! Olhe as fotos!!! Então pensei...acho que vou fazer algo no forno, para dar uma aquecida na cozinha...aí lembrei de um doce delicioso, bem fácil de fazer, que agrada a todos - o Toucinho do Céu! Na verdade, esta versão é um bolo-pudim de coco, leite e ovos. O que poderia sair ruim em uma mistura destas? A receita original ( FAZ TEMPO QUE EU TENHO E NÃO LEMBRO DE ONDE TIREI!) deu uma fôrma ENORME. Então eu publiquei a versão reduzida pela metade. Se quiser um bolo grande, DOBRE a receita.

Você vai precisar de:

1/2 litro de leite
2 ovos
1 xíc. de açúcar
1 xíc. de farinha de trigo
1/2 col. de margarina
50 g de coco ralado sem adição de açúcar

Faça Assim:
Pré aqueça o forno a 190ºC. Unte um refratário médio ou uma forma de alumínio mesmo com margarina. Reserve.
Bata todos os ingredientes no liquidificador e coloque na forma. Asse por 45 minutos (+/-). Deixe esfriar e sirva.

Viu como é fácil? E delicioso!
Então...por hoje é só!
Um beijo...e um queijo!

Carne de Panela "de mãe"!




Bebella ajudando a descascar as ervilhas


Oi, amigos! E então...como está o tempo por aí? Aqui chove...há 5 dias sem parar! E além disso, tem o frio de 3º a 9,5ºC que castiga o povo! Os rios subiram em várias cidades, deixando muita gente desabrigada; a umidade está grande, fazendo com que as pessoas procurem os hospitais com problemas respiratórios, e em escala menor...temos a roupa que não seca, os bichos que não podemos dar banho, etc...etc...a coisa está feia, tchê! 

"Mas enfim, gaúcho que é gaúcho não se abala, não é?" ahahahahahah Supera os problemas com a juda e solidariedade dos irmãos; com a companhia de um bom chimarrão, de um fogão a lenha para aquecer a casa e secar as roupas, com um bom e quente poncho, um pelego, com um churrasco ...e no nosso caso "gaúcho italiano", com a companhia de um bom "vino"...e vamos que vamos, que daqui a pouco é primavera!!!!!

Dito isso...vamos em frente com uma comidinha quentinha, saborosa e nutritiva! Esta carne de panela é aquela que aparece na propaganda da KNORR, sabe?  Não pense você que eu estou fazendo propaganda, porque não estou...tanto que nem vou colocar o link da receita verdadeira! Mas tenho que dizer DE ONDE ela foi baseada! Sim, porque para variar, já modifiquei quantidades e "qualidades" ahahahahah...porque eu não uso caldo de carne em cubos. Faço o meu próprio caldo e congelo. A receita, eu coloco logo abaixo.

Você vai precisar de:

1 xíc. e 1/2 de caldo de carne caseiro fervente (OU 01 Cubo de caldo de carne dissolvido em uma xíc. e meia de água fervente)
Azeite de Oliva extra virgem
1 cebola pequena picada
1 dente de alho picado
800 de alcatra (OU coxão de dentro) cortada em cubos médios
1 tomate picado
2 cenouras pequenas cortada em rodelas grossas
2 batatas médias cortadas em cubos médios150 gr. de ervilhas (eu usei congeladas. Compro, descasco - no caso a Bebella descascou! Depois faço o processo de "branqueamento" para poder congelar!).

Faça Assim:

Aqueça o caldo de carne (ou dissolva o cubo de caldo de carne na água fervente). Reserve.
Em uma panela de pressão, aqueça um fio de azeite( +/- 1 col. de sopa). Refogue nele a cebola e o alho. Junte a carne e refogue até dourar. Acrescente o tomate e o caldo de carne. Tampe a panela e cozinhe por 20 minutos, contados a partir do início da pressão. Faça sair todo o vapor e abra a panela. Acrescente a batata e a cenoura. acerte o sal ( cuide porque se for utilizar cubo de carne, ele já é bastante salgado!!!). Feche a panela e cozinhe por mais 10 minutos ou até os vegetais estarem cozidos. Enquanto isso, numa panela de água FERVENTE,despeje as ervilhas e deixe ferver por 3 minutos. Coe. Misture ao molho na hora de servir. 
Acompanhe a carne com arroz branco e uma salada verde.


Para o caldo de carne  você vai precisar de:

1,5 litros de água
500 gr. de coxão duro cortado em cubos ou osso buco
2 talos de salsão
2 cenouras
1 batata
1 cebola
2 dentes de alho
1 punhado de vagens verdes limpas
1 bouquet garni (um bouquet feito com salsa, louro e sálvia amarrados com um barbante) 

Faça assim:

Corte as cenouras em rodelas, descasque os dentes de alho (e deixe-os inteiros), corte em "4" a batata e a cebola. Lave os talos de salsão. Coloque todos os ingredientes dentro de uma panela (funda) e deixe ferver por duas horas. Coloque mais água se secar muito. Retire tudo com uma escumadeira (descarte os legumes, ou use para fazer outra coisa; separe a carne que mais tarde pode ser usada em um molho...) e coe o caldo. Espere esfriar e congele.
OBSNão coloquei sal. Salgue na hora que for usar o caldo e somente a porção que for utilizar.

Por hoje é só, queridos!
Um beijo e...um queijo!

Bolo de Morangos










Há uma semana que vi a foto de um bolo de morangos e fiquei com uma vontade louca de fazer! Compartilhei a foto no Facebook e as amigas surtaram!!! Sabe "aquela" foto que mexe com a gente? Então...comprei os morangos ( eu até ia esperar a safra se estabelecer de vez, mas não deu!!!) e aqui está ele! Posso dizer que é muito simples de fazer e fica com uma aparência muito bonita e apetitosa!
A receita não é minha não! Adaptei de acordo com o meu gosto. A Original é da Valentina , e você encontra lá no TREM BOM

Você vai precisar de:

100 gr. de manteiga com sal em temperatura ambiente (se ela estiver gelada, coloque 25 seg no microondas!)
200 gr. de açúcar + duas colheres de sopa
1 ovo grande
120 ml de leite (eu usei desnatado)
1 colher de chá de extrato de baunilha
200 gr. de farinha de trigo
1 col. de sopa de fermento
300 gr. de morangos lavados e cortados ao meio

Faça assim:

Pegue uma forma de 23 cm. Unte e forre o fundo (eu untei e enfarinhei).Reserve.
Pré aqueça o forno a 170ºC.
Na batedeira, coloque o açúcar e a manteiga e bata bem até ficar um creme esbranquiçado. Acrescente o ovo e o leite e a baunilha, e misture (não bata, pois vai saltar para tudo o que é lado!) . Acrescente a farinha de trigo e bata em baixa velocidade o suficiente para que os ingredientes se integrem. Transfira a massa para a forma reservada. Espalhe os morangos por cima da massa. Não é necessário empurrar os morangos na massa. Basta colocá-los firmes e eles assarão bem. Salpique açúcar granulado por cima de tudo e asse por uns 50 a 55 minutos. Espere o bolo esfriar e desenforme (ou não). Salpique açúcar confeiteiro por cima!

Enjoy!

Por hoje é só, queridos!
Um beijo...e um queijo!

Bruschetta de Tomates













Oi!!! Minha amiga...meu amigo...o negócio é o seguinte: Aqui está UM FRIO...UM FRIO de matar!!!!! Hoje à tarde fez 4ºC! Acredita?! Então...cheguei em casa doída de congelada, pois passei a tarde fora e ainda fui pintar o cabelo! Agora...imagina passar 40 minutos com a tinta gelada na cabeça COM ESSE FRIO!!! Ninguém merece!!! Mesmo!
Bem, eu cheguei morta de fome...então abri a geladeira e dei de cara com os tomatinhos-uva que eu havia comprado no começo da semana. E tinha também uns pãezinhos franceses amanhecidos. O que fazer? BRUSCHETTA!!!  É deliciosa, rápida, fácil e sobretudo...QUENTINHA!!!! Ó...simplesmente deliciosa!!!
Ficou com vontade? Quer fazer? Vem...é facinho...facinho!

Você vai precisar de:

Tomatinhos uva (se não tiver tudo bem, pode ser o cereja ou pique o tomate que tiver em casa!)
Mussarella de búfala (se não tiver, vale queijo minas, ricota, queijo colonial, mussarella normal...)
Azeite de Oliva extra virgem
Sal
Orégano ou manjericão seco ou freco
Pãezinhos "velhos"(amanhecidos) - o certo é pão italiano, BUT...
1 dente de alho

Faça Assim:

Pique os tomatinhos em 4, corte o queijo em cubinhos. Coloque em uma tigela e tempere com azeite de oliva, orégano (ou manjericão) e sal - A GOSTO. Reserve.
Coloque uma panela antiaderente na chama do fogão com um fio de azeite de oliva extra virgem. Quando aquecer, coloque os pãezinhos virados com o miolo para a chapa. Aperte-os contra o fundo ( pode ser até com uma tampa de panela), para que tostem. Quando estiverem "tostados" ( não TORRADOS), víre-os para que tostem do outro lado. Enquanto isso, passe (esfregue) o dente de alho nos miolos dos pães. 
Retire da panela, arrume em um prato os pães e coloque o recheio em cima. Sirva IMEDIATAMENTE!

PS: Eu fiz 3 pãezinhos cortados pela metade para 2 pessoas. Usei 1 caixa de tomatinhos, 150 gr. de mussarella de búfala fatiada (que eu já tinha em casa), e orégano. Faça a olho...conforme a SUA NECESSIDADE!

Por hoje é só, amigos! Agora é tomar um gostoso banho quentinho e "zummmm" para baixo das cobertas!
Um beijo...e um queijo!

Bolo Simples de Bananas - mas não menos delicioso - e um blog novinho em folha!!!









Oiê!!!! E aí? Gostaram do novo blog? Eu amei! Estava precisando dar uma renovada...estava enjoada do mesmo nome há 5 anos!!! Mudança de layout, de nome e endereço...ufa! E para falar bem a verdade, embora vários amigos tenham me dito que AGORA este blog ficou a minha cara, EU TAMBÉM ACHEI QUE SIM!!! Na blogosfera, meus amigos me conhecem como ANINHA...então...acabou que criei uma "marca"..."aninha lazzarotto" (minúusculo, por favor!!!)! E assim ficará!

Bem, mas quem nunca teve bananas já "passando" na fruteira? Com a casca preta, quase estragando? E dá uma pena colocar fora!!!!!! Então, a minha saída foi fazer um bolo! Mas eu queria um bolo fofinho, COM FARINHA DE  TRIGO, pois geralmente os bolos de bananas são feitos com farinha de rosca e acaba que ficam mais pesados! 
Então fui no armário, peguei o liquidificador e começei! Vá você também e pegue o seu liqui...é bem fácil e fica delícious!!! Ah...este fui eu que "FUI FAZENDO" conforme dava na "telha"!!!! Não foi copiado ou adaptado de lugar nenhum!

Você vai precisar de:

2 xícaras de chá de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento em pó
½ colher de chá de bicarbonato de sódio
4 bananas (se forem pequenas) OU 3 grandes fatiadas
2 ovos grandes
3/4 xíc. de chá de leite
3/4 de xíc. de chá óleo
1 xícara de chá de açúcar
1 col. de chá de extrato de baunilha (ou essência se for o que tiveres!)
Açúcar de confeiteiro para a decoração

Faça Assim:

Pré aqueça o forno a 180ºC. Unte e enfarinhe uma forma média.

No liquidificador, bata os ovos,o óleo, a baunilha,o leite e as bananas. Desligue e reserve.  Numa tigela, coloque a farinha peneirada,  o açúcar, o fermento e o bicarbonato, misturando bem até obter uma massa homogênea. Despeje numa forma redonda untada e enfarinhada de uns 25 cm de diâmetro. Asse por uns 35 minutos ou que enfiando um palito ele saia limpo. Espere esfriar para desenformar. Decore com açúcar de confeiteiro.

Por hoje é só, amigos!
Um beijo...e um queijo!