Pão de Mandioquinha Delicioso







Oi, pessoal! Como vocês devem ter notado, estou numa fase de fazer pães! De todos os sabores e jeitos...Desde que eu mandei reformar uma mesa que eu tinha na minha escola de culinária e a coloquei na minha cozinha com um-tampo-novo-bom-de-sovar-massa, faço um atrás do outro! Desta vez, fiz um pão de mandioquinha delicioso, fofo, cheiroso...todo mundo comeu e repetiu até acabar um pão inteirinho na janta!!!! Deixo aqui a receita, para quem quiser "passar bem"!!!!!  Ah...peço desculpas por não ter tirado uma foto do pão fatiado, porém eu esqueci...e quando lembrei ele já tinha acabado!!!! Mas garanto...fico muito show!!!!

Você vai precisar de:

400 gr de mandioquinha com casca
2 col. de chá de fermento biológico seco
3 col. de sopa de açúcar
½ xíc. de chá da água do cozimento da mandioquinha (ou batata-baroa, ou batata-salsa...tudo a mesma coisa)
3 col. de sopa de manteiga em ponto de pomada
1 col. de chá cheia de sal
1 ovo 
Farinha até dar o ponto de sova ( +/- 800 gr.) - eu misturei um pouco de farinha integral que eu tinha (deu +/- 1/3 da quantidade)
1 gema para pincelar

Faça Assim:

Descasque a mandioquinha  (raspando-as  para retirar as cascas). Cozinhe-a  em 2 dedos de água na panela de pressão  até ficar macia ( dá uns 15 minutos a partir da hora que inicia o chiado). Esmague-a com um garfo ou com o esmagador de batatas. Reserve – e reserve a água também.

Numa bacia coloque o açúcar, o fermento  e desmanche-o em ½ xíc. da água morna do cozimento da mandioquinha.  Tape com papel filme e deixe descansar por 10 minutos.  Adicione a mandioquinha, o  ovo, a manteiga, o sal e misture bem.  Comece a misturar a farinha aos poucos, até que dê para sovar. Sove bem uns 5 minutos. Faça uma bola. Coloque de volta na bacia, tape com um pano e coloque no forno desligado para crescer por 1 hora.   Enquanto isso, unte as 2 formas de pão OU uma que caibam 2 pães.  Ao término do tempo, retire do forno, sove mais 5 minutos, modele os pães e leve a crescer mais meia hora. Pincele com uma gema de ovo e leve assar em forno a 180ºC.

Bem, por hoje é só amigos!
Um beijo...e um queijo!