sábado, 30 de novembro de 2013

Focaccia Integral e uma descoberta bárbara!
















Hello!!! Um dia da semana passada estava eu "vegetando" na frente da TV (sabe aqueles dias que não tem marido, nem filhos, nem assistente nos solicitando? Pois é! Delícia!) e trocando os canais aleatoriamente quando me chamou a atenção um programa no Discovery H&H, chamado FOME DE QUÊ?, no qual a Nutricionista Vegetariana NEKA MENNA BARRETO (de renome, bem "famosa", mas muito simples), fazia uma sopa de milho verde com coco - ôpa...só aí já me chamou atenção, porque ela ensinou a FAZER O LEITE DE COCO - mais tarde no mesmo canal, fez um "Lombo no Trapo" muito diferente para seu pai e seu irmão, e uma Focaccia maravilhosa! Fiquei salivando...e acabei fazendo, só que dei uma "adaptadinha" de leve no que já era bom!!!!!

Eu já havia ouvido falar dela, pois é gaúcha e vem muito a Porto Alegre dar workshops e participar de eventos, e está seguidamente no caderno GASTRÔ do Jornal Zero Hora. Mas ler é uma coisa....OUVIR E VER é outra bem diferente!!! Ela é simpaticíssima, sincera, simples e ensina o mais legal (para mim) da culinária: como fazer a matéria prima; ela nos fala sobre a importância das ervas e especiarias (que usa muito), e sobre como fazer comida saudável pode não ser complicado!!!! Nota-se claramente como ela ama e se dedica ao que faz! Ela cozinha e vai em cima da panela "puxar" os aromas para sentí-los! É apaixonante! Adorei...minha "nova" ídola ahahahahah!

Então...chega de blá, blá, blá...e rasgação de seda e vamos à receita????

Você vai precisar de:

Esponja:
2/1/2 col. de chá de fermento biológico seco
1/2 xícara de água morna

1 colher de sopa RASA de açúcar orgânico



Massa:
4 xicaras de farinha de trigo orgânica
2 1/2 xicara de agua morna

1 colher de café de açúcar orgânico

1 colher de chá de sal

1/3 xicara de alecrim picado
Um fio de azeite de oliva



Faça Assim:

Coloque o fermento em um bowl, adicione a agua morna e o açúcar. Cubra o bowl com um plástico filme e coloque dentro do microondas deixando fermentar  30 minutos. 


Passados os 30 minutos, em outro bowl, misture todos os ingredientes da massa. Adicione a mistura da esponja já fermentada e coloque farinha até que a massa não grude nas mãos. Sove um pouco - 3 minutinhos. Coloque a massa em um bowl e cubra com um pano de prato. Deixe descansar por mais 30 minutos, para fermentar. Unte uma forma com azeite e espalhe a massa com as mãos. Cubra com um fio de azeite, salpique sal grosso e mais umas folhas de alecrim. Leve ao forno e deixe-a descansar por mais 10 minutinhos...apenas para descansar. Ligue o forno, e asse por 35 minutos a 180ºC.

Depois é só se deliciar com um pedaço de focaccia, um pouco de azeite de oliva e um bom "vino" tinto, curtindo a companhia do marido, ou da esposa, ou...quer saber? Você que sabe!!!!!

Por hoje é só, amigos! Bom final de semana!
Um beijo...e um queijo!

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...