quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Quiche de Aspargos e Bacon












Bom diaaaaa!!!! Hoje acordei pensando que o dia iria estar maravilhoso...com muito sol, calorzinho agradável, céu limpo...ledo engano! Quando abri as janelas,estava feio, cinzento, frio e úmido! Nem acreditei...pois ontem estava muito bom!!!! Mas não tinha importância! Acordei com uma vontade enorme de fazer uma quiche! Gostosa, leve...para a janta! Vai saber o porque, não é? Apenas dá vontade!!! Você já não acordou assim? Pensando: hoje eu faço tal coisa!!!! Pois é! Mas o negócio é o seguinte: NUNCA FIZ UMA QUICHE NA VIDA! Então...como fazer? Vou para a minha "biblioteca culinária" procurar. Pego um livro vegano...não gosto! Pego outro francês...menos ainda...meio que "manteiga demais"!!! Abro o "Panelinha"...gosto da massa, mas minha intenção é usar os aspargos que comprei no mercado, então aquele recheio não me servia! Fui para a internet: procurei...procurei...e ENCONTREI o recheio - mas era de alho poró!!! Tudo bem...adaptei! Então, fiz o seguinte: peguei a receita da massa da Rita Lobo, e o recheio do Site da Sadia! Então, era hora de arregaçar as mangas e colocar mãos à obra!!!

Você vai precisar de:

Para a massa:

2 xíc. de chá de farinha de trigo
150 gr. de manteiga bem gelada
5 col. de sopa de água gelada
1 col. de chá de sal

Faça Assim:
Numa tigela, coloque água com gelo e reserve. Corte a manteiga em cubinhos de cerca de 1cm e coloque numa tigela com a farinha e o sal. Misture com as mãos rapidamente, sem desmanchar completamente a manteiga. Meça as 5 colheres (sopa) de água gelada, e adicione à  tigela e misture apenas até conseguir formar uma bola. Evite trabalhar demais a massa, pois ela acaba ficando menos crocante. O segredo é deixar pontinhos de manteiga aparentes, sem serem incorporados à farinha. Embrulhe a bola de massa em filme ou coloque num saco plástico e leve à geladeira por 2 horas. 

Pré aqueça o forno em temperatura 200 ºC - média/alta. 
Retire a massa da geladeira e do filme. Se estiver muito dura, amoleça com o calor das mãos, trabalhando o mínimo possível. Lembre que o truque aqui é manter a massa sempre gelada. Numa superfície lisa e enfarinhada, abra a massa com um rolo. Ela deve ficar maior que a forma para cobrir o fundo e as laterais. Enrole a massa no rolo e desenrole sobre a forma aqui, você vai precisar de uma forma redonda de fundo removível. Antiaderente é melhor...se não, unte a forma antes. Com as mãos, modele a massa na forma. Para que a massa não fique rachada, é importante apertar os cantos para formar uma base sólida. Retire o excesso de massa com uma faquinha ou passando o rolo sobre a forma.

Coloque uma folha de papel manteiga sobre a torta e coloque feijões crus sobre o papel. O objetivo é formar um peso que não deixe o fundo da massa inflar e quebrar ao assar. Leve para assar por aproximadamente 20 minutos, até que esteja dourada. Passados os 20 minutos de forno, transfira a assadeira para a bancada de trabalho, retire os feijões e o papel e reserve a massa. ENQUANTO ESPERA A MASSA ASSAR, FAÇA O RECHEIO!

Para o Recheio:

1 colher de sopa de Azeite de oliva
1/2 xícara de chá de bacon picado
1 maço de aspargos verdes "in" natura
1 1/2 xícara de chá de Creme de leite fresco
Noz-moscada a gosto moída na hora
Sal a gosto
Pimenta-do-reino preta a gosto moída na hora
100 gramas de Queijo Gruyère ralado (Usei fontina)
4 colheres de sopa de Queijo Parmesão ralado (não coloquei)
2 Ovos batidos

.
Faça Assim:
Numa frigideira, aqueça o azeite e frite o bacon até ficar crocante e seco. Escorra um pouco da gordura. Acrescente os  aspargos cortados enviesados (olhe a foto!) e refogue por 5 minutos. Desligue e reserve.
Bata ligeiramente os ovos numa vasilha, adicione o creme de leite, a noz-moscada, uma pitada de sal e os queijos. Una esta mistura à refogada. Espalhe o recheio por cima da massa e leve para assar por aproximadamente 30 minutos. Sirva a quiche ainda quente, acompanhada de salada de folhas verdes.

Então? Parece difícil, porém é fácil! Vale a pena!
Bem...por hoje era isso, queridos! 
Bon Appétit!!!!

Um beijo...e um queijo!

2 comentários :

  1. Aninha,
    É sempre bom ver, na prática, quem usa e gosta das esferas de cerâmica. São uma não na roda!
    E essa quiche, hein? Só tem coisa boa!!
    Beijos!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...