domingo, 24 de março de 2013

Os Símbolos da Páscoa - Resgatando o Real Significado

Oi, amigos! Pois é...quem sou eu para ficar aqui dando "lição de moral"???? Realmente? De verdade? 
Sou mais uma - dentre tantos - que tenta NÃO ESQUECER que páscoa não é comércio de chocolates e nem de brinquedos! Páscoa é RESSURREIÇÃO...RENASCIMENTO...da fé, da esperança, dos nossos propósitos nesta vida...é vida nova (por isso, o OVO!)!!! 
Então... A páscoa é um evento cristão em comemoração à ressurreição de Cristo, e é considerada a maior celebração religiosa. Como Cristo renasceu, acredita-se que todos nós teremos vida eterna.
Na sexta-feira santa, Jesus Cristo foi crucificado e morto por soldados romanos após sofrer fortes espancamentos. O caminho pelo qual Jesus passou carregando sua própria cruz é conhecido como via sacra.

Existem alguns símbolos que marcam a comemoração da páscoa e apresentam um significado específico! São eles:


O ovo,  aparentemente morto, é o símbolo da vida que surge repentinamente, destruindo as paredes externas e irrompendo com vida. Simboliza a Ressurreição.


O cordeiro foi sacrificado em homenagem à libertação do povo de Deus, os hebreus, pois fugiram do Egito onde eram escravizados. Moisés sacrificou um animal para representar o sacrifício de seu povo durante vários anos. Para os Cristãos, o cordeiro representa Jesus Cristo, crucificado e sacrificado por nossos pecados.



Como muitas igrejas possuem sinos, este também tornou-se um símbolo da páscoa, pois seu som festivo anuncia o ressurgimento de Jesus, sua ressurreição no domingo de páscoa.

O círio pascal é uma vela acesa, que significa o renascimento, a luz de Cristo que ilumina nossos caminhos e nossas vidas, tendo Ele ressuscitado das trevas. No círio pascal aparecem os símbolos alfa e ômega, demonstrando que Deus é o princípio e o fim de tudo.


O girassol é a forma de mostrar que a humanidade deve seguir a luz de Deus, assim como essa flor segue a luz do sol; onde quer que o sol esteja a flor está voltada para o seu lado.



O pão e o vinho tornaram-se figuras importantes na páscoa, pois Jesus sabia que passaria por todo aquele sofrimento e que morreria na cruz. Assim, chamou seus discípulos e fez a santa ceia, oferecendo pão e vinho para eles. O evangelho segundo Lucas explica essa passagem: "E, tomando um pão, tendo dado graças, o partiu e lhes deu, dizendo: Isto é o meu corpo oferecido por vós; fazei isto em memória de mim. Semelhantemente, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este é o cálice da Nova Aliança [ou Novo Pacto] do meu sangue derramado em favor de vós." (Lucas 22:19-20). Esses elementos passaram a ser considerados como o corpo e o sangue de Cristo em busca da vida eterna.



A colomba pascal é um pão no formato de uma pomba, criado por um confeiteiro do norte na Itália, representa a vinda do Espírito Santo sobre os povos cristãos, além de ser um símbolo de paz, que representa a paz em Cristo.



Texto ADAPTADO DAQUI. Imagens retiradas da web.

4 comentários :

  1. Aninha para mim a páscoa e uma das celebrações que mais me enche de alegria. Minha comunidade tinha a tradição de sair na madrugada do domingo com instrumentos para fazer a alvorada, íamos à casa dos amigos anunciando que Cristo havia ressuscitado, e isso fazíamos entoando os cânticos de ressurreição. Muito lindo e muito significativo.
    Adorei o post!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Que texto bacana.

    Obrigado por multiplicar com todos.
    Um abraço, Fábio.

    ResponderExcluir
  3. Ficou ótimo seu post da páscoa!!! Não podemos esquecer de ensinar nossos filhos sobre essa diferença fundamental entre páscoa chocolate e páscoa ressurreição. Obrigada!! Feliz Páscoa.

    ResponderExcluir
  4. Na verdade a maior parte do símbolos da Páscoa (o ovo, o coelho e o pão, por exemplo) foram adaptados do sabbath de Ostara (ou Eostre, que foi adaptado pra "Easter", em inglês), que celebra o início da Primavera, 21 de março no Hemisfério Norte. É interessante notar como boa parte das comemorações cristãs são adaptações de cultos pagãos :)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...