segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Um susto e um Pão de Milho na MFP - ou Não!






~


 Judiaria...





Olha aí ela já boazinha! E bola para a frente!!!



Oi, amigos! Desde 5ª feira que a minha vida deu uma "parada no tempo"! Minha filha começou com sintomas de apendicite; 6ª feira foi dia de muitos exames e cirurgia - por videolaparoscopia  sábado dia de hospital, domingo retorno para casa! Nossa...parecia que um trator tinha passado sobre mim! Quem é mãe (ou pai) entende bem a "dor" da separação...ou quando levam nosso baixinho (a) para a sala de cirurgia, não é? Nesta hora não nos deixam estar ali para protegê-los! Nessa hora, eles tem que entrar sozinhos no "açougue" (ui, credo!) chorando, apavorados de medo, rodeados de gente estranha mascarada e encapuzada...e nós ali sentados, desesperados, com medo também, olhando o relógio e constatando que nestas horas o tempo é infinitamente cruel! Ele se recusa a passar!!! Foram 40 minutos (só!) sem notícias. De repente o cirurgião avisa que a operação correu bem e que em alguns minutos ela iria para a sala de recuperação e que eu poderia ficar junto! Ai...que alívio imenso! E lá vem ela pelo corredor, grogue por causa da anestesia...um toquinho de gente de 6 anos, indefesa, pequena naquela maca gigante! Ao acordar na sala de recuperação, a pergunta que me disse que ela nem tinha visto nada, que não tinha sofrido e nem lembrava de nada: "mãe...onde é que eu tô? O Dr. já fez a cirurgia?" Ali eu me dei conta que de lá, ela não levaria trauma nenhum! Beleza! Depois, fomos para o quarto e 2 dias depois para casa! E hoje finalmente, depois de ter descansado desta porcaria toda, resolvi que faria um pão bem delicioso...até porque ela tem que comer, pois passou todos estes dias quase sem comer nada! E o eleito foi o DE MILHO. Na MFP é melzinho na chupeta...mas dá para fazer à mão também...não tem desculpa para não fazer, heim?
Posso te dizer o seguinte: é delicioso!!! Faz que vale a pena!

* Esta receita vale para pães médios, de 900 a 1100 gramas. 

Para o pão, você vai precisar de:
1 1/2 de copo de leite COM 2 ovos (320ml) - colocar os ovos dentro do copo e completar com leite (então os ovos dão 100ml+220 ml de leite)
2 col. de chá rasas de sal
1 col. de sopa de margarina
4 col. de sopa rasas de açúcar
3/2 copos de farinha de trigo (840 ml)
1 copo de farinha de milho (240 ml)
2 col. de chá de fermento biológico seco

Faça assim:

Se fizer na MFP, coloque os ingredientes nesta ordem. Programe ela no ciclo de pão normal, cor média e tamanho grande! E ligue. Só!

PS: EU TIVE QUE ADICIONAR MAIS UNS 50 ML DE ÁGUA, POIS A MASSA TINHA FICADO FARELENTA. Vá adicionando até que fique na consistência certa.

À MÃO:

Numa bacia, coloque os ingredientes secos (o fermento misturado às farinhas). Faça um buraco no meio e coloque os demais ingredientes. Misture com as mão até obter uma massa uniforme (se necessário, adicione um pouquinho de água até dar o ponto de massa de pão). Amasse...amasse...por uns 10 minutos. Coloque a massa em uma tigela e cubra com o plástico filme. Deixe crescer por 1 hora. Amasse mais. Unte uma forma de pão (ou outra qualquer) com óleo e polvilhe farinha de milho. Molde o pão ( ou os pães, se quiser fazer 2...), coloque-o na forma. Coloque a forma dentro do forno e deixe crescer mais uns 30 minutos. Ligue o forno a 180ºC. e asse até ficar corado.

Bem...por hoje é só, amigos!
Bom carnaval a todos!
Um beijo...e um queijo!

6 comentários :

  1. Que alívio saber que sua filhota está bem, Ana... Imagino seu sufoco!!! Mas aposto que ela se esbaldou com este pão maravilhoso!! Vou fazer com certeza! Beijocas!

    ResponderExcluir
  2. Olá Ana, minha vontade de ir à cozinha e visitar os blogs amigos tem voltado aos poucos e vim dar uma olhada nesse lindo pão de milho...adoro essa rachadura que se forma por cima!Realmente um susto com sua pequena, mas fico feliz que ela esteja totalmente recuperada e se divertindo, as cças tem uma excelente resposta emocional diante de situações inesperadas, isso é muito bom!
    Fiquem com Deus!!Bj,

    ResponderExcluir
  3. Oi Ana!

    Nossa, eu imagino o susto! Coitadinha... Mas, ainda bem que já se recuperou! E com um carinho de mãe desse, quem é que não se recupera?
    Mais um pão seu que vou ter que testar, não sei qual faço primeiro... o de aveia ou esse...rs
    Ficou maravilhoso, Ana! Essa aparência "rasgada" da casca, o tom amarelo-alaranjado, impossível resistir! Já estou levando a receita!

    Mil beijos pras 2!

    ResponderExcluir
  4. QUe bom saber que a Bebella está bem. A gente toma cada susto com nossos filhos,não?
    Maravilha de pão, em breve cou fazer.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  5. Oi lindinha!!!
    Que susto heim!? Já vi esse filme antes rsrsrs... Graças a Deus foi mais um susto mesmo...Com tanto amor, quem não melhora? rsrs Sua filha é linda, Deus a abençoe sempre!
    Quanto ao pão hummmmm vou tentar fazê-lo, pois o seu está muito apetitoso!
    Muita luz e paz

    ResponderExcluir
  6. Oi Ana!

    Apesar de já se passarem alguns dias do ocorrido, deixo aqui minha sensação de alivio por sua filhota estar bem! Já vivi momentos como este, minha filha tinha somente 8 meses, não é fácil quando a gente vê elas entrando com outras pessoas para a cirurgia, sem podermos acompanhar. Graças a Deus no caso das nossas pequenas tudo correu bem. Vamos comemorar com este lindo pão de milho! beijos, saúde

    Nara

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...