Pão Integral de Aveia















Oi, queridos...quero me desculpar por estar vindo menos aqui! Fato é que as minhas crianças estão em férias ainda e a minha "assistente" "abandonou o barco"!!!! Sendo assim, sobrou tudo para mim! Mas alegrem-se que já, já as aulas iniciam e aí sobra mais tempo para eu trazer receitinhas delicious para vocês!

Agora voltando ao nosso assunto - Pão - você já ouviu falar em pão feito com MINGAU DE AVEIA???? Eu nunca tinha visto ou ouvido algo assim! Misturar a aveia na massa, sim...fazer mingau antes...definitivamente não!!!! E este pão foi feito assim...acredite você! E ó: por ser integral achamos que o pão fica pesadão, não é? Ledo engano minha gente!!!! FICA FOFINHO...MACIO...CHEIROSO...GOSTOSO...ai, meu Deus!!! Tudo de bom!

Esta receita foi tirada lá do blog da ANA ELISA, que aliás faz cada um que só indo lá ver...um espetáculo à parte! Muito show, mesmo! Não mudei absolutamente QUASE NADA e então, transcrevo ela tal e qual...para facilitar para você...entretanto, vai lá no LA CUCINETTA e confira você mesmo!


Então, para fazê-lo você vai precisar de:

2 xíc. de leite integral
1 xíc. de aveia em flocos, mais um punhado para polvilhar por cima
1/2 xíc. de água morna
2 col. de sopa de fermento ativo seco
1/2 xíc. de mel
4 col. de sopa manteiga, derretida e fria
3 xíc. de farinha de trigo integral orgânica
cerca de 2 xíc. farinha de trigo branca orgânica
1 col. sopa de sal
1 ovo, ligeiramente batido com 1 col. (sopa) água, para pincelar




Faça Assim:

Aqueça o leite em uma panela média em fogo baixo até que esteja quente, mas não fervendo. Desligue o fogo, junte a aveia e deixe cozinhar, tampado, mexendo de vez em quando, até que esteja morno. 

Numa tigela, misture a água morna, o fermento e o mel e deixe por cinco minutos, até que espume. Junte essa mistura de fermento ao mingau de aveia.

Numa tigela grande, misture a farinha integral, 1 1/2 xic. da farinha branca e o sal. Junte o mingau de aveia e a manteiga derretida e misture com uma colher de pau até formar uma massa macia.

Transfira para uma superfície enfarinhada e sove com mãos enfarinhadas, acrescentando apenas farinha bastante para prevenir que a massa grude nas suas mãos. Continue sovando até que a massa esteja elástica e uniforme, cerca de 10 minutos.

Forme uma bola e transfira para uma tigela grande, untada com óleo, girando a massa dentro dela para recobri-la com uma película de óleo. Cubra com um filme plástico e deixe fermentar por 1 hora e meia, até que dobre de tamanho.

Unte duas formas de pão.  Dê uns socos na massa para retirar o ar de dentro dela. Transfira a massa fermentada para uma superfície ligeiramente enfarinhada e sove. Divida ao meio e molde os pães para caber nas formas. Cubra com um pano de prato e deixe fermentar por mais uma hora, até que dobrem de tamanho.

Coloque a grade no meio do forno e pré-aqueça a 180º C. Pincele o topo dos pães com o ovo batido e polvilhe com a aveia. Leve ao forno até que estejam bem dourados e com um som oco ao bater os nós dos dedos na parte debaixo dos pães, cerca de 35 - 40 minutos (Solte as laterais com a ajuda de uma faca e retire das formas para testar – se não estiverem bons, retorne às formas e ao forno). Remova os pães das formas e deixe que esfriem completamente sobre uma grade.

PS: Unte as formas com óleo e polvilhe farinha de milho. Fica show!

Bem, queridos...por hoje é só!
Fiquem bem!
Um beijo...e um queijo!!!