terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Salada de Lentilhas Delicious - Variando a tradicional versão








Oi, amigos!!! Ainda estou de férias...com muita preguiça de cozinhar porém, sobrou para mim fazer a lentilha da ceia de Ano Novo!!! Curioso é que uns dias antes da virada a nossa querida, amada, salve-salve, minha "guru"  RITA LOBO ensinou a fazer uma lentilha diferente no SEU programa no canal GNT que para mim, foi a salvação da lavoura - eu estava afim de mudar o básico!!!! E devo dizer que a receita fez mesmo sucesso! A família adorou! Ficou light e muito saborosa! Palmas para a nossa amiga Rita!!!! Resolvi então trazer para ti a receita - óbvio que tu poderias ir ver lá no site...tanto, que já deixei o link...mas ver por aqui é mais fácil; porém RECOMENDO que dê uma passada por lá quando tiver tempo! É uma receita melhor que a outra!
Veja bem...não estou plagiando a Rita...apenas transcrevo aqui a sua receita (com uma pequenina adaptação)! As fotos são da lentilha que EU fiz.

Para a salada, você vai precisar de: 

500g de lentilha ( rendeu MUITO! da próxima vez dividirei TODA A RECEITA ao meio!)
3 cebolas médias
2 colheres (sopa) de óleo
1 pitada de sal


Faça assim:


Uma hora antes de fazer a salada, deixe a lentilha de molho na água. Numa panela coloque a lentilha e cubra com três vezes o volume de água. Leve ao fogo médio e, quando começar a ferver, deixe cozinhar por 15 minutos. Descasque e corte as cebolas em metades e fatie fino cada metade. Leve uma frigideira ao fogo médio. Quando esquentar, regue com o óleo e junte as fatias de cebola. Tempere com uma pitada de sal e vá mexendo de vez em quando, até que fiquem bem douradas. Enquanto isso, prepare o molho.
A lentilha precisa estar cozida, mas ainda firme para não desmanchar. Verifique o ponto e escorra bem a água. Transfira para a tigela com o molho e misture bem. Ainda quente, a lentilha pega melhor o tempero. Sirva em temperatura ambiente ou fria. Pode ficar na geladeira por 24 horas. Na hora de servir, junte as ervas e a cebola frita. 




Para o molho de ervas:



½ xícara (chá) de óleo de canola
¼ de xícara (chá) de azeite
1/3 de xícara (chá) de vinagre de vinho branco
1 colher (chá) de açúcar
1 colher (chá) de cominho (eu não tinha, então usei ervas finas)
2 colheres (chá) de sal
1 punhado de folhas de salsinha fresca
1 punhado de folhas de hortelã fresca (não usei)


Faça assim:

Numa tigela grande, onde a salada será servida, misture todos os ingredientes do molho, salvo as ervas. Lave e seque as folhas de salsinha e de hortelã. Pique grosso para dar à salada um aspecto rústico. Para deixar o sabor bem fresquinho, misture somente na hora de servir.


Então é isso, queridos amigos! Mesmo já tendo passado a a ceia da virada do ano, recomendo que faça esta salada! Ela é muito fresca...perfeita para o verão!
Tenham todos um excelente 2013!
Um beijo...e um queijo!

5 comentários :

  1. Que lindas fotos, gostei da sugestão da salada de lentilhas é muito original. Aproveito para desejar um Feliz 2013 cheio de inspiração para novas sugestões, com muita saúde, paz e amor.
    Beijo
    Ana Pinheiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, querida! Obrigada pela visita! Também te desejo muita Saúde, energia, alegria, trabalho, dinheiro...enfim...tuuuuudo de bom neste ano que está engatinhando ainda!!! Um beijão!

      Excluir
  2. Nunca comi lentilhas , achei esta sugestão uma delicia.
    Fiquei com muita vontade de provar.
    Bom ano.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São...como assim??? Não tem lentilhas por aí? Ou tu que não experimentaste??? Se encontrar, faça! Vais amar, querida! Um beijão!

      Excluir
  3. Oi Ana! Aqui fizemos a lentilha junto com o arroz (mjadra), mas, sobraram lentilhas, assim, tua sugestão é muito bem-vinda e ficou com uma cara ótima! Abração!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...