quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Pão de Milho com Passas e Erva Doce









Olá, gente! Agora finalmente posso dizer que estou de férias...pelo menos vou poder cozinhar mais, descansar mais...é que a minha "assistente" voltou!!! Bem...estava eu sentada...ou melhor atirada no sofá folheando os livros de culinária quando encontro esta receita! Só de lê-la já me deu água na boca! Quando vi a foto, então...aí resolvi fazê-lo! É fácil e rápido de fazer, e deve ser chamado de pão porque na massa usa-se fermento de pão, pois mais parece um bolo! Outra coisa que mexeu com a minha vontade foi o tempo estar fresquinho...tem uma brisa gostosa lá fora, pois quando está calor do jeito que estava até dias atrás, não há condições de fazer nada! Eu me sinto imprestável, amarrada mesmo e você? Eu estou falando de calor sufocante de 40ºC sem vento...dá a impressão de que não conseguimos respirar!!! Por isso que eu adoro o inverno...com a temperatura baixa a gente "anda"; a gente se mexe; tem mais disposição, energia...daí vem a fama dos baianos  que dizer ser preguiçosos...molengas...mas também com aquele calor...Bem...chega de conversa e vamos ao que interessa!
Receita do Livro "CELEIRO"- Culinária. Ed. Senac

Você vai precisar de:

50 gr. de uvas passa brancas
50 gr. de uvas passa pretas
2 xíc. de farinha de trigo branca
1 xíc. de farinha de milho fina (fubá)
3 col. de sopa de açúcar
2 col. de chá de sal
1 col. de sopa de fermento biológico seco (ou 1 pacotinho)
1 1/2 xíc. de leite morno
1 1/2 col. de sopa de vinagre branco
1/4 de xíc. de óleo vegetal
1 ovo
1 1/2 col. de sopa de erva doce

Faça assim:

Unte e enfarinhe com fubá 2 formas de pão médias. Reserve.
Lave as passas e escorra num escorredor. Reserve.
Junte todos os ingredientes secos. Mexa e reserve.
Junte os líquidos na tigela da batedeira e misture. Adicione os secos, misture e leve bater na batedeira por 8 minutos. A massa fica MOLE. No último minuto, junte as passas e a erva doce.
Distribua a massa nas duas formas e deixe crescer por uns 30 minutos com as formas cobertas por um pano limpo.
Ligue o forno a 180ºC nos últimos 10 minutos do tempo do crescimento. Ao findar o tempo, coloque os "pães" para assar por +/-50 minutos. Espere esfriar antes de desenformar!

Gente...por hoje é só!
Espero que curtam este "pãozinho" delicious!
Um beijo...e um queijo!

6 comentários :

  1. Maravilhoso, uma delícia este pão.

    ResponderExcluir
  2. Que lindo,e deve ser tão bom .
    Eu adoro passas...
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Lindíssimo este pão...parece ter ficado simplesmente divino.
    Uma combinação de sabores bastante agradável!
    Beijinho

    ResponderExcluir
  4. Oi Aninha! Tudo bem?

    Sabe que também não suporto o calor, aqui em Brasília deu uma super refrescada na última semana, com chuva todo dia...espero que continue por muito tempo, pois até para ficar bonita no calor é mais difícil, né?

    Fiquei curiosa com a textura desse pão Querida, você acha que ele chega a ter um sabor mais doce? Estou pensando em fazer e usar linguiça salteada ao invés das passas, o que você acha?

    Beijo grande para você e que seus dias sejam fresquinhos com aquela brisa maravilhosa!
    Stef

    ResponderExcluir
  5. Oi, Stef! Olha...o pãozinho fica um pouco adocicado sim...quase que um "bolo" com pouco açúcar. Talvez as passas contribuam um pouco com isso! A liguiça ia ser tudo de bom...quem sabe dar uma diminuída de leve no açúcar???
    Quanto ao tempo, Stef...aqui está um calor de matar! O que será que está havendo com este clima maluco??? A gente se sente grudenta, "brilhosa", a maquilagem não aguenta o tranco, a roupa e o perfume muito menos!!!!! Aliás...nem perfume ou desodorante perfumado dá para aguentar!!! O Cheiro enjoa!!! Ainda bem que temos a opção "Sem Perfume" ahahahahah Um beijo, amore! Espero ter respondido um pouquinho a tua dúvida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Respondeu sim Cherie! Vou testar logo logo.

      Beijos e desejo dias mais frescos por aí!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...