Empanada de...Caponata???



















Este prato não é apologia ao Internacional, não!!! É só para mostrar que eu usei a boca dele para cortar a massa, viu?!


Sim...misturando as culturas - Chile e Itália!!! E ó...ficaram de-li-ci-o-sas!!!! Quando estive nos Ingleses para passar o Natal, provei uma que um Chileno fazia para um café de lá! Quando a atendente me disse o sabor, adivinha: tive que provar...e amei! Um gosto excepcional! E quis reproduzir aqui, para que tu também experimente! E tenho certeza que vais gostar também!

As receitas vem de lugares diferentes! A Caponata, pesquisei, pesquisei e acabei por escolher uma do blog da Glau (de novo!) - o Quitandoca , e as empanadas tirei do site BEM SIMPLES, programa "Brasil no Prato" - comandado pela chef Carla Pernambuco.

Tenho algumas observações quanto as receitas: na receita da Caponata, eu não colocaria mais o vinagre de vinho branco; ou colocaria a metade da quantidade e metade de água (para ficar mais suave!) - só! E na receita da massa, eu tive que colocar mais quase 1 xícara de farinha de trigo para poder abrir! 

Para a Caponata, você vai precisar de:

1 vidro médio de azeitonas sem caroço picadas (acho que 300 ml)
1 pimentão amarelo
1 pimentão vermelho
1 pimentão verde
1 cebola roxa grande
2 dentes de alho
2 berinjelas médias 
2 galhos de tomilho fresco (se não tiver, use desidratado mesmo, lembrando que a erva desidratada retém mais o sabor do que a fresca...então, use menos!!!)
2 galhos de orégano fresco (se não tiver, use desidratado mesmo, lembrando que a erva desidratada retém mais o sabor do que a fresca...então, use menos!!!)
Sal
100 ml de vinagre de vinho branco ( usei, porém da próxima vez não colocarei! Colocarei somente água).
Azeite de Oliva extra-virgem

Faça assim: 

Duas horas antes: Corte as berinjelas em tiras finas. Coloque-as em camadas dentro de um escorredor de arroz, intercalando-as com sal. Então: uma camada de berinjela - 1 punhado de sal - e assim por diante...até acabar a berinjela. Você conhece ceviche? O processo é o mesmo...o legume vai se "cozinhar" no sal. Não se assuste. COLOQUE UM PRATO EMBAIXO, POIS A BERINJELA VAI SOLTAR BASTANTE LÍQUIDO! Deixe-as lá quietas por 2 horas.

Passado este tempo, LAVE BEM A BERINJELA para RETIRAR BEM O SAL. ESCORRA-A. Reserve. Corte todos os legumes em tiras finas. Pique o alho. Refogue a cebola e o alho em bastante azeite ( +/- 4 col. de sopa). Adicione os pimentões, as azeitonas e a berinjela. Mexa. NÃO COLOQUE SAL. Acrescente o vinagre.Mexa. Deixe evaporar bem, mexendo de vez em quando. Pronta a caponata.


Para a massa da empanada:


Você vai precisar de:


½ xic  de amido de milho, 
1 xic  de farinha de trigo, 
1 xic de farinha de trigo integral 
150 g de manteiga,
½ xic  de iogurte natural
1 ovo
1 colher (chá) de sal

Coloque em um processador a farinha integral, a farinha, o amido de milho, o sal e a manteiga e processe até formar uma farofa. Acrescente o iogurte e ovo e processe por apenas alguns segundos. Envolva a massa em filme plástico e reserve na geladeira de um dia para o outro. Abra a massa com a ajuda de um rolo, corte com um aro, recheie e feche. Leve para assar por 60 minutos em forno preaquecido a 180 graus, ou até ficar dourado.