Encontro Gourmet? Que Encontro é Esse???

Foto "copiada" do blog Na Biroskinha, da querida Rachel Azevedo

Hoje vim aqui para falar uma coisa...uma coisa que tem me deixado very ansiosa há algum tempo! 

Com o passar dos anos como blogueira, fui conhecendo muitas pessoas bacanas na internet! Todas donas de blogs assim, como o meu...algumas profissionais da gastronomia e outras que fazem do blog seu momento de relax...como eu! E com o passar do tempo, nos encontramos no FACEBOOK e ainda com o passar do tempo, conhecemos outras pessoas e mais outras e formamos então um grupo...o dos FOODBLOGGERS

Nossa meta é crescer com a ajuda uns dos outros, apoiar-nos, se houver alguma dúvida com relação aos blogs, sempre tem uma pessoa que sabe mais e que nos ajuda a esclarecer! 

Desta união, surgiu o 1º ENCONTRO GOURMET NACIONAL DE FOODBLOGGERS...e neste dia minha gente...ah, neste dia conhecerei os meus tão queridos amigos virtuais-reais! Este será um dia de confraternização, de dar um update nos nossos conhecimentos, de alegria! Este será um dia que fortalecerá as bases deste grupo show de bola! Que unirá esta galera de vez! E então? Não é um acontecimento bárbaro? 

O Encontro se dará graças às nossas amigas SANDRA REIS , do blog Receitas do Caldeirão da Bruxa Solar; da  CECÍLIA PADILHA, do blog Yes We Cooking e da DANIELLA ABOLIN, do blog Cinebistrot. Acontecerá neste sábado dia 28 de setembro, no NACIONAL CLUB em São Paulo. Estarei lá, né gente!!!!!

Quem tiver interesse em saber mais, acesse o site do Encontro que está tudo lá! A agenda está um must!

Por enquanto é só, amigos!
Um beijo...e um queijo!

Pão Integral com Aveia





 Amasse...amasse e amasse!

 Aqui os pães foram moldados e colocados para crescer pela 2ª vez.

Já estão prontos para assar!

Assadinho!!!

Oi, amores! Hoje à tarde fiquei em casa...coisa rara...e daí pensei: crianças na escola, eu em casa, tenho um tempo livre...bom para fazer....um pão! Bah...pão é tudo de bom, não é? Pão caseiro, cheiro delicious pela casa toda, pão quentinho...manteiguinha em cima derretendo...nossa! Lá fui eu para a cozinha...e como está um dia quentinho ele cresceu que foi uma beleza! 
E então? Queres fazer este pãozinho delicious? A receita está num outro post que eu fiz com o título " PÃO SALGADO". Desta vez, coloquei a metade de farinha de trigo branca, e na outra metade, coloquei 1 xícara de aveia em flocos finos e o "resto da metade" de farinha de trigo integral. Deu muito certo e o pão ficou delicioso! Pena que não dá para fotografar o cheiro!!!



Você vai precisar de:

30 gr. (2 tabletes) de fermento para pão em temperatura ambiente
1 xíc. (chá) de leite morno
1 xíc. (chá) de água morna
1 xíc. (chá) de óleo (um pouquinho menos)

1 col. de sopa de manteiga (coloquei margarina) em temperatura ambiente
2 col. de sopa de açúcar
1 col. de sopa de sal
3 ovos

1 kg de farinha de trigo +/- (nesta versão, coloquei a metade de farinha de trigo branca, e da outra metade, coloquei 1 xícara de aveia em flocos finos e o resto de farinha de trigo integral)


Faça assim:

Em uma tigela, esfarele e misture o fermento no leite morno até desmanchar. adicione os demais ingredientes nesta mesma tigela, exceto a farinha. Passe para uma "bacia", e coloque farinha mexendo sempre até ficar em ponto de amassar com as mãos - nesta hora, adicione a farinha integral e a aveia, também. Lave bem as mãos e amasse, misturando bem tudo. Faça uma bola dentro da bacia e tape, colocando no forno FRIO para crescer por uma hora mais ou menos. Retire, e amasse mais uns 5 minutos sobre uma superfície plana, colocando mais farinha conforme for necessário. Modele os pães, e deixe crescer por mais 30 minutos dentro do forno. Ligue o mesmo, a 180°C  e coloque os pães para assar até que fiquem bem douradinhos...no meu forno deu 30 minutos!

PS1: Este é o pão que eu faço sempre!
PS2: Dificilmente dá errado!
PS3: Está com vontade...faz! É delicious - fazer e comer!

Então...até amigos!
Um beijo...e um queijo!

Panquecas e lembranças DELICIOUS!!!









Oi, amigos! Se bem me lembro, desde sempre eu amo panquecas...de frango, de carne, de espinafre...mas a que eu mais...mais gosto é esta de carne, sequinha...sem molho...só guizadinho e ovos dentro! Uma delícia...eu pego o "rolinho" e como com a mão mesmo..."coisas de infância que a gente não esquece e que nos trazem boas lembranças"...E por falar nisso, dia desses eu encontrei no mercado livre uma xícara de colorex daquelas bem antiguinhas sabe? Daquelas que nossas avós tinham...pois bem...esta xícara é a que me traz a melhor lembrança da infância! Quando eu ia visitar a minha avó materna em Passo Fundo - RS - ela já faleceu :( -  ela SEMPRE me servia o café com leite nesta xícara...era um simples café com leite...mas o cheirinho...o cheirinho...era maravilhoso...era o melhor café da manhã do mundo!!! Café este, que eu jamais tomei outro igual em toda a minha vida...o meu não tinha este cheirinho...por isso eu comprei a xícara...quem sabe vai ter o cheirinho do que me era servido na casada "vó"?! O CAFÉ DA VÓ NENÊ!!! 

Os meus filhos já têm uma lembrança que vai ficar...já constatei...da avó paterna tem o cheirinho e o gosto do "pão di vó"...ela faz no forno a lenha! Fica divino!!! OLHE ELA AQUI! Eles chegam lá e praticamente só comem o "pão di vó", e carne assada! Amam!!!

E agora ME DIZ: Você tem alguma lembrança gastronômica da infância? Alguma lembrança que te faça divagar, sentir saudades de algum momento especial? CONTA AÍ, VAI!!!

Você encontra mais sugestões de recheio NESTE post!

Para as panquecas, você vai precisar de:

1 xíc. de chá de farinha de trigo
1 xíc. de chá de leite
1 col. de chá de sal
1 ovo

Bata tudo no liquidificador e deixe a massa descansar por 30minutos. Numa frigideira antiaderente, coloque um fiozinho de óleo e faça as panquecas. Vá colocando uma em cima da outra e reserve.

Para o recheio, faça um guizadinho de carne: 

700 gr. de patinho moído
1 cebola média picada
1 dente de alho picadinho
tempero verde ( salsinha e cebolinha picadas) a gosto
2 ovos cozidos DUROS e picados
Sal e pimenta do reino q.b.

Refogue a cebola e o alho numa panela até ficar transparente. Adicione a carne moída e frite bem. Não coloque água...a carne solta bastante. Incorpore o tempero verde. Baixe o fogo e deixe cozinhar. Quando estiver pronto - tem que ficar um guizadinho sequinho -, acerte o sal,  coloque a pimenta a gosto e desligue o fogo. Misture o ovo picado. Reserve.

Coloque um pouquinho do recheio em cima de cada massa e enrole. Coloque num refratário para servir!   Se quiser, leve ao forno para esquentar...e se quiser ainda, coloque em cima das panquecas um queijo antes de levar ao forno, para gratinar. Fica bom demais!!!

Por hoje é só, amigos!
Um bom final de semana a todos!
Um beijo e...um queijo!

Broinhas de Fubá e uma jantinha Delicious!










Oi, amigos! Ontem TIVE que ficar em casa durante a tarde...e quando isso acontece, o "bichinho" da cozinha começa a importunar até que eu vá lá e faça algo! Então, entrei na Internet e fui fazer a "via sacra" de sempre: Olhar os recados e curtições no facebook; olhar emails; olhar o blog e as postagens dos meus amigos blogueiros (que ficam na barra lateral)...isso eu procura fazer TODOS os dias...e assim, fui parar no blog da Ana Elisa, o LA CUCINETTA, e "descobri" estas broinhas imperdíveis! Lá fui eu para a cozinha!!! Tinha que fazê-las...já estava até sentindo o aroma da erva doce pelo ar!!!! Já a Ana Elisa retirou sua receita do blog COME-SE - da Neide Rigo, que como diz a minha querida amiga Carla Maicá (do CUCINA ARTUSIANA) - este blog é uma verdadeira viagem antropológica!!! 

Para a janta, servi espinafre com ovos (refogado com cebola e alho e cobertos por sal e pimenta moídos na hora) e as broinhas...foi uma refeição muito delicious!!!

Transfiro a receita inteira, para quem tem preguicinha de ir lá dar uma olhada...mas sugiro que vão...são dois blogs despretensiosos, e muito...muito bons!

Já aviso que fiz 1/3 da receita, porque 40 broinhas é muito...então, consegui 10 broinhas! Show de bola...elas ficam um pouco massudas, mas o sabor...o sabor...hummmmmmm!

Então, você vai precisar de:

¼ de xícara de manteiga sem sal (50 g) – eu coloquei 20 gr.
1 xícara de leite (240 ml) – usei 80 ml.
3 tabletes de fermento biológico (45 g) – usei 1 tablete
¾ de xícara de açúcar (135 g) – usei 1/3 de xícara
1 xícara de água morna (240 ml) – coloquei 80 ml.
1 kg de farinha de trigo especial – usei 350 gr.
300 g de fubá – usei 100 gr.
1 colher (sopa) rasa de sal (15 g) – usei 1 col. de chá rasa
3 ovos – coloquei 1 ovo
1 colher (sopa) de erva-doce – coloquei 1 col. de sobremesa
Leite (para banhar as broinhas)
Farinha e fubá em quantidades iguais (para polvilhar sobre as broinhas) – usei só fubá

Faça assim:

Derreta a manteiga com o leite, deixe amornar. Numa bacia, coloque o fermento, o açúcar e metade da água morna. Mexa até dissolver tudo. Junte a farinha, o fubá, os ovos e, aos poucos, o leite com a manteiga. Vá juntando o restante da água aos poucos, até conseguir um ponto em que consiga sovar com as mãos (talvez não use toda a água). Passe a massa para uma superfície enfarinhada e sove bastante até ficar uma massa lisa. Junte o sal e a erva-doce e sove mais até incorporar bem estes ingredientes. Cubra com pano e deixe crescer até dobrar de volume. Divida a massa em porções de 50 gramas, faça bolinhas e coloque em forma untada e enfarinhada deixando espaço entre elas. Pincele leite e polvilhe com farinha e fubá. Faça em cima um corte em cruz. Deixe descansar por mais meia hora e leve para assar em forno pré aquecido a 180 ºC, por cerca de meia hora ou até dourar.
Rende: cerca de 40 broinhas.

Bem...por enquanto é isso amores!
Até a próxima!
Um beijo...e um queijo!

Bolo Mármore de Iogurte - Delicious!




Oiê, gente querida!!! Eu não ia postar este bolo, porque é um bolo simples, de iogurte...receita BÁSICA para outros tantos! Pode ser usada para fazer de chocolate, formigueiro, simples mesmo...MAS eu resolvi postar a foto dele no FACEBOOK e o pessoal começou a me mandar mensagens pedindo a receita! Então, atendendo a pedidos, aqui está ele:


Bolo de Iogurte  - do blog do MAURO REBELO


Bata no liquidificador:
1 copo de iogurte natural
o mesmo copo de óleo
3 ovos inteiros (ou 4 se forem pequenos)

Misture numa outra vasilha (sem bater).

2 copos (o mesmo do iogurte) de farinha de trigo

2 copos (o mesmo do iogurte) de açúcar (eu coloquei 1 copo)
1 colher de sopa de fermento químico



Pré aqueça o forno a 180ºC - médio. Unte com margarina uma forma e a enfarinhe.
Una as duas misturas, mexendo bem até ficar homogêneo. Asse por 30 - 40 minutos ou faça o teste do palito. Cobertura faço RARAMENTE. Neste eu não fiz!

OBS:  Eu fiz ele mármore, separando a massa na metade. Coloquei a metade dela em uma forma untada e enfarinhada e na outra metade eu misturei 2 col. de sopa de CHOCOLATE EM PÓ (eu uso o dos frades, da Nestlé). Despejei por cima da primeira massa e dei  uma mexida para fazer o efeito mármore.

Por enquanto é só, pessoal!
Boa semana a todos!
Um beijo ...e um queijo!

PLÁGIO NÃO - É hora de AÇÃO, minha gente!!!



Fazer um texto como este não é muito fácil! Nós, blogueiros de culinária e gastronomia estamos juntos hoje, fazendo BLOGAGEM COLETIVA, sobre o tema - PLÁGIO NÃO!!! E também hoje é meu aniversário...estou fazendo 44 anos e penso que não sou mais obrigada a ver e ficar quieta sobre coisas como esta, não é? Aliás...ninguém é!

Conscientizar as pessoas ( que NÃO QUEREM ENTENDER e que SE FAZEM DE SALAME para não serem pendurados ahahahahahahah ) de que copiar e colar conteúdo dos outros é crime, é antiético, é imoral, e ninguém gostaria que copiassem e saíssem distribuindo conteúdo seu por aí (depois de tanto trabalho que se teve para pensar o que fazer, reunir o material, FAZER, fotografar, pensar na postagem... - e, para falar bem a verdade ISSO É UMA MERDA e a gente se sente muito furioso com ROUBO DESCARADO DE CONTEÚDO essa é a real! Mesmo! De verdade!!!

Então por favor, senhor PLAGIADOR...pense um pouco...eu sei que é mais fácil, mais rápido...mas não é o mais bacana...e as pessoas que descobrem que o SEU CONTEÚDO É COPIADO E NÃO FEITO POR VOCÊ, irão ter uma OUTRA IMPRESSÃO DA PESSOA QUE VOCÊ É!!! Quem rouba conteúdo dos outros, pode roubar outras coisas também, não é????? Ah...e se cuida, porque se sou eu que descubro isso...vou lá e mando ver, tá fofa (o)???

Faça o certo...faça o seu...É MAIS DELICIOUS! Aliás, ande certo...seja justo, ético, honesto, tenha bom senso, seja sincero, amigo DE VERDADE...DO FUNDO DO CORAÇÃO!!! Desarme o espírito...abra-se para o COLETIVO, esqueça o EU e pense mais no NÓS!!! Vivemos em um mundo imenso, e não numa ilha particular!!!

E VOCÊ, pessoa honesta, se ver algo que nitidamente sabe que é plágio, que já viu em outro lugar, denuncie...se não sabe para quem, denuncie para o próprio autor...ele tomará providências...chega do JEITINHO BRASILEIRO...chega de passar vergonha lá fora por termos esta fama...TODOS JUNTOS PARA MELHORAR ESTE PAÍS!!!

Então...recado dado...FAÇA A SUA PARTE!
Um beijo e um queijo!