quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Geleia de Morangos








Oi, queridos! Terça-feira é dia de feira ecológica aqui em Bento Gonçalves! Eu amo! Sempre que possível vou à feira ecológica e "loto"a geladeira de produtos sem veneno! Nesta terça meu pai estava por aqui, nos visitando ( ele é de Floripa!) e levei-o à feira comigo! Ele gostou muito...sua observação:"aqui a verdura parece mais verdinha!!!" Ele não costuma a frequentar a feira ecológica lá! Mas acho que agucei a sua curiosidade!

Aliás, eu sou um pouco chata sobre esse assunto!!! Não faz muito tempo que os produtos orgânicos apareceram por aqui!!! Agora gasto mais dinheiro no mercado mas o açúcar, a erva mate, o arroz, o chocolate em pó, o café, o extrato de baunilha e tudo o que eu conseguir encontrar em termos de orgânico não titubeio...compro mesmo! Tenho conseguido substituir muita coisa aqui em casa! Outra coisa que eu acho muito importante: Fazer o nosso próprio bolo, geleia, pão, suco (eu faço suco de uva de verdade!), comida salgada...enfim...assim sabemos o que vai ali dentro daquele alimento que nos nutre e nos traz SAÚDE também! Sim...porque pela lógica, o alimento é para nos deixar SAUDÁVEIS e não DOENTES!!!

Você gosta de produtos ecológicos? Considera caro? E o que você economizaria a longo prazo em médico? Em remédios? Tudo tem seu preço, meu bem!!! Pensa bem...é a tua vida...é a tua família...teus filhos...aqueles por quem você daria a vida...pelo menos, eu daria!!!

Deixo hoje esta receita que é uma delícia! Pense nesta geleia em cima de uma torradinha...ou sobre um refrescante sorvete...ai...ela vai bem de "n" formas...usa a tua criatividade!!!

Você vai precisar de:

Para cada Kg de morangos use:

700 gr. de açúcar (ou seja use sempre 70% de açúcar...mais, fica muito doce!)
Suco de 1 limão
1 col. de chá de extrato de baunilha ( "ESSÊNCIA" DE BAUNILHA É ARTIFICIAL E NÃO FICA A MESMA COISA!)

Lave e deixe de molho os morangos por 15 minutos em água com 2 col. de sopa de vinagre. Escorra-os e lave novamente em água corrente.
Tire os cabinhos, as folhinhas e pique-os. Pese-os e leve à panela - alta, pois a mistura borbulha e sobe! ( de preferência com antiaderente, que a geleia gruda menos!).
Coloque os demais ingredientes e ligue o fogo. Mexa e espere ferver. A CONTAR DA HORA DA FERVURA, marque 35-40 minutos. Mexa com frequência para não grudar. Desligue a panela, espere esfriar. Envase! Conserve na geladeira ou se quiser, pode congelar em vidrinhos. Neste caso, deixe sempre um dedo abaixo da borda do vidro, pois ao congelar a geleia se expande e pode estourá-lo!

Viu como é fácil? Bom proveito! Tenho outras geleias no blog! Procure e divirta-se!
Um beijo...e um queijo!

11 comentários :

  1. Adoro geleia de morango e essa ficou linda.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Tbm faço minha própria geleia de morango com extrato de baunilha caseiro...uma delícia!Essa cor maravilhosa é muito convidadtiva, sobre um sorvete fica realmente perfeito Ana Paula!
    Uma ótima quinta-feira pra vc!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cris! A cor ficou mesmo um must...por isso tirei a foto sob o sol...para aparecer bem a cor que eu estava enxergando ao vivo!!!! Uma ótima 5ª para vc também, amiga! Beijos e queijos!

      Excluir
  3. Oi Aninha!

    Eu sou super adepta aos orgânicos também. Confesso que acabo gastando pelo menos uns 40% a mais com o orçamento...mas vale a pena. É exatamente como o seu pai falou, são mais verdinhos, mais bonitos e muito mais saudáveis! E uma das coisas que eu sinto muita falta em Brasília, são aquelas fazendas que podemos visitar e ver como o processo é feito e comprar direto do produtor...mas enfim, uma coisa de cada vez!

    Não posso dizer que já vi os reflexos com diminuição dos remédios, pois aqui quase não ficamos doentes...talvez essa já seja a resposta, né?

    By the way, a geléia ficou com uma textura ótima, hein? Se colocar menos açúcar será que dá uma textura boa? Você sabe...eu gosto das coisas azedinhas...de doce já basta a vida...hehehe

    Beijocas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hello, Stef!!! O que eu gosto é que tu lês os comentários!!!! Eu também, viu?! Olha...eu acho que só o fato de não tomarem remédios já é reflexo sim!!!! Aqui, infelizmente não conheço os produtores...temos que esperar as segundas e sextas feiras para ir à feira...porém o pessoal da fiscalização está sempre em cima!!! a geleia ficou bem boa e a textura realmente ótima! Eu pensei em colocar menos açúcar também ( tu sabes que geralmente o pessoal põe 1:1, né? - o que eu acho extremamente "mel"!!!) no entanto fiquei com medo de que a geleia ficasse muito aguada, os estragasse - mofasse logo...vai saber...tenta! Eu conheço receitas que para essa quantidade, fariam o inverso isto é, colocariam APENAS 30%de açúcar! Se fores fazer, me conta tá?! Um beijo e um queijo, amore!

      Excluir
  4. Então Aninha, claro que eu leio...além de ser legal ver receitas, a parte que eu mais gosto é conhecer um pouco das blogueiras amigas. Tem coisa melhor do que conversar? Nem que seja assim...rsrsrs.

    Então, aqui não estamos mais na época de morangos, sabe? E os que encontro, mesmo orgânico não estão lá tão bonitos...e já mais caros também. Mas vi lindas pêras e acredito que dá para fazer algo legal...quem sabe até usar um licor de pêras que ganhei e estou louca para provar em receitas...

    Bom Querida, um beijo bem grande e um lindo fim de semana para você!

    ResponderExcluir
  5. Ana Paula, sempre olho teu blog mas não tinha visto que você morava em Bento Gonçalves. Eu moro em Porto Alegre, mas sou paulista.
    Também faço esta troca: menos quantidade por mais qualidade. Não compro "novidades" para poder comprar comidas mais saudáveis.
    Aqui em Porto alegre tem feiras de produtos orgânicos, porém ficam fora de mão para mim, então faço as compras no supermercado Zaffari. Tento comprar a maior quantidade possível de orgânicos. Quando não dá, opto por aqueles produtos que contém mais agrotóxicos como o pimentão, por exemplo.
    Azeite de oliva exta virgem, óleo de canola e por aí vai.
    Eu plantei duas mudinhas de morangos e os pezinhos ficaram carregadinhos de frutas. Até apodreceram no pé, porque fui deixando para colher depois e depois, mas eles se cansaram da exibição e morreram. :(
    Mas os que colhi estavam super docinhos.
    Eu tenho plantado lá em casa manjericão,salsinha, dois tipos de cebolinha, alecrim, couve e ... morangos (dois pés apenas, hehehe).
    Eu já fiz uma receita de geleia de morangos mas a minha ficou mais escurinha.
    Vou tentar de novo.
    Gosto muito do blog.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nina!!! Fui lá te conhecer e para a minha agradável surpresa, vi que tu costuras!!! Lindas costuras!!! Eu estou iniciando nesta arte...aos poucos...
      Menina...quando os moranguinhos ficam vermelhinhos já tens que comer! Ainda mais sem veneno, eles estragam tri fácil!!! Mas me conta: é muito bom ter as nossas coisinhas plantadas, né? Vamos fazendo a nossa parte por nossa saúde e pela saúde dos próximos a nós!!! Faça esta receita que tu vais amar!!! Quanto à cor, acho que não tem nada a ver, querida! Talvez tu tenhas deixado cozinhar um pouco além e deu uma escurecidinha no açúcar... Um beijo e apareça sempre que quiseres! És muito bem vinda, amore!

      Excluir
  6. Ana Paula, obrigada pela visita no blog. Eu comecei a costurar de falto faz pouco anos, nem sabia usar a máquina, apesar de ter uma há bastante tempo.
    Não é a minha atividade principal, porém quero seguir fazendo as costuricas cada vez mais.
    A minha casa tem um quintal grande e além daquelas plantinhas que te falei, tem algumas árvores também. Tem duas goiabeiras, uma pitangueira, uma ameixeira, uma limoeiro siciliano, tem uma bananeira pequena ainda e um pé de figo também pequeno ainda. Mas como tenho dois cachorros e um gato, não faço canteiro para que eles não fiquem fazendo de banheiro minha horta, hehehehe. Mas na verdade, apesar de grande, o quintal não tem um formato que favoreça uma horta. Tenho também duas buganvílias, que quase não florescem porque plantei no lugar errado e meu marido vive cortando alguns galhos. Então elas sempre têm mais folhas do que flores, rsrsrs.
    Você quer costurar o que? Roupas?
    Fiquei curiosa.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nina...eu estou fazendo patchwork a mão e a máquina!!! Estou amando!!!!

      Excluir
  7. É uma delícia mesmo. Eu comecei com o patchwork a mão. As bolsas vieram ao natural, nem sei explicar como. Mas amo também!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...