Nhoque (ou gnocchi) ao Molho Sugo












Hello! Sempre tive preguiça de fazer nhoque...nem sei porque, pois dá menos trabalho que muita comida que a gente julga fácil de fazer...e de mais a mais, as crianças adoram participar do "processo", então...menos trabalho ainda! Olha que eu não sou de dar conselhos...mas este eu vou te dar! Faz! Faz que tu vais amar!!! Ficou muito boa a massa e o molho, com aquela colherzinha de mel, perdeu a acidez do tomate...ficou divino! E depois, se não gostar de molho sugo, tu podes fazer um outro da tua preferência! então...vai encarar?

Para o Nhoque, você vai precisar de: 
(4 pessoas)

1/2 quilo de batata
1 gema
1 colher (chá) de manteiga
Farinha o quanto baste para dar ponto ( eu usei 1 xícara de chá)
sal a gosto  
óleo (para colocar na água do cozimento)
Queijo parmesão ralado

Faça assim:

Cozinhe as batatas, amasse e deixe esfriar. Leve à geladeira por algum tempo para desidratar e assim levar menor quantidade de farinha. Junte à batata, a gema, a margarina e misture bem. Depois vá juntando a farinha aos poucos até dar ponto de enrolar (não usei toda a xícara na massa). Com a bancada e as mãos enfarinhada  enrole, corte.  Deixei os nhoques descansando um pouco.
Coloque água para ferver com um fio de óleo e sal e cozinhe aos poucos o nhoque (ele cozinha muito rápido - coloque um pouco de nhoque para cozinhar, assim que ele flutuar retire-o com o auxílio de uma escumadeira). Coloque em uma travessa e junte o molho, polvilhe queijo ralado e serva em seguida.

PS: a receita foi retirada do blog COISAS CÁ DE CASA, onde a minha querida amiga Maria de Lourdes Ruiz é quem comanda as panelas!


Molho ao sugo

Pode ser usado para fazer o bolonhesa, para fazer lasanha, para pizza.

Você vai precisar de:

1 lata de tomate pelado 
½ cebola 
2 dentes de alho 
2 galhos de salsinha 
1 galho de orégano fresco 
2 colheres (sopa) de azeite 
1 colher (sobremesa) caldo de carne líquido 
Sal 
Pimenta do reino 
Gotinhas de molho de alho 
½ copo de água 
1 colher (café) de mel 

Faça assim:

Bata tudo no liquidificador e leve ao fogo médio-baixo, em panela destampada por cerca de 20 minutos ou até apurar ao seu gosto. Assim que desligar o fogo finalize com um fio de azeite.

PS: Receita retirada do blog FICA, VAI TER SOBREMESA, da minha amiga Mirella Camargo. O molho é muito bom, mesmo!!!

Então tá, né gente! Até a próxima!!!
Um beijo...e um queijo!