segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Bolo de Frutas Secas com Cranberries e Tâmaras








Oi, gente! Então...nesta casa, se eu invento de fazer um bolo destes, as crianças ficam com uma "tromba" enorme, porque não gostam de frutas secas! Mas como nem só da vontade das crianças se vive por aqui, hoje foi o dia! Eu adorei fazê-lo! Fácil (ou melhor ridículo de fazer!) rápido e simplesmente DE-LI-CI-O-SO!!! A receita eu tirei de um vídeo da Ana Maria Braga que vi nem sei onde; nem quando, mas a "verdadeira" se chama BOLO DE CASTANHAS DO PARÁ, que eu adaptei para o meu gosto...na verdade você vai ver que ela está BEM diferente...e ainda acrescentei RUM, que eu acho que combina bem com este tipo de bolo! Então se quiseres fazê-lo, eia a receita fácil-rápida-show-de-bola!

Você vai precisar de:

2 xíc. chá de castanhas-do-pará (trituradas grosseiramente)
1 xíc. chá de cranberry (passa)
1/2 xíc. chá de tâmaras sem caroco trituradas
1 xíc. chá de farinha de trigo
3/4 xíc. chá de açúcar
1 col. chá de fermento em pó
3 ovos
1 colher (chá) essência de baunilha
2/3 de xíc. de chá de rum


Faça assim:

Pré aqueça o forno a 180ºC. Unte e enfarinhe uma assadeira de pão grande.

Numa tigela coloque todos os ingredientes, EXCETO os ovos, a baunilha e o rum. Misture bem. Reserve.
Numa outra tigela bata os ovos com a essência de baunilha até formar uma espuma (+/- 5 minutos). Misture a isto, o rum. Despeje esta mistura sobre as frutas (reservadas acima) e mexa bem.
Coloque a massa  na forma e nivele a superfície com uma espátula (ou as costas de uma colher). Leve para assar em forno pré-aquecido a 180 graus por +/- 1 hora. Deixe esfriar e desenforme.

PS: Não coloquei cobertura de açúcar de confeiteiro, por motivos óbvios de economia e CALORIAS DESNECESSÁRIAS!  Mas fica a teu critério...o bolo realmente fica LINDO com o açúcar em cima!


Gostou? Deixa aqui o teu comentário! Eu fico super feliz!!!
Até a próxima, queridos!
Um beijo...e um queijo!

9 comentários :

  1. Respostas
    1. Eu também,Carminha...não parava mais de comer!!!!!! Beijos!

      Excluir
  2. Adoro bolos com frutos secos e esse ficou uma delicia,o interior esta fantástico.
    boa semana
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, São! Realmente este ficou estupendo!!! O meu frac, como tu sabes, são os bolos...adoro fazê-los!!!! E com frutos secos então...nossa! Quando eu vi o vídeo hoje a tarde, quase babei...tive que ir correndo fazer!!! Bjkas!

      Excluir
  3. anaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa é maravilhosooooooooooooooooooooooooo ,uma deliciaaaaa este boloooooooooooo,,,,adoro as tuas receitas bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi Ana Paula, seu bolo também agrada bem meu paladar, mas aqui em casa também sou minoria.Seu bolo ficou perfeito para mim, rsrs.Beijos querida e uma ótima semana.

    ResponderExcluir
  5. Se dependesse do meu filho aqui tbm só teria bolo de chocolate ou cenoura, mas tbm temos que nos agradar...eu amo bolo de frutas secas, no sábado preparei um, mas me decepcionou, então levo tua receita para minha lista!
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  6. Muy buena me gustaría probar,abrazos y abrazos

    ResponderExcluir
  7. Uau, amei esse bolo!
    Já irei copiar a receita, pois farei seguramente!
    Bjim
    Léia

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...