sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Panquecas e lembranças DELICIOUS!!!









Oi, amigos! Se bem me lembro, desde sempre eu amo panquecas...de frango, de carne, de espinafre...mas a que eu mais...mais gosto é esta de carne, sequinha...sem molho...só guizadinho e ovos dentro! Uma delícia...eu pego o "rolinho" e como com a mão mesmo..."coisas de infância que a gente não esquece e que nos trazem boas lembranças"...E por falar nisso, dia desses eu encontrei no mercado livre uma xícara de colorex daquelas bem antiguinhas sabe? Daquelas que nossas avós tinham...pois bem...esta xícara é a que me traz a melhor lembrança da infância! Quando eu ia visitar a minha avó materna em Passo Fundo - RS - ela já faleceu :( -  ela SEMPRE me servia o café com leite nesta xícara...era um simples café com leite...mas o cheirinho...o cheirinho...era maravilhoso...era o melhor café da manhã do mundo!!! Café este, que eu jamais tomei outro igual em toda a minha vida...o meu não tinha este cheirinho...por isso eu comprei a xícara...quem sabe vai ter o cheirinho do que me era servido na casada "vó"?! O CAFÉ DA VÓ NENÊ!!! 

Os meus filhos já têm uma lembrança que vai ficar...já constatei...da avó paterna tem o cheirinho e o gosto do "pão di vó"...ela faz no forno a lenha! Fica divino!!! OLHE ELA AQUI! Eles chegam lá e praticamente só comem o "pão di vó", e carne assada! Amam!!!

E agora ME DIZ: Você tem alguma lembrança gastronômica da infância? Alguma lembrança que te faça divagar, sentir saudades de algum momento especial? CONTA AÍ, VAI!!!

Você encontra mais sugestões de recheio NESTE post!

Para as panquecas, você vai precisar de:

1 xíc. de chá de farinha de trigo
1 xíc. de chá de leite
1 col. de chá de sal
1 ovo

Bata tudo no liquidificador e deixe a massa descansar por 30minutos. Numa frigideira antiaderente, coloque um fiozinho de óleo e faça as panquecas. Vá colocando uma em cima da outra e reserve.

Para o recheio, faça um guizadinho de carne: 

700 gr. de patinho moído
1 cebola média picada
1 dente de alho picadinho
tempero verde ( salsinha e cebolinha picadas) a gosto
2 ovos cozidos DUROS e picados
Sal e pimenta do reino q.b.

Refogue a cebola e o alho numa panela até ficar transparente. Adicione a carne moída e frite bem. Não coloque água...a carne solta bastante. Incorpore o tempero verde. Baixe o fogo e deixe cozinhar. Quando estiver pronto - tem que ficar um guizadinho sequinho -, acerte o sal,  coloque a pimenta a gosto e desligue o fogo. Misture o ovo picado. Reserve.

Coloque um pouquinho do recheio em cima de cada massa e enrole. Coloque num refratário para servir!   Se quiser, leve ao forno para esquentar...e se quiser ainda, coloque em cima das panquecas um queijo antes de levar ao forno, para gratinar. Fica bom demais!!!

Por hoje é só, amigos!
Um bom final de semana a todos!
Um beijo e...um queijo!

6 comentários :

  1. São muitas lembranças Ana Paula, uma delas, era a papa de aveia que minha avó fazia lá em Jaboatão dos Guararapes, outra era o peixe (cioba) com leite de coco e coentro da minha mãe, e vai por aí afora. É muito bom lembrar sabores e cheiros que marcaram a nossa vida. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É tão bom relembrar, não é mesmo? Bjkas!

      Excluir
  2. Oi Ana Paula, minha avó paterna fazia uma broa de milho com rapadura no forno à lenha que nunca mais vi igual na minha vida.Sem falar que íamos para a casa dela no mês de dezembro que é época de manga, acordavamos todos os dias com um balde de mangas fresquinhas no meio da cozinha, nos esperando com aquele sorriso que jamais esquecerei.Saudades da minha avó.Boas lembranças Ana Paula, parabéns pelo post e pelas panquecas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Léia...quando a gente começa a relembrar vem uma nostalgia boa, não é? Um pouquinho de tristeza também de não podermos mais ver nossos avós... Mas são lembranças que não esqueceremos nunca!!! Um beijo e um queijo, amore!

      Excluir
  3. Que lindas que estão essas panquecas.
    Adorei :)
    Ah eu tenho lembranças sim.
    Mnha vó faz (graças a deus ainda vive) o meu mousse de maracujá... Que é perfeito e só ela faz :)

    ResponderExcluir
  4. Como a gente tem lembranças boas, não é?
    O que achei curioso é que você gosta do cheirinho de café com leite e eu não gosto de nem do cheiro, mas adoro café.
    É gostoso recordar!
    Bjs.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...