Broinhas de Fubá e uma jantinha Delicious!










Oi, amigos! Ontem TIVE que ficar em casa durante a tarde...e quando isso acontece, o "bichinho" da cozinha começa a importunar até que eu vá lá e faça algo! Então, entrei na Internet e fui fazer a "via sacra" de sempre: Olhar os recados e curtições no facebook; olhar emails; olhar o blog e as postagens dos meus amigos blogueiros (que ficam na barra lateral)...isso eu procura fazer TODOS os dias...e assim, fui parar no blog da Ana Elisa, o LA CUCINETTA, e "descobri" estas broinhas imperdíveis! Lá fui eu para a cozinha!!! Tinha que fazê-las...já estava até sentindo o aroma da erva doce pelo ar!!!! Já a Ana Elisa retirou sua receita do blog COME-SE - da Neide Rigo, que como diz a minha querida amiga Carla Maicá (do CUCINA ARTUSIANA) - este blog é uma verdadeira viagem antropológica!!! 

Para a janta, servi espinafre com ovos (refogado com cebola e alho e cobertos por sal e pimenta moídos na hora) e as broinhas...foi uma refeição muito delicious!!!

Transfiro a receita inteira, para quem tem preguicinha de ir lá dar uma olhada...mas sugiro que vão...são dois blogs despretensiosos, e muito...muito bons!

Já aviso que fiz 1/3 da receita, porque 40 broinhas é muito...então, consegui 10 broinhas! Show de bola...elas ficam um pouco massudas, mas o sabor...o sabor...hummmmmmm!

Então, você vai precisar de:

¼ de xícara de manteiga sem sal (50 g) – eu coloquei 20 gr.
1 xícara de leite (240 ml) – usei 80 ml.
3 tabletes de fermento biológico (45 g) – usei 1 tablete
¾ de xícara de açúcar (135 g) – usei 1/3 de xícara
1 xícara de água morna (240 ml) – coloquei 80 ml.
1 kg de farinha de trigo especial – usei 350 gr.
300 g de fubá – usei 100 gr.
1 colher (sopa) rasa de sal (15 g) – usei 1 col. de chá rasa
3 ovos – coloquei 1 ovo
1 colher (sopa) de erva-doce – coloquei 1 col. de sobremesa
Leite (para banhar as broinhas)
Farinha e fubá em quantidades iguais (para polvilhar sobre as broinhas) – usei só fubá

Faça assim:

Derreta a manteiga com o leite, deixe amornar. Numa bacia, coloque o fermento, o açúcar e metade da água morna. Mexa até dissolver tudo. Junte a farinha, o fubá, os ovos e, aos poucos, o leite com a manteiga. Vá juntando o restante da água aos poucos, até conseguir um ponto em que consiga sovar com as mãos (talvez não use toda a água). Passe a massa para uma superfície enfarinhada e sove bastante até ficar uma massa lisa. Junte o sal e a erva-doce e sove mais até incorporar bem estes ingredientes. Cubra com pano e deixe crescer até dobrar de volume. Divida a massa em porções de 50 gramas, faça bolinhas e coloque em forma untada e enfarinhada deixando espaço entre elas. Pincele leite e polvilhe com farinha e fubá. Faça em cima um corte em cruz. Deixe descansar por mais meia hora e leve para assar em forno pré aquecido a 180 ºC, por cerca de meia hora ou até dourar.
Rende: cerca de 40 broinhas.

Bem...por enquanto é isso amores!
Até a próxima!
Um beijo...e um queijo!