sábado, 25 de agosto de 2012

Bolo de Fubá com Erva Doce








Esta semana não foi das melhores por aqui...por causa de um "ínfimo" vírus, fui parar no hospital, me reviraram com exames de sangue, Raios X, ecografias; tive reação alérgica aos medicamentos, saí do hospital me sentindo muito mal e sem diagnóstico... não dei aula nenhum dia, mal e mal cuidei das crianças e estava de um jeito que "nem sabia quando tinha comido que chegue!"!!! Ô semaninha essa!!! Mas passou, graças a Deus...problema é a filhota que pegou...ó dó!!!

Pensando em trazer um cheirinho gostoso para este lar abandonadinho, e aproveitando o frio que retornou ao estado depois de duas semanas de um calor "fora de época de 30ºC", estreei o fogão a lenha novo ( e como esquenta!), e fiz um bolo de Fubá com Erva Doce para o lanche! Ótima escolha...ficou delicious!!! É uma receita antiga que sempre faço e foi retirada de um calendário da Maisena que tenho   há muitos anos. Confere:

Você vai precisar de:

1 xíc. de chá de manteiga em temperatura ambiente
1 1/2  xíc. de chá de açúcar (vai duas na receita original)
4 Ovos em temperatura ambiente
1 xíc. de chá de amido de milho (maisena)
2 xíc. de chá de farinha de milho
1 col. de sopa de fermento em pó
1 pitada de sal
1 vidro de 200 ml de leite de coco + 1/2 xíc. de chá de leite MISTURADOS
2 col. de sopa de erva doce

Faça assim:

Pré-aqueça o forno a 200ºC. Unte com manteiga e enfarinhe uma forma. Reserve. 
Na batedeira, bata as claras em neve. Reserve. 
Na batedeira ainda, bata a manteiga com o açúcar até ficar um creme fofo. Adicione os ovos e bata até ficar com cor de "gemada". 
Numa tigela à parte, peneire o amido de milho. Junte a farinha de milho, o sal, o fermento e a erva doce.
Misture ao creme, intercalando com "os leites". Bata um pouco para misturar bem. Adicione as claras em neve, MEXENDO com uma espátula ou colher, para incorporar e não desmanchá-las. Coloque a massa na forma escolhida e leve ao forno a 200ºC por + ou - 40 minutos (ou faça o teste do palito). Desenforme depois de frio.

A COBERTURA, fica a seu gosto. Eu não fiz porque prefiro este bolo assim, purinho...ele é muito aromático e delicioso!

Desejo a todos uma ótima semana!  Até a próxima, queridos!
Um beijo...e um queijo!

8 comentários :

  1. Mais comfort food impossível Ana Paula. Ô coisa boa fogão a lenha... Saudade do tempo que moramos e usamos muito aí em Bento.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Oi Ana Paula,
    O bolo é delicioso, perfumado e ficou lindo, é uma associação de ingredientes perfeita.
    As melhoras de sua filhota.
    Beijo e bom domingo,
    Vânia

    ResponderExcluir
  3. O SEU BOLO FICOU COM UMA COR LINDA E TEM MESMO AQUELE ASPECTO DE CASEIRO.
    DEVE SER MESMO BOM!!
    BJ

    ResponderExcluir
  4. Oi Ana Paula tenho paixão por esses fogões à lenha.Acho-os lindissimos.Quanto ao seu bolo de fubá com erva doce, quando eu era criança detestava essas coisinhas no bolo, retirava todas.Ainda bem que o tempo passa e a gente muda de opinião, hoje acho que dá um toque todo especial.Acho que bolo de fucá sem erva doce não é a mesma coisa.Adorei sua receita, adoraria provar um pedaço com um cafezinho passado na hora.Parabéns pelo fogão e estimo melhoras para a filhota.Beijos e boa semana.

    ResponderExcluir
  5. Lindo seu fogão!!!
    Erva doce só eu gosto, acredita? E muito! Sem falar que bolo de fubá é o que há!
    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gina! Quando tem este bolo aqui em casa ( que eu faço QUESTÃO de colocar erva doce) só eu e meu marido comemos...as crianças não querem nem saber! Mas...não podemos viver só do que os outros gostam, não é? E a NOSSA vontade, onde fica? Um beijão, querida!

      Excluir
  6. Cara Ana Paula, saúde !

    Ví seu blog no Receitas na Rede, entrei para ler sobre o tema "plagio".
    Eu tenho um BLOG e quase que semanalmente, apenas para compartilhar, faço uma postagem de um prato novo. Como voce sabe muito bem, e outros blogueiros tambem sabem, a maioria das vezes, nós blogueiros " de fato"; geralmente acabamos comendo comida requentada, pois depois do prato montado são tantas as fotos para a edição que o prato fica frio. No meu caso é mais grave pois eu tiro fotos a cada etapa. Pouco escrevo. Tendo por meio de fotos passar a receita, meu desejo é que vendo a sequencia das fotos o leitor possa melhor entender o preparo. Voltando ao tema de plágio, eu não me lembro exatamente onde masjá ví umas duas fotos minhas em outra postagem.
    Se tiver tempo faça uma visita no meu blog: www.alvaropisani.blogspot.com

    Para finalisar deixo aqui meus parabéns pelas fotos do bolo de fubá. Ainda vou visitar seu blog com mais tempo mas de início achei excelente.
    Beijos de São Pualo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Alvaro! Que bom que gostaste do blog...sinta-se a vontade para percorrê-lo de cima a baixo!!! Fui lá ver o teu blog e gostaria de te parabenizar pelas fotos do passo a passo, que são muito importantes para muita gente! Eu, sou uma que gosto de ver cada passo da receita! Só não faço no meu blog porque dá muito trabalho!!! Este papo de plágio, é muito sério...está como uma praga na internet...e se a gente reclama, as pessoas ainda se acham no direito de ficarem brabas! Pode um negócio desses? Onde é que estamos!!! Voltarei lá mais vezes também! Um abraço!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...