segunda-feira, 21 de maio de 2012

Massa de Pizza em Forma de Bolo
















Oi, pessoal! Ontem à noite foi a vez da pizza...mas não uma pizza normal...e sim AQUELA que as nossas mães e "nonas" faziam quando éramos pequenos! Não sei vocês, mas eu lembro do cheirinho da sardinha pela casa...da primeira mordida...ai...eu amava o dia da pizza! Este era o prato escolhido também para eventos nos quais era combinado que cada pessoa levaria um prato pronto.
Esta massa é diferente...é leve, e parece bolo. Rende uma pizza bem grande. O melhor é que não precisa assar antes! Ajeita-se o recheio por cima e aí se leva ao forno. Tudo de bom!!! Ah...pode adicionar queijo parmesão ralado à massa, que fica muito saborosa. Só não fiz porque fiquei com medo que as crianças achassem forte e não comessem. Ah...A COBERTURA FICA AO GOSTO DO FREGUÊS!!!  A minha foi de sardinha!

Então você vai precisar de:

2 1/2 xic. de chá de farinha de trigo
1 col. de chá de sal
1 col. de sopa de azeite
1 e meia col. de sopa de manteiga (desta vez coloquei  4 colheres de azeite de oliva)
2 ovos
3 col. de chá de fermento em pó
1 xic. de chá de leite

Faça assim:

Misture tudo - eu misturei na batedeira, para deixar a massa bem lisinha. Não precisa assar a massa previamente. Unte a fôrma com margarina e espalhe a massa por toda ela com os dedos ou com uma colher. Coloque a cobertura da pizza na massa ainda crua. Forno até dourar a massa.

OBS: FICA UMA MASSA BEM GRUDENTA, QUE TEM QUE TER PACIÊNCIA PARA ESPALHÁ-LA NA FÔRMA!

10 comentários :

  1. Não conhecia, mas pela foto deve ser uma delícia, vou levar comigo a receita.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Ana, minha mãe fazia uma com a massa bem parecida, tbm era grudenta e tinha que espalhar na forma, mas ela deixava bem fininha e a forma era feita em casa com folhas daquelas latas grandes que se usava antigamente...ô saudade boa, era sempre especial o dia da "pizza"!!Esta tem um aspecto bem saboroso!!
    Boa semana!!

    ResponderExcluir
  3. Ana eu simplesmente sou alucinada com esta pizza, e toda vez que falo dele conto exatamente o que vc falou que toda vez que tem festa de pratinho esta pizza é a oficial, sempre tem alguém que leva.
    Eu nunca tinha conseguido a receita, estou levando comigo e vou guardar bem guardada.
    bjo

    ResponderExcluir
  4. Ah! eu fiz hoje e ficou uma delicia!!!!!!!!! muito obrigada pela receita! é o mesmo estilo da pizza de "mãe" eu acho que coloquei em assadeira pequena ficou alta a massa mas deliciosa! cobri com atum, milho tomates e temperos e queijo! sissi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostaste, querida! É este o objetivo...que você e todos os leitores fiquem satisfeitos! Um beijão!

      Excluir
  5. A-M-O essa pizza! Em tabuleiro, de sardinha e com parmesão em cima... huuummm é total confort food :) Lembra muito da infância! Abraços da Mari

    ResponderExcluir
  6. Eu fiz essa receita e achei MARAVILHOSA, fiz com presunto e mussarela, pretendo fazer com atum. Parabéns pela ótima receita. Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yolanda...e eu querida,fiquei muito feliz que tu gostaste! Obrigada pelo retorno, amore! Um beijo!

      Excluir
  7. é a 1vez que faço, a diferença q eu fiz foi com leite quente, que dizia no fermento que tinha q se com leite quente para ter efeito, ai a massa ficou molinha, então coloquei mais um pouquinho de faria, agora esta em reserva,, vamos ver o quanto cresce,, esqpero que fique boa, fiz junto com minha filha de 3 aninhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomara que fique bem gostosa, Fernando! Parabéns, papai pela iniciativa de fazer com a filhota! Isso só agrega valor na relação de vcs! Um abraço!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...