Bolinhos de Vinho
















Nossa...prometi...prometi e nunca fazia! Porquê? Não sei! Creio que é porque os bolinhos são fritos...Mas vez por outra, esta sobremesa não faz mal! 

Então...estes bolinhos eram feitos pela minha avó paterna há muuuuuitos anos. Descendente de alemães, nascida em 1902, a Vó Maria ( ou Vó Ia, como a chamávamos) fazia este doce sempre que queria fazer um agradinho a alguém! É um doce "forte", diferente e para o meu paladar...muito delicioso! É a terceira vez que o faço em 20 anos de casada!!! Devia fazer mais vezes! Dá um pouquinho ( só um pouquinho) de trabalho, mas vale a pena...os bolinhos têm uma massa bem leve, aerada, suave. Mergulhados nesta calda de vinho e deixados na geladeira de um dia para o outro, absorvem o sabor da calda, ficando uma coisa "d'outro" mundo! Claro que a nem todos agrada...mas seria mesmo impossível uma façanha dessas não é?


Bolinhos de Vinho da Vó IA

Você vai precisar de:

Para os bolinhos:

4 ovos
4 col. de sopa de farinha de trigo
4 col. de sopa de açúcar


Faça assim:
Bata as claras em neve. Reserve.
Bata as gemas com o açúcar até ficar cremoso. Coloque uma frigideira com óleo para aquecer no fogão. Enquanto isso, junte a esta mistura a farinha, misturando bem e por último as claras em neve, misturando tudo delicadamente. Frite às colheradas ( do tamanho de uma col. de chá) a massa, cuidando muito porque ela queima facilmente. Coloque em um papel toalha para escorrer bem e reserve.

Calda:

1 garrafa de vinho tinto - 750 ml ( eu usei cabernet sauvignon, mas pode ser vinho de garrafão mesmo!)
1 garrafa - a mesma medida - de água
5 ovos
2 xíc. de chá de açúcar
2 col. de sopa de amido de milho

Faça assim:

Bata os ovos e o açúcar na batedeira até ficar um creme bem claro. Reserve.
Coloque o vinho, a água e o amido de milho para ferver, mexendo SEMPRE para não embolar. Quando ferver e ficar cremoso, misture a creme de ovos ao vinho. Mexa e adicione os bolinhos. Deixe ferver ligeiramente e desligue. Espere esfriar, coloque em um prato e leve à gelar por +/_ 12 hs.

Enjoy!
Por hoje é só, pessoal!
Um beijo...e um queijo!