Mil Folhas com Geleia de Frutas Vermelhas













Desde que o Olivier Anquier fez esta receita no GNT, eu sonhava em fazer também...mas e o tempo? Nunca tinha o suficiente...e a vontade? Também não!!! Chegava na hora e me dava preguiça e então...não fazia! Mas hoje eu TINHA que fazer estas mil folhas. Motivo? A massa folhada congelada que eu tinha no freezer estava quase vencendo! E outra...eu achava sei lá porque, que era complicado! Que nada...facinho de fazer, relativamente rápido e vou fazer outras vezes, porque só de ouvir o "ai meu Deus"do meu marido ao entrar em casa e ver o doce...já valeu! E como eu disse no facebook, este doce é de cair de joelhos e fazer como a Ana Maria Braga:"hummmmm...chama os cachorros Zezinha"!!!!

Receita adaptada DAQUI.
Você vai precisar de:
400g de massa folhada congelada
3 gemas
3 colheres de sopa de farinha de trigo 
125g de açúcar
1 col. de café de extrato de baunilha
1/2 litro de leite
açúcar de confeiteiro para polvilhar

* Olhe a observação abaixo da receita.

Faça assim:

Massa:

Tire a massa da caixa e descongele deixando cerca de 15-20 minutos em temperatura ambiente. Divida a massa em 4 partes. Forre uma fôrma grande com papel manteiga. Coloque a massa na forma e leve ao forno a 200ºC até que dourem
Enquanto isso...faça:


Creme de Confeiteiro:
Coloque o leite em uma panela com o extrato de baunilha. Enquanto isso, em um recipiente, coloque o açúcar e as gemas e bata até ficar com uma cor clara. Misture também as 3 colheres de sopa de farinha de trigo e continue mexendo.  Quando o leite ferver, vá juntando aos poucos ao creme batido (não coloque o leite todo de uma vez no creme, para que os ovos não cozinhem). Leve ao fogo, e não pare de mexer até que o creme fique encorpado. Desligue o fogo e reserve. 


Geleia de frutas vermelhas:

Frutas vermelhas a gosto (eu coloquei amoras, mirtilos e cerejas na mesma quantidade)
Açúcar refinado na proporção de 70% das frutas
Suco de meio limão (usei o siciliano)
Em uma panela, leve ao fogo todos os ingredientes por +/- 25-30 minutos. Quando começar a 
ferver, abaixe o fogo e mexa de vez em quando para não grudar. Faça o teste do pires. 
Reserve.
Deixe tudo amornar: a massa, o creme e a geleia.


Montagem: aproveitando o papel manteiga em que estão as massas, retire-as com cuidado para que não quebrem e comece a montagem: disponha uma massa e passe o creme generosamente em cima, e assim sucessivamente até a última massa. NÃO PASSE CREME EM CIMA DA ÚLTIMA MASSA. Coloque com o auxílio de uma peneira, o açúcar de confeiteiro por cima da última massa. Com uma espátula grande, transfira o doce para o prato definitivo e decore com a geleia. Leve à geladeira por no mínimo umas 3 horas.


PS1: Não faça como eu: não tenha preguiça! Eu devia ter feito isso antes!
PS2: Fuja da frente do doce, se não quiser engordar...porque esse...vou te contar!!!
PS3: Amigas do face...Fui comprar um prato para colocar o doce.

Um beijo...e um queijo!