Bolinho Inglês de Padaria






Na verdade é um bolão, porque eu não fiz em forminhas de muffins...estava morta de calor e com uma preguiça "felomenal" !!! Agora entendo porque baiano tem fama de preguiçoso: vai fazer alguma coisa com um calor de matar...vai...a gente não consegue ir para a frente...um horror!  Então coloquei em uma fôrma pequena e  retangular de bolo mesmo! Gosto igual formato diferente... 

O Gabi adora este bolinho de padaria e pediu para fazer...MAS TEM QUE TER O MESMO GOSTO, HEIM MÃE!!! Procurei na internet, mas não achei AQUELE bolinho...então fui procurar no meu livro "delicious" Técnicas de Confeitaria Profissional - da Mariana Sebess - Ed. Senac, e encontrei...está lá como "bolo simples".
Então, fiz o bolo que ele me pediu - SEM COBERTURA (embora eu o ache bem sem graça!!!). Ah...e ó...o gosto ficou igualzinho!

Então, você vai precisar de:

180 gr. de manteiga sem sal em temperatura ambiente
200 gr. de açúcar
5 ovos em temperatura ambiente
250 gr. de farinha de trigo
80 gr. de amido de milho
1 col. de sopa de fermento em pó
Aromatizante opcional: raspas de limão, laranja, rum...( não coloquei, senão não ficava "aquele" gosto!)
1/2 xíc. de chá de leite (este eu coloquei por conta, pq. achei a receita muito grossa!)

Faça assim:

Pré aqueça o forno a 200ºC.
Bata na batedeira a manteiga com o açúcar até obter uma consistência cremosa. Junte os ovos um a um sem parar de bater. Peneire todos os ingredientes secos  e os incorpore à mistura de manteiga, açúcar e ovos. (Coloque o aromatizante) Misture com uma colher até ficar bem homogêneo. Se assim como eu, achar que a massa está muito grossa,  adicione o leite e mexa bem. Coloque na fôrma (ou de bolo inglês, ou de muffins, ou de sei lá o quê!) e leve ao forno. No meu caso, com esta fôrma, assou por 25 minutos.

Como diria  Pernalonga: " Por enquanto é só pessoal"! Até!

...e quando o marido viaja sozinho????








 Fotos tiradas lá...do celular

Traz presentinhos!!!!! Olhem o que ganhei do "Bem"! Ele foi para Rivera e entrou na Siñeriz...disse que eu iria AMAR o que ele viu! Prateleiras cheias de coisas da Le Creuset - azuis, vermelhas, laranjas...para nós blogueiras de culinária é o paraíso! Amo, amo, amo este meu Bem!!!
Ah...e a pergunta que não quer calar: " Porque eu não fui junto?" Porque era um programa só de Pais e filhos - sem mães e filhas! Foram quatro meninos e seus quatro pais...aproveitaram e foram na fazenda "OLIVEIRAS DO SEIVAL", em Candiota, onde tomaram banho de açude, atiraram com espingarda de pressão, viram matar e carnear uma ovelha (urgh!!!), andaram a cavalo...um findi diferente! E eu? Bem...eu curti a filhota e ganhei presentes!!!!

Risoto de Camarões




Oi, queridos! E então... Fim de ano chegando, compras de natal, festas de tudo quanto é lado, provas e apresentações das crianças a mil na escola, temos que nos organizar para férias...nossa! Eu detesto esta época até chegar o fim das festas...é uma correria só! Difícil de arrumar tempo para cozinhar?  Então...bora fazer uma comida rapidinha e fácil?
Este risotinho é fácil e muito saboroso!

Você vai precisar de:

1 cebola picadinha
1 dente de alho picado
2 tomates sem pele e sem sementes picados
1/2 pimentão vermelho picado
cebolinha verde a gosto picada
1 lata de milho verde - eu uso o cozido no vapor - OU 2 espigas debulhadas
2 xícaras de arroz arbóreo ou Carnaroli
1 maço de coentro fresco picadinho
1 xícara de vinho branco seco
2 col. de sopa de azeite extra virgem de oliva
500 gr. de camarão 
Água quente q.b para cozinhar o risoto

Faça assim:
Refogue a cebola e o alho no azeite de oliva. Adicione os camarões e dê uma fritadinha. Incorpore os tomates, o pimentão, o milho, a cebolinha e o coentro. Mexa e coloque o arroz. Mexa. Coloque o coentro. Adicione o vinho e mexa. Deixe cozinhar por uns 2 minutinhos, mexendo sempre. Coloque 1 xíc. de água quente, salgue e a partir daí mexa sempre...quando estiver secando coloque mais água...e assim sucessivamente, até o arroz cozinhar completamente. Acerte o sal - porque com toda a água que foi colocada ele já deve ter ficado insosso. Quando estiver cozido, mas não totalmente seco, desligue o fogo e tampe a panela por uns 10 minutinhos. Pronto. Sirva polvilhado de queijo parmesão ralado, ou salsinha picadinha. 

PS: É IMPORTANTE CONTINUAR MEXENDO, PORQUE AÍ O ARROZ SOLTA O AMIDO, QUE É O QUE O DEIXA CREMOSO. 

Almoço de Domingo: Carne assada com Batatas ao Murro







Porque eu coloquei "almoço de domingo"??? Porque eu NUNCA cozinho no domingo! Mas dá, de vez em quando, aquela vontadinha de ficar em casa...filhos pedem, marido pede, cachorro novo...tá...cozinho, então!
A carne, bem simples,é costelinha de porco e de boi assada na churrasqueira a gás, temperada apenas com sal grosso.
A batata, lavei bem e coloquei assar (com casca) junto com a carne - mas pode ser assada no forno - por 45 minutos +/-. O diferencial é que caiu o suco da carne por cima, que adicionou sabor. Depois retirei do fogo, coloquei numa travessa e dei uma amassada com o batedor de bife ( uma só...não é para virar purê!) - ou dê um MURRO nela...mas estava pelando, então querida...be careful !!!
Então, temperei com uma dose generosa de azeite de oliva extra virgem por cima e flor de sal...e servi! Até as crianças comeram COM CASCA E TUDO! Ficou divino. Rápido e facílimo de fazer! Esta é uma opção para nos livrarmos da salada de batatas com maionese dos churrascos! E por último, salada verde, que eu não fotografei, por motivos óbvios né?
E então? Vai se arriscar também? Facinho, facinho...

Compota de Nozes com Mel


Sem coments, né???

Mais um para a minha biblioteca gastronômica!


Todos sabem que eu adoro um "ducinho", como dizia a minha Bebella. E compota, então nem se fala! Há dias, recebi um livro da Editora LAFONTE/LAROUSSE chamado COMPOTAS E CHUTNEYS. Gostei muito...traz receitas deliciosas como: COMPOTA DE MORANGO AROMATIZADO COM BAUNILHA; COMPOTA DE DAMASCO COM LAVANDA; CHUTNEY DE FIGOS FRESCOS E SECOS; COMPOTA DE LIMÃO SICILIANO... e o mais legal: as receitas são divididas em estações do ano, conforme a safra de cada fruta! Ainda traz dicas de como fazer uma boa compota. São 62 páginas de pura doçura. É um livro que vale muito a pena, para quem gosta de doces deste tipo! Observe a descrição do livro feita pela editora...não preciso dizer mais nada: "Não existe nada melhor do que compotas feitas em casa! Mas não é necessário passar o dia inteiro preparando-as! Pegue frutas da estação, siga as instruções e faça uma bela compota de morangos com baunilha ou um chutney de manda apimentado... uma delícia para espalhar sobre uma torrada... sem moderação!"
Show para dar de presente de natal! Num bonito pote e com uma bonita decoração...é um carinho especial à quem amamos!


Então, para esta compota você vai precisar de:
- Para 500 gr. de compota (1 ou 2 potes)


1 kg de nozes com casca (eu usei 350 gr. de nozes descascadas, tipo pecã)
1 col. de sopa de vinagre de mel ou de maçã (usei de maçã)
300 gr. de mel de acácia (nunca que eu ia encontrar isso aqui...usei mel de safra silvestre)
100 gr. de açúcar demerara
1/2 fava de baunilha

Faça assim:

Na véspera, quebre as nozes (eu pulei esta etapa), procurando não atingir a parte interna. Parta cada noz pela metade retirando a película escura que a recobre, ou o máximo que puder tirar. Coloque-as em uma tigela e recubra com 200 ml de água e o vinagre de mel e deixe macerar na geladeira por 12 horas.
No dia seguinte, coe a água das nozes e misture-a com o mel e o açúcar. Despeje esta calda numa panela de fundo grosso, junte as metades de nozes e a fava de baunilha. Deixe ganhar consistência em fogo baixo por 30 minutos ( eu deixei por 15 minutos e tirei, com medo que caramelizasse!).
Coloque a compota de nozes em potes de vidro, tampando-os em seguida.
Enjoy!!!

Ps: Esta compota é muuuuito boa!
Ps2: Eu fiz algumas alterações, devido à falta de uns ingredientes por aqui.
Ps3: Não vai sobrar para muitos dias, não!
Ps4: Não...não sou eu que como tudo, não...tenho uma "formiga" aqui em casa que testa tudo...e come...e adora tudo o que eu faço!


Iº Encontro das Blogueiras de Gastronomia do RS

Da esquerda para a direita: Rosley, Alice, EU, Danieli, Caroline,Carla Maicá,  Alessandra e Juliana
Crianças: O meu Gabi e a minha Bebella

 Esse aí, meninas é o ... JOTTA!!! 

E o almoço...que animação!!!
Até parecia que já nos conhecíamos de longa data!


Olá, amigos! Esta postagem vem para registrar este encontro que nos trouxe tanta alegria, por conhecermos nossas amigas (e amigo, né Jota?) virtuais e colegas de blog! Depois de muito combinar, aconteceu finalmente em São Leopoldo/RS , nas dependências da CANTINA VALDUGA , este evento que nos trouxe só coisas muito boas...e olha que eu não estou falando de comida não...estou falando das amigas maravilhosas e amigos que tivemos a oportunidade de conhecer! No começo foi até bonito de ver...primeiro todo mundo meio retraído...mas depois de um vinho, estava todo mundo dando risada...bem feliz...eita!!! Participaram deste encontro:

Comida do Dia - http://www.comidadodia.com/ - Caroline Souza


Cucina Artusiana - http://cucinaartusiana.blogspot.com/ - Carla Maicá

Danieli - http://nossacozinhadani.blogspot.com/ - Danieli Cascaes

Delicious by Comfort Food - http://deliciousbycomfortfood.blogspot.com/ - Ana Paula Camargo Lazzarotto
Lilica Gourmet - http://lilicagourmet.blogspot.com/ - Lilica

Mundo de Alice - http://mundodealicecirne.blogspot.com/  - Alice Cirne Lima

Pilotando um Fogão - http://pilotandoumfogao.com.br/ - Alessandra Passini Sander

Rosley e Jotta cozinhando - http://cozinhandocomrosleyejotta.blogspot.com/ - Jotta e Rosley da Costa
Sem Pressa - http://jusempressa.blogspot.com/ -  Juliana de Azevedo Bernardes



Bem além de nos conhecermos, houveram sorteios de brindes maravilhosos! Confira:


01 - livro da Editora LarousseDieta Italiana - 100 receitas saudáveis para ajudar você a emagrecer apreciando a boa comida - um livro lindo, com receitas todas já testadas, muito bem explicadas, de fácil manuseio, com um visual limpo e agradável  - uma boa pedida para qualquer pessoa que deseje fazer pratos da culinária Italiana com praticidade e sem mistérios. Aliás, tenho vários livros desta empresa e em nenhum momento me arrependi de ter comprado sequer um deles! Todos muito bons!  

* Este, quem ganhou foi a querida "Lilica" e eu não tenho foto dela...só do livro!!!



02 - Pratos para Bolo em Aço Inox, com Cristais Swarovski Incrustrados - TRAMONTINA.  
A TRAMONTINA, sempre inovando e à frente de seu tempo, nos ofereceu estes pratos maravilhosos, sofisticados e de muito bom gosto da coleção "Design Collection", que foram sorteados entre os presentes. Acho bom contar para vocês, que esta empresa, diferente de outras que também fizemos contato, além de nos ser muito atenciosa, foi muito prestativa! Então, eu deixo o LINK de um pequeno texto de seu site, onde eles falam de si mesmos e exprimem exatamente isso que eu senti ao ser atendida - nota 11 TRAMONTINA!




Olha quem "GANHEI" um dos pratos!!! Uhuuuu!  
Ah...não vai achar que foi marmelada, pois eu e a Juliana fomos as últimas duas a pegar os papeizinhos!!! 
Ou era ela ou...eu!

Olha ele aí...que lindão...imagina um beautiful cake nele!!!

Dá um look nestes cristais!!!



O outro prato saiu para o JOTTA e a ROSLEY! Bom proveito amigos!



03 - 02 caixas (12 unidades) de SALTON MOSCATEL da VINÍCOLA SALTON - de Bento Gonçalves-RS.
Outra Empresa que se mostrou muito atenciosa e disponível. Este Moscatel deles é simplesmente De-li-ci-o-so!!! Feito com o mosto da uva do tipo MOSCATO, fermenta em tanques herméticos de aço inox em temperatura baixa (método Asti) para preservar melhor o aroma próprio desta casta. Geladinho fica irresistível!!! Esta empresa que existe desde 1910, é reconhecida como uma das principais Vinícolas do País. Sua arquitetura única, assinada pelo arquiteto Júlio Pozenatto, exibe em sua frente um belíssimo relógio solar, que assinala, por meio da sombra que se movimenta de acordo com o Sol, o horário astronômico exato, as estações do ano e as mudanças das constelações do zodíaco. Além disso, tem um jardim magnífico, que é outro de seus diferenciais. Vale a pena conferir de perto!




Bem, gente...valeu tudo. Esperamos nos encontrar novamente, para continuarmos esta amizade tão legal que nasce de modo virtual, mas que se tornou muito REAL!  Beijos à todos vocês, meus novos e queridos amigos! 

Uma Chuvinha e um Bolo!



Ops...e o foco? 

Outra que ficou desfocada, coitada!

Hoje finalmente, "chuviscou" ! Sim, você LEU certo! Porque chover; chover pra valer...aquela chuva volumosa, cheirosa, que realmente é capaz de regar um pomar, não choveu!!! Mas refrescou um pouco por aqui, pois os últimos dias foram TÃO quentes, que a minha pressão ia "embaixo dos pés"!!! Nossa...eu não tinha vontade de fazer nada...só ficar atirada em casa...parecia doente! E, tão logo deu uma refrescada, já corri para a cozinha fazer um "bolitcho"...pois ligar o forno no calorzão...ninguém merece!!!
Então, a receita que fiz hoje veio DAQUI. Como eu não tinha framboesas, coloquei mirtilos mesmo, que estavam congelados no freezer. Colocarei as alterações ao lado da receita, em destaque. Mudei um pouquinho de nada...e gente...ESTE BOLO É BOM!!!

Bolo Simples com Mirtilos


Você vai precisar de:


3 ovos grandes
2 colheres (sopa) de margarina em temperatura ambiente (substitui por manteiga)
2 xícaras de açúcar refinado (coloquei 1 1/2 e já ficou bem doce!)
3 xícaras de farinha de trigo
1 xícaras de leite (Coloquei 1 1/2)
1 colher (sopa) de fermento em pó
Mirtilos a gosto (eu coloquei cerca de 300 gr.)


Faça Assim:
Pré aqueça o forno a 200ºC. Bata os 3 primeiros ingredientes até formar um creme fofinho e claro. Depois acrescente aos poucos a farinha de trigo alternando com o leite, bata até adquirir uma massa homogênea, cremosa e consistente. Com a batedeira já desligada, adicione o fermento em pó e mexa. Unte e enfarinhe uma forma com "buraco no meio".
Coloque um pouco da massa, cubra com uma camadinha de framboesa e depois acrescente mais massa. Repeti 2 vezes esta operação - finalizei com a massa. Na última, depois que coloquei a massa, peguei um garfo e dei uma mexidinha -  eu coloquei toda a massa na forma e larguei os mirtilos por cima., porque fiquei com medo que elas descessem demais!  Leve ao forno por 50 minutos +/-. Faça o teste do palito. Delicie-se!!!

Doce de Frutas Secas





Há tempos eu vinha adiando fazer esta receita, que tenho guardada há muitos anos (na verdade, nem sei de onde tirei!)...mas eu posso garantir...é um espetáculo! Quem gosta de frutas secas, vai amar...também...com tudo o que vai dentro, é impossível  ficar ruim! Bom proveito!



250 g de damasco seco
250 g de uva passa sem sementes - coloquei brancas e pretas
250 gramas de tâmaras sem caroço
1/2 litro de vinho branco doce
1/2 litro de água
1/2 xícara de chá de açúcar
100 ml de mel
150 g de nozes picadas
100 g de amêndoas laminadas
4 paus de canela  
6 cravos-da-índia  
4 flores de aniz estrelado
casca de 1/2 limão

Pique os damascos e as tâmaras. Deixe as frutas secas (damascos, tâmaras e passas) de molho na água por 30 minutos.  Escorra-as e misture ao resto numa panela, deixando ferver em fogo baixo por 25 minutos, mexendo de vez em quando. Desligue, espere esfriar e leve gelar.

Sirva com uma bola de sorvete de creme, ou com biscoitinhos, até mesmo com um lombinho de porco assado com mel ou ainda pura mesmo...que é deliciosa!

Panquecas Fáceis





Está chegando o final do ano e estou meio cansada...compromissos escolares das crianças; em breve, a abertura da "Miss Bebella"; obra; blog; casa; marido; empregada; cachorro...férias por favor cheguem logo!!! E com essa canseira, não tenho vontade de cozinhar...mas vamos indo...porque este blog não pode ficar às moscas, não!!!
Hoje eu estava louca de vontade de comer panquecas, mas aqui em casa,  praticamente eu como sozinha...então faço como EU gosto de comê-las: sem molho...sequinhas! Então não se surpreendam com a foto...as panquecas que eu gosto de comer (com as mãos, como se tivesse mordendo um cachorro quente) são assim, mesmo.
Colocarei a receita da massa, mas a MINHA, a que eu GOSTO é assim mesmo: coloco guisadinho de patinho sequinho (refogado com cebola, alho, sal e salsinha), azeitonas fatiadas e ovos cozidos picados - como pastel. 

Você vai precisar de:

1 xíc. de chá de farinha de trigo
1 xíc. de chá de leite
1 col. de chá rasa de sal
1 ovo

Bata no liquidificador. Deixe descansar por 30minutos. Faça as panquecas. Reserve.
Faça o recheio. Recheie.

Sugestões de recheio:
* de espinafre com ricota
* de frango com catupiry
* só de frango
* de abóbora refogada com noz moscada, cebola, alho e sal (e com molho de funghi...hummmm)
* só de carne com ovo cozido e azeitonas (como a minha)
* de palmito...

O céu é o limite, minha gente! Depois é só enrolar, cobrir com o molho se quiser - e daí colocar para gratina - e mandar brasa!!!