Férias - 1 Semaninha para Relaxar!!! CLUB MED...AQUI VOU EU!!!


 Hello!!! Amanhã às 06:30 da matina estou me mandando para o Rio de Janeiro - mais precisamente para o CLUB MED - RIO DAS PEDRAS! Gente...aquilo é tudo de bom! Voltarei somente no sábado que vem, quem sabe trazendo na bagagem mais receitas diferentes! 

QUER UMA RECEITA???Olha esta AQUI, que eu trouxe no ano passado do Club Med! 

 Um beijão a todos, e ...até a volta!

Brownies Delicious!!!




Oi, queridos! Continuando com a "saga - Sou uma formiga", trago hoje os brownies que fiz para a sobremesa do jantar do último post, juntamente com a torta de maçãs. Estes Brownies vêm da Quitandoca da Glau, que por sua vez, retirou do livro "The Hummingbird Bakery - cookbook" que é o máximo!!! Digo isso porque ela falou várias vezes dele, e eu "tive" que comprar...e realmente...vale quanto pesa! Mandei buscar por AQUI. Como é importado, demora para chegar, mas tudo bem...daqui a pouco postarei mais receitas deste maravilhoso livro! 
Bem, falando do brownie, ele é tudo e mais um pouco...como disse a minha amiga, é de comer rezando! Puro gosto de chocolate...ai, ai, ai!!! Faz...mas faz que vale muito a pena! Além de rápido e fácil, é delicious!!!

Você vai precisar de:


200g de chocolate amargo (usei o meio amargo da Garoto)
175g de manteiga sem sal
325g de açúcar
130g de farinha de trigo
3 ovos


Pré-aqueça o forno a 170ºC. Unte uma forma pequena com manteiga e farinha. Reserve.
Pique grosseiramente o chocolate. Derreta em banho-maria ou no microondas o chocolate com a manteiga (a Glau coloca sempre de minuto em minuto. Pára, mexe, se preciso adiciona mais alguns segundos. Sempre com os dois olhos atentos pra não queimar) - foi o que eu fiz! Quando estiver derretido, adicione o açúcar, a farinha. Por último, acrescente os ovos.. Coloque para assar por uns 35 minutos. Presta  atenção para não assar demais, o brownie fica uma casquinha crocante, mas fica mais molhadinho mesmo. Se você fizer o teste do palito, ele não sairá completamente limpo. Fique de olho!!! O meu deu uma queimadinha embaixo "de leve"!

OBS: Transcrevi algumas palavras do blog Quitandoca "tal e qual", porque não tem cabimento trocar, visto que a receita é assim mesmo. Mas os créditos são todos DELA, valeu?

Torta de Maçãs



























Quando casei, há 20 anos, ganhei um montão de presentes e entre eles, uma batedeira Walitta. Na caixa, vinha  um livro de receitas, com doces e salgados, pães etc. Como eu era nova na cozinha, comecei a fazer as receitas do livrinho. E que livrinho!!! TODAS as receitas dão certo. Deste livro, já postei aqui a receita de Pão Salgado, que é maravilhoso! Este é daqueles que não dou, não empresto, não vendo e se quiserem tirar Xerox, eu que tiro!!!

Então, hoje receberei visitas para o jantar. No Menu, teremos de entrada um patê de berinjela (depois eu posto a receita) com torradinhas; a seguir Macarrão à Pizzaiollo com salada verde e vinho tinto Cabernet Sauvignon, e de sobremesa brownie (a receita vem depois também) e esta Torta de Maçãs MA-RA-VI-LHO-SA !!!!! Ah, sim, além de cafezinho e licor...Creio que todos ficarão felizes! E eu também,afinal receber visitas queridas é tudo de bom!!! Bem...aí vai a receita da torta:

Você vai precisar de:

MASSA:

5 col. de sopa de margarina
1 ovo
1/2 xíc. de chá de açúcar
2 col. de sopa de leite
1 col. de chá de sal
2 1/2 xíc. de chá de farinha de trigo

Misture bem os 5 primeiros ingredientes e por último, adicione a farinha aos poucos, amassando bem até dar o ponto de abrir com o rolo. Deixe a massa descansar por 30 minutos na geladeira envolta em um papel filme.

Enquanto a massa está na geladeira, faça o RECHEIO:  

1 lata de leite condensado (usei light)
1 xíc. de chá de leite (usei desnatado)
1 col. de sopa de farinha de trigo
3 gemas 
1 col. de café de extrato de baunilha (usei o "miolo" de uma fava inteira)

Bata tudo no liquidificador e leve ao fogo mexendo sempre até engrossar e aparecer o fundo da panela. Deixe esfriar. Morno já está bom.

O  2º RECHEIO:

6 maçãs médias cortadas em fatias 
1 xíc. de açúcar

Coloque tudo numa panela, dê uma mexida e cozinhe até secar a água (a maçã solta muita água), mexendo de vez em quando. Deixe amornar.

MONTAGEM:

Pré aqueça o forno a 200ºC. Unte uma forma de "abrir" com óleo mesmo, mas não encharque.
Abra a massa com um rolo, de modo que fique com uma espessura de + ou - 0,5 cm. Forre o fundo e a lateral da forma até quase a borda. Coloque o creme, espalhando uniformemente. A seguir, espalhe as maçãs também de forma uniforme. Espalhe um pouco de canela por cima  (opcional). Comece a fazer a parte de cima. Corte tiras da massa e forre de modo cruzado. Enrole as laterais da torta para fazer o acabamento lateral. Pincele uma gema de ovo por cima e leve ao forno até que a massa esteja dourada.
Pronto...agora é esperar esfriar e servir, se preferir, com uma bola de sorvete de creme ou com chantilly.

Olha...essa torta é TUDO!!! Bom proveito! 

PS: Não deu para fazer o patê de berinjela porque eu esqueci de comprá-la!!! Mas daqui a pouco, publico também!!!

Polenta com Ragu de Carne e queijo Colonial - as crianças A-D-O-R-A-M !!!





Sabe aqueles dias em que não se sabe o que fazer de almoço e  não se está com vontade nenhuma também? Ontem foi esse dia! Perguntei para as crianças o que queriam para o almoço (porque essa é a parte do dia que me estressa "pur dimais", como diria a minha querida Vinni, do blog "Amehlia  Digital") e a resposta foi mais que rápida: Polenta com molho!!! Ele amam!!! Então, lá fui eu fazer...

Você vai precisar de:

Para 1 litro de água, 2 xícaras de farinha de milho média (eu usei pronta em 5 minutos da marca Corsetti)
800 gr. de carne (eu usei paleta) cortada em cubos
3 tomates sem pele e sem sementes 
1 pimentão amarelo
1 cebola grande 
2 dentes de alho 
1 maço de coentro 
4 col. de sopa de molho inglês
Queijo Colonial cortado em cubos...muitos cubos...
Azeite de oliva extra-virgem

Prepare  o molho: Coloque a carne com um pouquinho de água para cozinhar na panela de pressão ( 15 minutos a partir da fervura). Enquanto isso, pique todos os ingredientes e reserve. Coloque a cebola e o alho em outra panela e refogue com azeite de oliva até a cebola ficar transparente. Cuide para não queimar, senão o molho vai ficar com gosto ruim. Adicione a carne e dê uma fritadinha. Incorpore o tomate, o pimentão, o coentro e o molho inglês. Deixe cozinhar tudo junto até os vegetais estarem bem cozidos. enquanto isso, prepare a polenta. Se necessário, adicione no molho, um pouco da água da fervura da carne.

Faça a polenta: Coloque a água em uma panela, com sal e 2 col. de azeite - prove para ver se não ficou salgado! Coloque a polenta na água ainda fria e ligue o fogo. Vá mexendo até que a água ferva e a mistura fique cremosa ( isso dá uns 10 minutos). Tampe a panela e deixe ferver por cinco minutos em fogo médio. Desligue.

Montagem: Coloque a polenta, o ragu ppor cima e enfie por todo o prato, cubos de queijo; ou coloque uma camada de polenta, "fatias" de queijo por tudo, outra camada de polenta e o ragu por cima...show de bola!!!


OBS: Se for farinha de milho "não pré cozida", ela terá que cozinhar uns 40 minutos, mexendo sempre  para não grudar na panela.

Sirva então, a polenta com  uma salada verde. Sugestão: Salada de Radiche com bacon tostado. Hummmmm!

Ah...o que é ragu??? Retirei esta explicação do blog "RAINHAS DO LAR": " O nome vem do termo francês ragoût, designado para as carnes ensopadas, preparadas geralmente com legumes e vinho tinto. O tipo de carne pode variar, mas um bom ragu é conhecido pela consistência encorpada e pelo molho rico e abundante.
A gente pode preparar o ragu usando uma panela bem grande, de fundo largo e com tampa. O cozimento deve ser feito em fogo baixo, até que as carnes fiquem bem macias e se integrem ao molho, o que leva mais ou menos 2 horas. Para ganhar tempo, uma outra opção é o preparo na panela de pressão".

Abobrinhas Gratinadas e um Engano que não se repetirá!!!




Ontem eu estava louca para comer algo leve e nutritivo na janta...mas também algo que fosse rápido de fazer, pois quem é mãe sabe que o final do dia é o "Ó"! Chegamos da rua e começa a maratona: dar banho nas crianças, verificar temas, olhar as agendas ver se não tem bilhetes, colocar as roupas do dia para lavar, preparar a janta, brincar, escovar os dentes, fazer o "mamá", colocar na cama e rezar para que eles durmam logo para sobrar um tempinho para o marido e, "quem sabe" para a gente também...não é assim?
Então,pensei...tenho uma abobrinha na geladeira...vou rechear!

Fiz assim:

Liguei o forno a 200ºC.
Peguei a dita, abri ao meio, cavoquei com uma colher tirando o miolo e o reservei. Separei uma fôrma refratária, forrei com papel alumínio e o untei com azeite.
Em uma tigela coloquei o miolo da abobrinha, uma lata de atum (conservado em água e sal - escorra bem) amassando com um garfo ; depois incorporei 1/4 de fôrma de queijo minas ralado, sal, orégano e azeite de oliva. Misturei  tudo e recheei as abobrinhas. Por cima, coloquei queijo parmesão ralado elevei ao forno por 50 minutos. E estava pronta a janta. Ficou muito bom!!!

Ah, o engano: enquanto assava a abobrinha, coloquei 2 batatas doces em outro forno para assar também e comer junto. Qual não foi a minha surpresa ao abrir as batatas, depois de cozidas e descobrir que eram ABÓBORAS!!!  Explico: Eu não conhecia este tipo de batata e quando fui abrir, ela era alaranjada...mas bem alaranjada e o seu gosto, então...gosto de abóbora...juro!!! O meu marido disse que esse era o legítimo gato por lebre!!! 
O que eu posso dizer desse tubérculo estranho? Comi tudo, mas não compro mais...se eu quiser abóbora, compro ela...não batata "falsificada"!!! 
E tenho dito!!!
Um beijo...e um queijo!

Quer ver algo Lindo?














Assim começou o dia ontem aqui em Bento Gonçalves...- 0,3ºC! Um frio horrível de se respirar, até...mas lindo de se ver...geada por tudo...a lá pelas 10 horas da manhã, o gelo começou a derreter, fazendo outra cena inusitada: "chuva" das árvores!
Assim têm sido os nossos dias...dizem que amanhã o frio baterá o recorde...vamos ver...
Beijos a todos!