Pão de Azeitonas









Oi, queridos! Sabem o que é salivar quando se olha algo que se quer comer? Pois é...quase, quase tive que me secar!!! Vi esta receita e fiquei louca para fazer...pense nisso com um vinhozinho...ai, ai! Olha, ficou de comer rezando! Muito bom mesmo!

Aproveito para me despedir de vocês, pois estou entrando em férias. Até "ano que vem" não tem mais postagem!!! Volto dia 09/01/2012 - isso se o mundo não acabar ahahahahah!!!!! Desejo a todos UM FELIZ NATAL E UM ANO NOVO CHEIO DE ALEGRIAS, SAÚDE E PROSPERIDADE!

Então, deixo com vocês este pão/bolo delicious, bom para comer friozinho neste verão à noitinha, com uma cervejinha, ou um vinho branco gelado, ou ainda um Moscatel...a escolher!
Um grande beijo.

Levemente adaptada DAQUI:
Você vai precisar de:

300 g de farinha de trigo
150 ml de azeite extravirgem, de qualidade (achei até demais...da outra vez experimentarei colocar 100 ml)
150 ml de vinho branco seco
4 ovos
200 g de queijo Gruyere
50 g de queijo Parmezão
200 g de azeitonas verdes e pretas, em fatias pequenas (coloquei somente verdes - não sou muito fã das pretas!)
Flor de sal de Guèrande (para finalizar) - tinha mas esqueci de colocar
1 colher chá de fermento em pó
sal e pimenta-do-reino moída na hora (eu não coloquei nenhum dos dois, porque as azeitonas e os queijos já são bem salgados e Ó...não fizeram falta mesmo!)


Faça assim:

Em uma tigela, misture a farinha e os ovos o tanto que conseguir (vai ficar beeem seco). Coloque o azeite e o vinho e misture tudo muito bem (desfazendo o máximo de bolinhas que se formaram na massa).
Adicione os queijos e as azeitonas. Vá misturando tudo muito bem. Se achar necessário, tempere com o sal e a pimenta. Junte o fermento, misture tudo novamente e coloque em forma untada generosamente com manteiga. Salpique com a Flor de Sal.
Leve ao forno pré-aquecido (180°) e deixe assar por aproximadamente 15 minutos.
Desenforme, espere esfriar e sirva.