Pão Integral de Nozes








Folheando o meu maravilhoso livro: PANELINHA - Receitas que funcionam, da Rita Lobo, me deparei com este pão maravilhoso e ainda por cima integral! Ele é denso, sem ser pesado; macio e aromático.O que mais posso dizer? Tudo de bom...deixa a casa perfumada enquanto assa, e o sabor...ah, o sabor...indescritível! E aí? Queres um lanche especial? Esta é a dica (coloquei entre parêntese algumas pequenas adaptações que eu fiz):

Então, você vai precisar de:

3 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
3 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo integral
1 1/2 xícara (chá) de nozes picadas
30 g ou 2 tabletes de fermento fresco para pão
1 colher (sopa) de açúcar mascavo (coloquei 2)
3 colheres (sopa) de mel (coloquei 2)
2 1/2 xícaras (chá) de água morna
3 colheres (sopa) de óleo de canola (eu tinha o de girassol...dá no mesmo!)
1 colher (sopa) de sal

Faça assim:
Numa tigela grande, misture bem as farinhas, o sal e as nozes.  Em outra tigela, junte o fermento, o açúcar, o mel, a água e o óleo. Misture bem até dissolver o fermento e deixe repousar por 10 minutos até que se forme uma camada de espuma. 

Misture o conteúdo da tigela de fermento com as farinhas, usando as mãos, até conseguir formar uma bola. Cubra com um pano de prato limpo e deixe repousar por 1 hora e 20 minutos ou até que a massa tenha dobrado de tamanho. 
Divida a massa em duas partes iguais. Transfira para uma superfície lisa e enfarinhada. Sove cada uma por 5 minutos (+/-). Faça uma bola com cada porção de massa e coloque numa assadeira de 40 cm de comprimento untada com óleo. Lembre que as massas irão crescer, e por isso é necessário que haja espaço entre elas. Polvilhe as massas de pão com farinha e deixe crescer por 30 minutos antes de levar ao forno. 
Pré aqueça o forno a 200ºC. por 10 minutos. Faça três cortes paralelos na superfície dos pães - EU ESQUECI DE FAZER!!! - e leve ao forno pré aquecido para assar por 1 hora +/-. Retire da assadeira e transfira para uma grelha ou tábua para esfriar.



OBS:
Para ver se o pão está assado, retire-o da assadeira e bata com o dedo na parte de baixo: você deve ouvir um som oco. Caso contrário, deixe assar mais um pouquinho. Depois de pronto, coloque o pão sobre uma grade até esfriar.
Um beijo e um ótimo findi para todos!