segunda-feira, 13 de junho de 2011

"Sabão Caseiro Maravilhoso da Sogra"






 Dissolvendo a soda e a banha na água quente


 Após a adição do álcool e do óleo


Após a adição da glicerina...repare como o sabão fica transparente...


Sabão pronto!!!

Saindo um pouco do foco (que seria comida), há tempos entrei numas de fazer sabão em casa. Minha sogra que "pesquisou" entre as amigas mais antigas e acabou achando essa receita. Um sabão "limpo", praticamente sem riscos ao fazer, que pudesse ser usado tanto para roupas de bebê, como para todos os tipos de tecidos e também para louça- ele deixa um brilho incrível nas panelas - neste caso, não se usa perfume!

Você quer tentar? Mais fácil impossível...fora os ingredientes, você vai precisar também de um "tacho" plástico - ou bacia de preferência grande, pois a altura que der todos os ingredientes misturados dentro dele, será a altura do sabão ( ou, se tiveres algo que possa usar como fôrma...); e algo comprido para mexer,pois estará lidando com soda - eu peguei um rôdo (esses de limpar o chão), tirei a borracha, e uso somente para isso.

Se quiseres, segundo a onda do reaproveitamento, podes usar o óleo usado para frituras na cozinha, devidamente coado e outras gorduras que tiver em casa. Eu não usava...mas desta última vez, usei!


Sabão feito pelo método a frio - rende muito, muito...

Bem,vamos lá:

Você vai precisar de:

633g de soda cáustica -  MUITO CUIDADO NESSA HORA
3 litros de água morna  (quase quente)
3 kg. de banha de porco - se compra no mercado
5 litros de álcool 90º
2 latas de óleo (o que for mas barato - soja)
perfume - opcional (aquele velho que tu não aguenta nem mais sentir o cheiro!!!)
50 ml de glicerina líquida (comprada em farmácia)

No tal recipiente (que eu falei acima), desmanche bem a soda, com a água morna e a banha. Adicione o óleo e o álcool e COM PACIÊNCIA, sente e mexa a mistura sem parar por 35 minutos - não se preocupe...converse com alguém que o tempo voa. Quando começar a formar uma pelezinha por cima, pare de mexer. Deixe quieto em algum lugar arejado. Após 2 dias, corte-o. Deixe secar mais 1 semana. Armazene em algum lugar de sua preferência, porque ele vai te durar um ano ou mais...dependendo do uso!

* IMPORTANTE: Como a soda cáustica é um produto altamente corrosivo é bom sempre tomar o máximo de cuidado quando manipulada, pois reage violentamente com a água,liberando energia em forma de calor. Devido a essa reatividade, pode produzir queimaduras, cicatrizes e cegueira. O uso de máscara,luvas e óculos de segurança é aconselhável para evitar possíveis acidentes.


Bem...por hoje é só, gente! Espero que a dica tenha sido bem útil!!!!
Um beijo...e um queijo!

5 comentários :

  1. Oi Ana Paula! Nunca fizemos sabão em casa, mas com essas dicas dá até para arriscar. Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Que post interessante Ana Paula.....

    Bjs

    Andreia Braga

    ResponderExcluir
  3. Gosto muito de novas idéias.
    Nunca fiz sabão em casa mas tenho uma amiga que os faz e são muito bons. Não tenho certeza, mas parece que o dela é feito no fogo, por isso sempre tive medo de tentar. Este pareceu-me simples, deu vontade de fazer. Quem sabe crio coragem.
    Obrigada pela dica. Beijos

    ResponderExcluir
  4. Uma boa dica seria o reaproveitamento de óleos usados na cozinha ao invés de comprar. A primeira foto do sabão mostra que há um excesso de soda nesta receita, pois a soda que não reagiu forma essa crosta branca que ""nada mais é do que a reação da soda superficial com o gás carbônico da atmosfera, formando o carbonato de sódio, branco."" (www.japudo.com.br) Esta receita precisa de 633g de soda, portanto está com 56% de excesso. Esta sobra não reage permanece como soda diluida no sabão e agride a pela, estraga as roupas e polui o meio-ambiente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. verdade..eu faço mas com óleo usado e coo ele bem coado..fica bom tb..

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...