Bolo de Especiarias





Este bolo veio direto do fundo do baú. É um bolo que há muito tempo eu não fazia - e na verdade, a fruta que a receita recomenda é Pera, mas como eu gosto mais de maçã, sempre coloco esta. É um bolo para se receber visitas...rico em aromas e sabores - para impressionar (haja visto o visual).

Imagine-se no final de semana sentada (o) no jardim, numa mesa à sombra de uma árvore, jogando conversa fora com as amigas e tomando uma xícara de chá de laranjas com cravo, e comendo um pedaço deste bolo! Ah...é tudo o que eu gostaria de fazer...mas com este clima daqui...quase impossível!

Agora, pode-se imaginar também, sentada a frente da TV, assistindo a seu programa favorito, enrolada nas cobertas e tomando aquele mesmo chá de laranjas com cravinho - fumegante - a lareira (ou aquecedor) ligada e comendo um bolinho desses com o seu amor...ou sozinha mesmo ( às vezes dizem que a melhor companhia para nós, somos nós mesmas!).

Ou ainda, inclinada sobre os livros até altas horas...daí bate aquela fominha por algo que aqueça e espante o sono...e nos dê um gás para estudar mais um pouquinho... então? O que tu estás esperando? Mão na massa, menina!!!

receita retirada do livro: Os Melhores Bolos - de Ana Maria Braga


Você vai precisar de:
OBS: a medida xíc. refere-se à xíc. de chá.

1/2 xíc. de margarina
1/2 xíc. de açúcar
2 ovos
1 col. de chá de essência de baunilha
2 xíc. de farinha de trigo
1 col. de sopa de fermento em pó
1 col. de chá de canela em pó
1/2 xíc. de leite
1/2 xíc. de nozes moídas (eu usei pecã)
1 col. de sopa de sementes de papoula
5 peras descascadas (eu usei maçãs em mesmo nº)
3 col. de sopa de mel
6 metade de nozes para decorar

Faça assim:

Pré aqueça o forno a 200ºC. Unte uma forma redonda e forre com  papel manteiga. Reserve.
Corte 3 frutas em cubinhos ( para a massa)  e as outras duas fatiadas ( para decorar). Reserve.
Bata a margarina com o açúcar na batedeira até formar um creme liso. Junte os ovos e a essência de baunilha e bata até ficar homogêneo. Peneire a farinha com o fermento e a canela, e vá adicionando à mistura, alternando com o leite. Desligue a batedeira e incorpore as nozes e as sementes de papoula. Misture e reserve.

Junte as frutas em cubinhos à massa. Despeje na forma e alise com uma espátula fazendo um pequeno buraco no centro. Coloque as metades de nozes no centro do bolo e arrume as fatias de frutas restantes na superfície, nas bordas do bolo. Asse por cerca de 1 hora, ou até que enfiando um palito no centro do bolo, este saia limpo - lembre da regrinha nº 1 sobre bolos: NUNCA, JAMAIS, EM TEMPO ALGUM abra o forno antes de 20 minutos de cozimento, senão ele abaixa.

Retire o bolo do forno e pincele mel. Deixe esfriar por mais ou menos 20 minutos e desenforme-o. Pincele mais mel, se desejar.

Agora sim...delicie-se!!! Bjkas e bom findi!